MTEC Energia

Celebração histórica reúne cerca de 200 convidados em homenagem à democracia e à cultura brasileira

Uma noite prestigiada marca o lançamento da edição comemorativa da Cachaça Doutor Ulysses, celebrando 40 anos da transição democrática, no B...



Uma noite prestigiada marca o lançamento da edição comemorativa da Cachaça Doutor Ulysses, celebrando 40 anos da transição democrática, no Brasília Palace, com a presença de autoridades, empresários, intelectuais e imprensa


Nesta terça-feira (29), o Restaurante Oscar, no Brasília Palace Hotel, foi palco de um evento memorável que celebrou a memória de Ulysses Guimarães e os 40 anos da transição democrática no Brasil. O lançamento da Cachaça Doutor Ulysses – Edição Comemorativa reuniu cerca de 200 convidados em um ambiente de simbolismo, sofisticação e diálogo entre passado e presente.

Idealizada por Hugo Studart — jornalista, historiador e agora mestre cachaceiro à frente da Casa Studart, de Pirenópolis — a cachaça foi concebida como um tributo à liderança firme e agregadora de Ulysses Guimarães. “Precisamos resgatar o espírito de Ulysses como inspiração para superar esses tempos sombrios”, declarou Studart durante o evento.

O senador Hugo Napoleão foi o orador oficial da noite, com um discurso que emocionou os presentes ao relembrar os bastidores da transição democrática. Também fizeram uso da palavra o empresário Paulo Octavio, que destacou a importância da memória democrática e da valorização da cultura nacional; o presidente da Fundação Ulysses Guimarães no DF, ex-governador Tadeu Filippelli; e o ministro Marco Aurélio Mello.

Entre as autoridades presentes, o senador Jaques Wagner, líder do governo no Senado; o deputado federal Pauderney Avelino; o secretário de Relações Institucionais do DF, deputado distrital Agaciel Maia; o superintendente do Arquivo Público do DF, Adalberto Scigliano; a presidente do Sebrae-DF, Rose Rainha; a presidente do Brazilian Convention Bureau, Cláudia Maldonado; o ex-senador Valmir Campelo e a deputada Constituinte Moema São Thiago.

Jornalista e personalidades do meio jurídico e cultural, também marcaram presença, como a jornalista Eliane Cantanhêde, a atriz Marianne Vicentini, a juíza Luciana Rocha e o arquiteto Paulo Niemeyer, presidente do Instituto Niemeyer. Também estavam entre os convidados o vice-presidente do Instituto Histórico e Geográfico do DF, Jose Theodoro Menck, e o diretor jurídico, Max Telesca, a consultora de imagem Romaly de Carvalho e o empresário Paulo Gontijo. Ainda: José Sampaio de Lacerda, presidente da Casa do Ceará, o cientista político Paulo Kramer e a artista plástica Rose Ornellas, além da Secretária-Geral da Academia de Letras de Brasília, a escritora Ena Galvão.

O evento contou com cobertura da imprensa e foi seguido por um coquetel, além de uma mesa de frios assinada pela queijaria Dona Aroeira e a Charcutaria do Gaúcho — ambas integrantes do programa RuralTur. O ponto alto da noite foi a degustação da Cachaça Doutor Ulysses, que impressionou os convidados pela elegância e complexidade.

Produzida artesanalmente na Casa Studart, a cachaça passou por dupla destilação em alambique de cobre, cinco etapas de filtragem e aeração, e um envelhecimento de 12 anos em barris de carvalho americano novo. O resultado é um destilado de alta licorosidade, frutado marcante e retrogosto persistente. Foram engarrafadas apenas 206 unidades, tornando essa edição uma verdadeira raridade.

Na mesma ocasião, foi lançado o projeto Rota da Cachaça – Do Alambique às Boas Mesas, liderado por Fernando Mesquita, presidente do RuralTur. A iniciativa propõe o fomento ao turismo de experiência por meio de duas rotas: a primeira percorre as cachaçarias do Lago Norte, Fercal e Rajadinha; a segunda segue de Alexânia a Pirenópolis, destacando a riqueza da produção artesanal local. Prestigiaram o lançamento da Rota da Cachaça todos os produtores do DF e região, o presidente da Confraria da Cachaça do Brasil, Orfeu Maranhão, e Andréa Gerk, maior autoridade do setor do Ministério da Agricultura.

A escolha do Brasília Palace Hotel — obra-prima modernista de Oscar Niemeyer — reforçou o simbolismo da noite. Já cenário de grandes momentos da política brasileira, o espaço recebeu agora um evento que reafirma os valores democráticos e a excelência da cultura nacional. Mais que um lançamento, a noite foi um manifesto em defesa da memória, da brasilidade e da qualidade artesanal.

Serviço

Cachaçaria Casa Studart
Instagram: @casastudart
Site: www.casastudart.com.br

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário