MTEC Energia

Projeto Viver 60+ promove ação para 120 pessoas idosas de Planaltina, Sobradinho e Fercal

(Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF) Evento reuniu 120 idosos em Sobradinho II com palestras, cuidados e momentos de lazer Brasília, 14 de maio ...

(Foto: Jhonatan Vieira/Sejus-DF)

Evento reuniu 120 idosos em Sobradinho II com palestras, cuidados e momentos de lazer

Brasília, 14 de maio de 2025 – Com foco no bem-estar e na valorização da maturidade, o projeto Viver 60+, promovido pela Secretaria de Justiça e Cidadania do Distrito Federal (Sejus-DF), realizou nesta terça-feira (13) um encontro especial na Paróquia São José Esposo de Maria, em Sobradinho II. O evento reuniu cerca de 120 idosos dos núcleos de Sobradinho, Planaltina e Fercal para uma manhã voltada ao aprendizado, autocuidado e promoção da autoestima.

A programação destacou a importância da saúde mental e física na terceira idade, com palestras, sorteios, orientações sobre saúde, dicas de maquiagem e um café da manhã especial. A atividade também incentivou reflexões sobre o envelhecimento com dignidade e o cultivo do amor próprio.

O psicólogo João Bezerra, do Instituto Viva Mulher Direitos e Cidadania, ministrou uma palestra sobre os benefícios de manter-se ativo e mentalmente saudável. “Envelhecer é um processo natural que precisa ser vivido com otimismo. O autocuidado é um gesto de amor próprio que deve ser praticado diariamente”, afirmou.

A secretária Marcela Passamani reforçou a necessidade de cuidar das emoções e da autoestima. “Não há transformação social sem transformação pessoal. Muitas vezes nos esquecemos de nós mesmos, presos à rotina. Precisamos aprender a lidar com o que nos aflige para realmente cuidarmos de nós”, destacou.

Depoimentos emocionados marcaram o evento. Jussileide Lopes da Silva, 59, ressaltou o impacto positivo da iniciativa em sua vida: “Depois das palestras e da maquiagem, me sinto renovada”. Neuza Augusto de Oliveira, 72, do núcleo da Fercal, compartilhou como o projeto a ajudou a combater a depressão: “O autocuidado vai além do físico; envolve emoções e sentimentos”. Já Raimunda Benta de Almeida, 66, de Planaltina, comemorou: “As atividades e as palestras nos mostram a importância de cuidar da mente e do corpo”.

O Viver 60+ é voltado à inclusão e qualidade de vida dos idosos. Com cerca de mil participantes, o projeto oferece atividades culturais, esportivas, oficinas, cursos e eventos de integração. Já alcança regiões como Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente, Santa Maria, Riacho Fundo II, Taguatinga, Gama e outras.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário