MTEC Energia

Deputada pede prisão preventiva de Bolsonaro por declarações em ato no Rio de Janeiro

Rio de Janeiro/RJ - 16/03/2025 - Jair Bolsonaro pede anistia para condenados do 8/1, em ato na praia de Copacabana. Foto: RS/Fotos Públicas ...

Rio de Janeiro/RJ - 16/03/2025 - Jair Bolsonaro pede anistia para condenados do 8/1, em ato na praia de Copacabana. Foto: RS/Fotos Públicas

Duda Salabert argumenta que ex-presidente usou tom conspiratório e incentivou dúvidas sobre idoneidade do processo eleitoral


A deputada federal Duda Salabert (PDT-MG) acionou, na noite deste domingo (16/3), a Procuradoria-Geral da República (PGR) para solicitar a prisão preventiva do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). A representação, que também pede a instauração de um procedimento investigatório, foi motivada pelas declarações feitas por Bolsonaro durante um ato pró-anistia realizado na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro, no mesmo dia. O evento contou com a presença de aliados do ex-presidente, que pediram anistia para condenados por envolvimento nos atos antidemocráticos de 8 de janeiro.

No documento enviado ao Ministério Público Federal (MPF), Salabert argumenta que Bolsonaro utilizou um “tom conspiratório” em suas falas, incentivando dúvidas sobre a idoneidade do processo eleitoral brasileiro. A deputada afirma que as declarações do ex-presidente “afrontam diretamente a ordem democrática e a segurança institucional do país”, ao alimentar a insatisfação de grupos extremistas que, no passado, já promoveram atos violentos contra as instituições democráticas.

“A permanência desse discurso falso e inflamado representa um risco à ordem democrática”, destacou Salabert, acrescentando que a manutenção de Bolsonaro em liberdade pode potencializar atos violentos por parte de seus apoiadores e enfraquecer as instituições. A parlamentar também solicitou a adoção de medidas cautelares, como a suspensão do uso de redes sociais pelo ex-presidente e a proibição de sua participação em eventos públicos que possam servir de plataforma para “novas incitações antidemocráticas”.

Durante o ato em Copacabana, Bolsonaro afirmou não ter “obsessão pelo poder”, mas sim “amor pelo Brasil”, e reafirmou que não deixará o país. Ele também criticou o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e contestou pontos da denúncia feita pela PGR contra ele. Além disso, o ex-presidente defendeu a anistia para os envolvidos nos ataques de 8 de janeiro, quando simpatizantes invadiram e depredaram as sedes dos Três Poderes em Brasília.

A deputada Duda Salabert destacou que a prisão preventiva de Bolsonaro teria um “teor pedagógico”, demonstrando à sociedade que “não podemos ser tolerantes com os intolerantes”. Ela também ressaltou a importância de evitar que o ex-presidente continue a disseminar discursos que, segundo ela, representam uma ameaça à estabilidade política e à democracia brasileira.

A representação deve ser analisada pela PGR, que decidirá sobre a abertura de um procedimento investigatório e a adoção das medidas cautelares solicitadas. O caso reacende o debate sobre os limites da liberdade de expressão e a responsabilidade de figuras públicas em evitar incitações à violência e à desestabilização democrática.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário