MTEC Energia

Caiado defende responsabilidade fiscal e segurança como bases para o desenvolvimento

Durante 13º Fórum Liberdade e Democracia em Vitória (ES), governador critica balcão de negócios na política e apresenta resultados e avanços...

Durante 13º Fórum Liberdade e Democracia em Vitória (ES), governador critica balcão de negócios na política e apresenta resultados e avanços da gestão em Goiás
Governador Ronaldo Caiado durante o 13º Fórum Liberdade e Democracia, em Vitória (ES) -  Foto: Lucas Diener
 
O governador Ronaldo Caiado destacou a prerrogativa de espírito público na política e apresentou um panorama da gestão em Goiás, indicando a responsabilidade fiscal e a segurança pública como pilares para garantir desenvolvimento e dignidade ao cidadão. "Entrem na política com espírito público. Não entrem na política para fazer balcão de negócios", pontuou durante participação no 13º Fórum Liberdade e Democracia em Vitória (ES), nesta quinta-feira (6/11).

O evento reúne 1,5 mil participantes, entre líderes, empreendedores, estudantes e profissionais da economia de mercado. Ao lado do governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, o gestor goiano participou do painel "Assuma seu Futuro" e apresentou a expressividade de políticas públicas goianas que levam mais qualidade de vida e conferem posição de liderança para o Estado em educação, desenvolvimento tecnológico, redução da pobreza, transparência na gestão, entre outras áreas. "A política, quando é feita com pessoas que têm integridade moral, o reflexo para a população é enorme", acrescentou o governador goiano.

Entre os melhores gestores no combate à criminalidade do Brasil, Caiado enfatizou a segurança pública como um dos cernes da governabilidade. "Me dá um orgulho enorme porque foi ela a alavancadora da área de investimento, avanço na economia, na prestação de serviços, no turismo e também nós sabemos que é fundamental para o cidadão poder ir para o trabalho com paz e tranquilidade", reforçou. O comparativo de 2018 com 2025 revela uma queda em todas as estatísticas criminais, com destaque para a redução de 90% em casos de roubos e 60% em homicídios.

Caiado destacou ainda que Goiás alcançou o maior volume de caixa de sua história em 2024, com R$ 15 bilhões. "Tenho um fundo de estabilização econômica de R$ 4 bilhões para qualquer adversidade que venha acontecer e um orçamento muito bem distribuído", afirmou ao citar que, quando assumiu, o cenário fiscal era de dívidas. Ele mencionou ainda o Espírito Santo que é líder na gestão fiscal. "Vocês têm um equilíbrio fiscal que mostra que quando um Estado é bem gerido, ele tem condições de fazer o cumprimento de todas as suas metas, de investimento e de dar tranquilidade a todos que aqui vivem", disse.

O governador Casagrande agradeceu a presença do líder goiano e frisou o reconhecimento mútuo dos avanços nos respectivos estados. "Espírito Santo e Goiás estão se destacando na área da educação, na segurança pública, na infraestrutura, no desenvolvimento", afirmou. "A gente tem formações e origens diferentes e estamos em estados diferentes, mas o que importa para a sociedade é que apresentamos resultados", ressaltou. "Tenho certeza que os goianos têm orgulho de serem goianos, porque estão vendo os trabalhos acontecerem", acrescentou.

"Espírito Santo e Goiás, por vezes, são estados pouco falados, mas os números falam por si. Cada um com a sua forma de gestão e de governo, porém com resultados expressivos que se apresentam como benchmark, como modelo replicável para os estados do Brasil", endossou o diretor da empresa Marca Ambiental, Gustavo Ribeiro. Ele é associado honorário do Instituto Líderes do Amanhã, entidade organizadora do evento, e mediou o painel com os líderes estaduais.

O Fórum integra uma série de iniciativas do Instituto que busca o amadurecimento de novas lideranças da classe empresarial capixaba. A programação segue até sexta-feira (7/11) e terá 15 painéis com temas ligados à gestão, liderança, economia, política, filosofia e inovação. "Servir ao cidadão é o verdadeiro propósito e a beleza da nossa política", afirmou o associado do Instituto e CFO do Grupo Comprocard, Lucas Richa.




Fotos: Lucas Diener.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário