Carmak cresce com locação de máquinas e redesenha o conceito de investimento na indústria brasileira

Crédito Divulgação Toyota Empresa gaúcha amplia frota, aposta em eficiência e parceria com a Toyota e mostra como o modelo de locação pode...

Crédito Divulgação Toyota
Crédito Divulgação Toyota

Empresa gaúcha amplia frota, aposta em eficiência e parceria com a Toyota e mostra como o modelo de locação pode transformar operações industriais


A Carmak, empresa gaúcha com mais de 30 anos de atuação, vem se consolidando como referência na locação, venda e manutenção de equipamentos industriais, especialmente empilhadeiras. Com uma frota de 3.800 máquinas, 3.500 delas em contratos de locação, e projeção de ultrapassar 4.000 ainda este ano, a companhia tem mostrado na prática como empresas podem reduzir CAPEX, aumentar flexibilidade e manter operações industriais eficientes.

"Empresas que possuem uso contínuo de empilhadeiras têm optado pela locação por diversos fatores, como previsibilidade financeira, benefício fiscal e foco no core business", afirma Yuri Santos, CEO da companhia. "Não há incremento de CAPEX, e isso é decisivo para empresas de maior porte", explica.

De acordo com Santos, a Carmak atua oferecendo mais do que máquinas: gerencia toda a operação de intralogística de seus clientes, incluindo manutenção, reposição de peças e suporte técnico. A empresa mantém um índice de disponibilidade de até 98% nos equipamentos locados. Além disso, a parceria com a Toyota permite que a Carmak combine locação, venda e manutenção de equipamentos certificados, garantindo que operações críticas funcionem de forma consistente e confiável. "Trabalhar com equipamentos de padrão global faz diferença direta na performance do cliente", destaca Santos.

A operação nacional da empresa, com cinco unidades distribuídas estrategicamente, garante cobertura ampla e resposta rápida, mesmo em um país de dimensões continentais. Com o crescimento da frota, a Carmak enfrenta o desafio de operar com eficiência em escala. "Hoje, toda decisão é baseada em dados. Qualquer erro pode ter um custo muito alto no fim do ano. O nível de eficiência exigido aumenta a cada ciclo", afirma.

Embora de origem gaúcha, a Carmak ampliou sua atuação nacionalmente, impulsionada pela demanda de grandes clientes. São Paulo, maior polo industrial do país, tornou-se central na estratégia de crescimento. "Hoje, 30% do nosso resultado vem de empresas domiciliadas em São Paulo, e ainda há espaço para crescer", diz Santos. Para atender a essa demanda, a empresa investiu em uma nova unidade em Sumaré (SP), próxima a grandes operações industriais.

O foco da Carmak em setores críticos da intralogística, como frigoríficos, reforça seu posicionamento como parceiro estratégico para operações complexas. "A locação faz sentido quando o equipamento é um agente crítico do processo", explica Santos, destacando que o modelo não é universal, mas altamente relevante para operações que não podem parar.

Apesar do crescimento, Santos reconhece os desafios do modelo. Entre eles estão formação de mão de obra especializada e logística eficiente, essenciais para que equipamentos não parem por falta de peça ou atraso na entrega. Nos últimos cinco anos, a empresa alugou em média 300 a 400 equipamentos novos por ano, mantendo expansão mesmo em um ambiente macroeconômico de juros elevados.

Para o futuro, Santos vê grande potencial de crescimento, com muitas empresas ainda não migradas para locação e regiões do país em industrialização. "Não vejo entraves relevantes no médio e longo prazo. Muitas empresas ainda não migraram, e há grande potencial em regiões em industrialização", conclui.

Sobre a Carmak

Com mais de 30 anos de experiência em soluções logísticas, a Carmak é reconhecida como uma das principais empresas de locação e soluções logísticas do Brasil. Atende a uma ampla variedade de empresas em diferentes setores e é uma das mais respeitadas no segmento de empilhadeiras do país. A empresa oferece máquinas e equipamentos de alta qualidade e desempenho, com a chancela da líder global TOYOTA Empilhadeiras, sendo distribuidor exclusivo nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso do Sul. A sede da Carmak está localizada em São Leopoldo (RS), com filiais em Panambi (RS), Itajaí (SC), Sumaré (SP) e Camaçari (BA).

COMENTÁRIOS

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário