MTEC Energia

Evento celebra Dia do Assistente Social com foco em justiça ambiental

Iniciativa reforça a importância do debate sobre a atuação da categoria diante das emergências sanitárias e socioambientais Jhonatan Cantare...

Iniciativa reforça a importância do debate sobre a atuação da categoria diante das emergências sanitárias e socioambientais


Jhonatan Cantarelle/Agência Saúde-DF
Com o objetivo de promover reflexões sobre os impactos da crise ambiental na prática profissional dos assistentes sociais, a Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), por meio da Gerência de Serviço Social, realizou, nesta semana, um evento em alusão ao Dia do Assistente Social, celebrado nesta quinta-feira (15). O encontro aconteceu no auditório do Ministério dos Transportes e teve como tema “Serviço Social na luta por justiça ambiental para a diversidade de povos e biomas”, pauta da campanha nacional da categoria em 2025. A programação contou com apoio do Conselho Regional de Serviço Social (Cress - 8ª Região) e da Associação dos Especialistas em Saúde.

Para a gerente de Serviço Social da SES-DF, Mariana Mota, a iniciativa foi fundamental para ampliar a compreensão das relações entre as emergências ambientais e a prática profissional na saúde. “Esse é um tema de grande relevância para nós, já que atuamos em realidades que exigem constante atualização e respostas imediatas, especialmente diante de problemas de infraestrutura urbana que impactam diretamente a saúde da população e necessitam de ações específicas por parte dos assistentes sociais”, afirmou.

Programação

Com o apoio do Cress da 8ª Região e da Associação dos Especialistas em Saúde, a programação contou com palestras e troca de experiências. A professora Doutora do curso de Serviço Social da Universidade Federal de Sergipe (UFS), Nailsa Maria Araújo, reforçou o papel estratégico dos assistentes sociais frente à crise ambiental.

“O campo da saúde é o primeiro a sentir os efeitos das mudanças climáticas: aumento de doenças respiratórias, cardiovasculares e psíquicas. Precisamos entender que esses adoecimentos geram novas demandas aos profissionais da saúde, inclusive ao serviço social, e exigem novas formas de atuação”, avaliou.

Atualmente, a SES-DF conta com cerca de 240 assistentes sociais, juntamente com 100 profissionais do Instituto de Gestão Estratégica de Saúde (Iges-DF), que atuam em diferentes unidades de saúde, compondo uma rede de atendimento essencial à população do DF.

*Com informações da Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF)

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário