MTEC Energia

Caiado abre diálogo com setores da saúde e agronegócio para mitigar efeitos do tarifaço dos EUA

(Foto: Secretaria da Saúde - Governo de Goiás) O governador Ronaldo Caiado recebeu, na manhã desta quarta-feira (23/07), lideranças dos set...

(Foto: Secretaria da Saúde - Governo de Goiás)
https://goias.gov.br/industriaecomercio/maior-produtora-de-etanol-de-milho-do-brasil-anuncia-instalacao-em-goias/

O governador Ronaldo Caiado recebeu, na manhã desta quarta-feira (23/07), lideranças dos setores da saúde e do agronegócio para dialogar sobre estratégias que possam mitigar o impacto do tarifaço de 50% anunciado pelos Estados Unidos para o Brasil.

As reuniões ocorrem um dia após o lançamento de linhas de crédito em apoio ao empresariado. Goiás foi o primeiro estado a tomar medidas efetivas com o objetivo de proteger a economia e os empregos.

Conforme anunciado, o governador e auxiliares do primeiro escalão iniciaram o ciclo de diálogo pelo setor de Fármacos e Saúde. Na sequência, ouviram produtores de Carne, Derivados e Pescados. Na tarde desta quarta-feira (23), Caiado fará dois encontros temáticos: Mineração, seguido por Soja e Cítricos.

Já na quinta-feira (24), encerra a rodada de reuniões com Sucroenergético e Curtume. A partir disso, Caiado quer entender as demandas específicas de cada área e alinhar a atuação das secretarias de governo para auxiliar o empresariado.

Caiado afirmou que a preocupação comum aos setores é a adoção, por parte do governo federal, da reciprocidade tarifária, o que causaria a escalada de uma grave crise econômica e social.

"Nós queremos acordo, diálogo. Queremos deixar os empresários trabalharem e garantir o emprego dos trabalhadores. Manter a condição de o Estado arrecadar e fazer jus à demanda da população, com saúde, educação, segurança, programas sociais, infraestrutura e tudo mais", completou Caiado.

Fármacos e saúde

Caiado abre diálogo com setores da saúde e agronegócio para mitigar efeitos do tarifaço dos EUA
Reuniões ocorrem um dia após o lançamento de linhas de crédito em apoio ao empresariado (Fotos: Wesley Costa e André Saddi)

Na primeira reunião, lideranças do setor de fármacos e da saúde apontaram as consequências desastrosas de uma eventual reciprocidade tarifária. Isso porque grande parte de equipamentos ou insumos têm origem ou controle americanos.

Caiado, inclusive, pediu um "gesto humanitário" por parte do governo americano para excluir a saúde do tarifaço. "É o sentimento de todos que vieram à reunião, já que coloca em risco a vida de pessoas", frisou o governador.

"Em torno de 30% dos custos relativos aos hospitais estão relacionados a insumos, materiais e medicamentos. A estimativa é que, se houver retaliação, aumente na ordem de 2 a 3% o custo total dos hospitais. Pode ser a diferença entre a sustentabilidade do hospital, ou não", afirmou o secretário da Saúde, Rasivel dos Reis.

Conforme explicou, tal cenário mostra o risco do fechamento de unidades de saúde, o que pode sobrecarregar o sistema.

CEO da Halex Istar, Thiago Salinas deu o exemplo de como uma reciprocidade tarifária afetaria o soro fisiológico, que é um dos insumos mais utilizados na saúde. "O principal custo está na embalagem, e ela é vinda diretamente dos Estados Unidos", alertou. O empresário ainda comentou sobre os entraves regulatórios: a troca de fornecedor de embalagens poderia levar anos até ser autorizada.

Já o presidente da Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (Ahpaceg), Renato Daher, indicou o risco de "desabastecimento de alguns produtos estratégicos, como equipamento de imagem e OPME [Órteses, Próteses e Materiais Especiais]".

Carne, Derivados e Pescados

Caiado abre diálogo com setores da saúde e agronegócio para mitigar efeitos do tarifaço dos EUA
Com as reuniões, Caiado quer entender demandas específicas e alinhar a do governo para auxiliar o empresariado (Fotos: Wesley Costa e André Saddi)

No encontro com representantes do agronegócio, foram discutidas as consequências da taxação anunciada por Donald Trump que causarão impacto imediato no setor.

"Estamos nos preparando antecipadamente, tomando medidas ao invés de começar a discutir só a partir de 2 de agosto. Somos o único Estado que está preparando um plano", enfatizou Caiado sobre as linhas de crédito apresentadas na última terça-feira (22).

Ao todo, o governador lançou três medidas: o Fundo Creditório, que apoiará os segmentos da economia goiana que mais exportam para os Estados Unidos; o uso do Fundo de Equalização para o Empreendedor (Fundeq), que fornece recursos financeiros para subsidiar o pagamento de encargos em operações de crédito; e do Fundo de Estabilização Econômica do Estado de Goiás, uma reserva financeira que pode ser utilizada em momentos de crise econômica para garantir a continuidade de serviços essenciais.

O encontro reuniu lideranças da Federação das Indústrias do Estado de Goiás (Fieg), da Federação da Agricultura e Pecuária de Goiás (Faeg), além de empresários do segmento e representantes sindicais.

Saiba mais

Caiado se antecipa e anuncia medidas em auxílio a empresas afetadas pelo tarifaço

O post Caiado abre diálogo com setores da saúde e agronegócio para mitigar efeitos do tarifaço dos EUA apareceu primeiro em Agência Cora Coralina de Notícias.

Com informações da Agência Cora Coralina

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário