MTEC Energia

Coronel Maria Costa, da PMDF, recebe título de cidadã honorária de Brasília

Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF Homenagem no plenário da CLDF foi proposta pelo deputado Iolando A Câmara Legislativa concedeu, na manhã ...

Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF

Homenagem no plenário da CLDF foi proposta pelo deputado Iolando

A Câmara Legislativa concedeu, na manhã desta sexta-feira (6), o título de cidadã honorária de Brasília à coronel da Polícia Militar do Distrito Federal Maria Costa. A iniciativa da homenagem partiu do deputado Iolando (MDB), que teceu elogios à oficial. “Maria Costa é um exemplo de serviço público e liderança. Ela consolidou sua presença feminina em cargos de comando, inspirando gerações de mulheres a ingressarem e prosperarem na corporação. Vejo nela um exemplo de mulher guerreira, aguerrida. Esta homenagem é mais do que justa”, afirmou durante a solenidade.

O secretário executivo de Segurança Pública do DF, Alexandre Patury, enalteceu as qualidades da coronel Maria Costa. “O título apenas reconhece toda a trajetória dela. A coronel Maria Costa é o símbolo do que a gente espera dentro dessa instituição. Ela mostrou como agir, como tratar as pessoas. É reconhecidamente uma das pessoas mais importantes que já passaram pela Polícia Militar”, elogiou.

As coronéis Ana Paula Barros Habka e Maria Costa (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)

A homenageada também recebeu os cumprimentos da atual comandante geral da Polícia Militar do Distrito Federal, coronel Ana Paula Barros Habka. “Esse título é uma justa e merecida homenagem a essa mulher corajosa, forte, que nunca desistiu. Deixou história para que a gente continuasse. Para mim é motivo de muito orgulho homenageá-la. Nada disso estaria acontecendo hoje na minha vida se não fosse o caminho traçado por ela. Maria Costa inspirou outras mulheres a chegarem onde estamos hoje”, afirmou.

Coronel Maria Costa e o deputado Iolando (Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)

A nova cidadã honorária de Brasília, em discurso emocionado, agradeceu a homenagem. “O legado deixado por nós, pioneiras, vai muito além da consolidação do espaço feminino na corporação. Conquistamos o mesmo direito de ascensão profissional do efetivo masculino. Antes, as mulheres só podiam alcançar o posto de capitão e só podiam comandar unidades femininas. Em 1998, obtivemos a reclassificação do efetivo feminino. Graças a isso, as mulheres puderam trabalhar em qualquer unidade que desejassem. Hoje temos a honra de contar com a coronel Ana Paula como segunda comandante geral, uma mulher incrível que exerce sua liderança de forma ímpar”, destacou Maria Costa.

A coronel Maria Costa nasceu em 1962 no interior do Maranhão. Chegou em Brasília em 1983 e logo ingressou para os quadros da Polícia Militar do Distrito Federal. Foi conquistando promoções dentro da instituição até chegar ao posto de coronel. Em 2015, passou para a reserva e assumiu a responsabilidade de cuidar da Caixa Beneficente da Polícia Militar do DF (CABE).

(Foto: Ângelo Pignaton/Agência CLDF)

Eder Wen - Agência CLDF

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário