MTEC Energia

Senado em comissão vota proposta que amplia mandato de senadores de oito para dez anos

Nesta quarta-feira, 21 de maio de 2025, às 9h, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar o relatório da PEC 12/2022,...


Nesta quarta-feira, 21 de maio de 2025, às 9h, a Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado pode votar o relatório da PEC 12/2022, apresentada pelo senador Jorge Kajuru (PSB-GO), que extingue a reeleição para presidente da República, governadores e prefeitos e, ao mesmo tempo, amplia o mandato dos senadores de oito para dez anos . A reunião ocorrerá sob a relatoria do senador Marcelo Castro (MDB-PI).

O substitutivo aprofunda a reforma eleitoral originalmente concebida para o Executivo, propondo ainda:

Mandatos de cinco anos para presidentes, governadores, prefeitos, vereadores e deputados estaduais, distritais e federais.

Unificação das eleições — federais, estaduais e municipais — em ciclos quinquenais, visando reduzir custos ao erário e conferir maior previsibilidade ao calendário eleitoral .

Segundo o relator, senador Marcelo Castro, “a unificação das eleições e o aumento de mandatos geram economia de recursos públicos e mais previsibilidade no sistema eleitoral” .

Apesar do aparente consenso em torno da extinção da reeleição, a ampliação dos mandatos ainda não é unânime na CCJ, segundo reportagem do TV Senado. O relator chegou a propor que as novas regras entrem em vigor já em 2030, mas registrou-se pedido de vista coletiva por parte de integrantes contrários à medida .

Próximos passos

Se aprovada na CCJ, a PEC 12/2022 seguirá para outras comissões temáticas — como a Comissão de Assuntos Econômicos — e, por fim, será pautada em dois turnos de votação no Plenário do Senado, em data a ser definida pela Mesa Diretora, sob a presidência do senador Davi Alcolumbre.

Contexto e implicações

A proposta integra debate mais amplo sobre a racionalização do sistema eleitoral, que tem como mote principal a redução da frequência de pleitos e o consequente corte nos gastos com campanhas. Críticos alertam que a extensão de mandatos pode afastar os parlamentares da cobrança direta do eleitor — ainda que a unificação de mandatos em ciclos de cinco anos possa mitigar esse risco.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário