MTEC Energia

Robério Negreiros propõe vacina de alta dose contra influenza e VSR para idosos pelo SUS

  Para o distrital, o aumento de incidência de doenças virais acende alerta para a importância da vacinação, sobretudo dos idosos, uma vez q...

 Para o distrital, o aumento de incidência de doenças virais acende alerta para a importância da vacinação, sobretudo dos idosos, uma vez que são mais vulneráveis ao agravamento de infecções respiratórias


O deputado distrital Robério Negreiros (PSD) apresentou à Câmara Legislativa o projeto de lei nº 1.756/25, que torna obrigatória a oferta gratuita, pelo Sistema Único de Saúde (SUS), da vacina de alta dose contra a influenza e o VSR para todas as pessoas com idade igual ou superior a 60 anos.

Relatório divulgado no último mês pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) apontou que os casos de infecção pelo vírus sincicial respiratório (VSR) – causador da bronquiolite – e o da influenza A – causador da gripe – têm crescido em todo o país. A situação acende alerta para a necessidade de medidas imediatas para a vacinação, sobretudo dos idosos, uma vez que são mais vulneráveis ao agravamento de infecções respiratórias.

“A letalidade em idosos pode ser até 20 vezes maior que em crianças”, alerta o parlamentar. “Esse risco aumenta quando eles apresentam condições crônicas de saúde pré-existentes, ou seja, comorbidades”, complementa Negreiros. Segundo o texto, a vacina de alta dose tem se mostrado mais eficaz na prevenção dessas doenças, reduzindo hospitalizações, complicações e mortes.

“Nosso mandato tem um olhar especial para os idosos e garantir o acesso a essa vacina pelo SUS no DF é uma medida importante para promover o bem-estar e a qualidade de vida dessas pessoas, além de aliviar a sobrecarga do sistema de saúde”, afirma o distrital.

Caso se torne lei, a Secretaria de Saúde do DF deverá realizar campanhas anuais sobre a importância da vacinação contra os vírus e a gratuidade do imunizante, com ampla divulgação à população.

Proteção da população idosa 

Além desta iniciativa, Negreiros é autor de outras proposições voltadas à população idosa, como da Lei 6.930/21, que proíbe instituições financeiras de oferecerem e celebrarem contratos de empréstimo e cartão de crédito consignado com idosos, aposentados e pensionistas por meio de ligação telefônica; e da Lei 5066/13, que obriga a reserva de vagas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência nas praças de alimentação de shopping centers, restaurantes, galerias, lanchonetes e outros estabelecimentos do setor gastronômico.

*Com informações da Ascom do deputado Robério Negreiros

Agência CLDF

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário