MTEC Energia

Opinião - Adolescência, a série. O Mundo Frágil em que Vivemos

Marco Antonio Spinelli*   A série “Adolescência” da Netflix é, na minha opinião, uma obra prima. Está em primeiro lugar na plataforma, em di...


Marco Antonio Spinelli*

 

A série “Adolescência” da Netflix é, na minha opinião, uma obra prima. Está em primeiro lugar na plataforma, em diversos países, e isso para mim é uma surpresa imensa, porque está longe de ser uma série de fácil assimilação e conteúdo alucinante. É lenta e dolorida.

Uma cena maravilhosa, entre tantas, mostra uma menina de treze anos olhando desalentada para a escola, na hora da saída. Na sua imensa tristeza, podemos ver que a sua escola não será mais a mesma. A sua vida não será mais a mesma. Sua melhor amiga tinha sido morta na véspera. Ela vira as costas e se soma ao fluxo de crianças deixando o local. Ao fundo, um coro de crianças canta uma música antiga de Sting, “Fragile”, que fala sobre a fragilidade da nossa vida diante da violência. 

A câmera voa e filma o caminho que vai dar no estacionamento onde a melhor amiga da menina, Katie, tinha sido esfaqueada e morta por um colega. No local onde foi encontrado seu corpo, as pessoas depositavam flores, vários ramalhetes. De uma van, estacionada no estacionamento, desce um homem que, nessa altura, já sabemos que é o pai do menino que matou Katie. Ele deposita no local mais um ramalhete de flores e olha com a expressão tensa e entristecida, como pedindo desculpas pelo ato incompreensível que seu filho tinha cometido. Ao fundo, o coro infantil canta: “A chuva vai cair, mais e mais e vai dizer/Como nós somos frágeis/Como nós somos frágeis”.

O ator, produtor e um dos autores da série, Stephen Graham, faz o papel do chefe de uma família cuja vida é despedaçada com a entrada de uma tropa de choque em sua casa, numa manhã comum, e essa tropa entra gritando, com armas pesadas, buscando por Jamie, seu filho. Todos gritam, em desespero, que aquilo só podia ser um engano, eles tinham entrado na casa errada. Jamie urina nas próprias calças, e o policial encarregado de sua prisão permite delicadamente que ele troque de roupa antes de ir para a delegacia. A filmagem é alucinante e feita em plano sequência, isto é, tudo é filmado de uma maneira contínua, como se o expectador estivesse junto com os policiais invadindo a casa, pegando o garoto, vendo ele chorar apavorado dentro da viatura. É de tirar o fôlego. As cenas foram ensaiadas por semanas, para serem filmadas sem cortes, como outro filme incrível, “1917”. Não dá para parar para pegar a pipoca.

“Adolescência” deveria se chamar, realmente, de “Pré Adolescência”, pois vai penetrar, sabendo ou não, numa faixa de idade que tem deixado médicos, terapeutas, educadores e pais, de cabelo em pé nos últimos anos: a faixa entre 10 e 14 anos de idade. Foi-se o tempo onde os esforços e as preocupações se voltavam para adolescente acima dos 15 anos, quando hormônios e força física produziam as maiores dores de cabeça nos responsáveis. Um estudo inglês mostrou que a faixa dos 10 aos 14 anos de meninas, por exemplo, tem apresentado um aumento de 10 vezes de autolesão, como cortes em dobras e comportamento auto agressivo, que está diretamente correlacionado com o uso e o abuso de Redes Sociais e telas em geral. Essa faixa etária está sendo olhada com uma lupa pelos pesquisadores e não foi por acaso que é a faixa de idade de Jamie, um menino de 13 anos que tinha uma vida absolutamente normal em uma família de classe média inglesa.

Para quem acha que esse texto está repleto de spoilers, saibam que essa série não vai se tratar de “crime e castigo”, ou de investigar e provar se o menino cometeu ou não o crime: os autores entregam o fato logo no primeiro episódio da minissérie. O que é o real mistério a ser solucionado é como aconteceu essa tragédia? O que levou um menino sem antecedentes a atacar uma menina de sua idade com aquela ferocidade?

As séries, nesse ponto, começam a cavocar os segredos e as taras ocultas na história do menino, para chegarmos à tranquilizadora conclusão que aquilo ocorreu num lar disfuncional, com pai alcoólatra e violento e mãe espancada como a origem do comportamento violento do menino. Tem uma cena incrível de confronto entre Jamie e uma Psicóloga Forense, designada para avaliar seu estado e periculosidade. 

Jamie percebe a tentativa da psicóloga de encontrar essa descrição de pai violento na história daquela criança. Aí vem mais um fato estarrecedor, que a série ajuda a trazer à luz: os casos de violência ou mesmo de suicídio sem doença mental prévia. Jamie não vem de um lar abusivo, nem de uma doença mental longa e grave. Ele sofria bullying e já tinha sido humilhado no Instagram pela menina que esfaqueou. Mas não havia nada, absolutamente nada, que pudesse antever aquele comportamento impulsivo e aquela tragédia. Esse é o ponto que assusta: atos impulsivos e violentos, sem indicadores prévios.

O que essa série alerta, entre tantas coisas, é sobre os riscos de comportamentos e atos impulsivos dessa população, e da barreira de comunicação e mesmo de entendimento dos pais atônitos sobre os códigos, a pressão darwiniana que esses meninos e meninas sofrem nas redes sociais e no dia a dia. Vou dar um exemplo: Jamie é chamado pela menina que gosta, Katie, de Incel. O detetive descobre, através de seu filho adolescente, que essa gíria significa celibatário involuntário, ou, em tradução livre, “impegável” – nenhuma menina jamais ficaria com o garoto, segundo essa ofensa. Foi disso que a menina Katie xingou seu futuro agressor.

Na selva da adolescência, fazer parte e ser aceito pelo grupo é um instinto muito antigo e fundamental para a sobrevivência. Já escrevi em outro artigo sobre a importância do bullying da exclusão nas doenças psiquiátricas dessa faixa etária. O menino chamado de Incel nas redes sociais estava justamente sendo colocado nessa posição: você está excluído da vida amorosa e, sobretudo, sexual. Ninguém vai ficar com você. Como essa faixa etária tem pouca percepção de futuro e da vida onde Jamie vai crescer, de desenvolver e deixar de ser um Incel, então, para ele, aquilo será definitivo e sem saída. E, quando nosso Cérebro tem a sensação de não ter saída, as desgraças acontecem.

Nas cenas finais da série, os pais de Jamie lembram, culpados, de deixar o menino fechado no quarto, entrando em sites de ódio sem supervisão. Não dá para deixar nossas crianças seguirem pessoas que colocam seu ódio nas redes, à espera de cliques. E o pior é que as redes estão indo na direção contrária do controle e da regulamentação.

Os pais vão ter que levantar a voz, todo dia, contra a violência nas redes e o cyberbullying. E orientar contra o sequestro virtual desses sites de ódio. Pelos Jamies e pelas Katies desse mundo frágil.


*Marco Antonio Spinelli é médico, com mestrado em psiquiatria pela Universidade São Paulo, psicoterapeuta de orientação junguiana e autor do livro “Stress o coelho de Alice tem sempre muita pressa”


COMENTAR

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

100 ANOS,1,abnt,25,ação humanitária,2,Ação social,46,acessibilidade,6,acidente de trabalho,7,Acolhimento,1,ACONTECENDO ...,1,adasa,18,administração,22,Aerolula,1,agricultura,51,agro,240,agroindústria,15,agronegócio,41,água,59,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,53,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,32,Aniversário,7,antissocial,4,anvisa,9,aposentdos,4,aposta,10,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,59,artigo,41,asm,1,Assistência social,9,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,146,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,900,automobilsmo,6,aviação,16,AZERBAIJÃO,1,Banco Regional de Brasília,5,Basília,1,BCB,3,beleza,1,bem estar,20,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,bioinsumos,1,biscoito,1,BNDES,3,bolacha,1,Bolsa Família,2,bombeiros,7,Brasil,59,BRASILIA,1,Brasília,60,BRB,46,brics,7,BRING KIDS BACK UA,1,caesb,22,café,8,CÂMARA LEGISLATIVA DO DISTRITO FEDERAL,1,câmeras,4,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,22,Canadá,1,câncer,16,candidatura,5,Carnaval,42,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,7,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CBMDF,2,CCBC,1,CEB,9,Ceilândia,2,celular,13,censura,2,Centro Administrativo,2,Cesta Básica,4,charge,3,China,8,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,131,Cidades,194,ciência,28,cinema,27,CLDF,98,clima,50,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,53,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,19,comemoração,23,comércio,40,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,43,comunicação,14,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,55,condomínio,72,condomínios,22,conic,1,conselho profissional,65,construção civil,41,construtoras,5,CONSULADOS,1,consulta pública,31,consumidor,32,consumo,13,conta,11,contabilidade,4,contribuição sindical,7,convênio,3,CONVITE,32,convivência,1,COP27,1,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,5,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,44,CPI,1,crianças,18,Criptoativos,3,crise,16,crise hídrica,16,CTJ Hall Casa Thomas Jefferson,1,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,191,curso superior,3,cursos,54,data,1,data comemorativa,43,DATA NACIONAL,3,debate,3,Defesa,10,democracia,12,dengue,17,Deputado Distrital,23,Deputado Federal,17,DER-DF,9,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Destaques,6,Detran,61,DF,64,DFTrans,6,DIA DA VITÓRIA,1,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,11,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,6,dinheiro,22,diploma,1,diplomacia,27,direita,3,direito,113,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,71,Distrito Federal,202,ditadura militar,7,dívida pública,2,dívidas,28,documento,10,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,10,ecologia,10,economia,602,economistas,3,Edital,15,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,358,EGITO,1,eleições,233,Eleições 2022,144,eleitor,17,eletricidade,18,elevadores,9,EMAN PULIS,1,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,15,empreendedorismo,58,empreender,14,empregado,13,empregos,110,EMPRESÁRIOS,1,empresas,157,energia,97,engenharia,142,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,58,entretenimento,44,Escola de Síndicos,33,escorpião,2,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,118,estatuto,2,estilo de vida,4,estradas,15,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,82,exercícios,3,exportação,34,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,15,família,4,Famosos,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,9,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,6,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,44,FIFA,1,fim de ano,21,fim de semana,1,finanças,51,finanças pessoais,96,Fipecafi,1,fiscal,3,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,27,Galeteria Beira Lago,1,gás,15,gastronomia,80,GDF,352,geologia,1,geopolítica,3,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,8,Gilvan Maximo,1,Gim,1,Goiás,394,golpe,33,golpismo,32,Governador,53,Governo,132,greve,8,Grupo Pereira,3,guerra,29,habitação,89,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,história,1,homenagem,13,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,7,IBRAM,3,Idoso,12,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,117,impeachment,4,impostos,121,inadimplência,8,incc,1,incêndio,26,INCLUSÃO,4,Inclusão Social,1,indígena,2,indústria,106,inelegibilidade,3,inflação,217,Informação,40,informática,1,ingressos,1,inovação,74,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,7,INSS,6,institucional,1,internacional,83,internet,116,inverno,1,iptu,1,ipva,8,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,8,JOHN AQUILINA,1,Jornalismo,92,Juarezão,1,justiça,294,juventude,5,Lançamento,1,lazer,63,Legislação,9,lei,24,LGPD,7,licitação,26,literatura,1,livro,29,livros,1,loteria,5,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,MALTA,1,manifestação,3,manutenção,12,Maranhão,1,Marcha Atlética,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,9,material de construção,2,MCB,101,MCIT,2,MCTI,4,medicamentos,13,medicina,22,MEI,2,meio-ambiente,125,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,53,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,11,Microsoft,1,mídia,12,militar,10,Minas Gerais,7,mineração,12,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,20,mobilidade urbana,36,moda,7,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,118,Mulheres na Política,12,multa,7,mundo,175,Mundo dos Filtros,1,município,12,música,1,Natal,19,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,10,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,2,Nobratta,1,normas,17,NOTICIAS,1053,NOTÍCIAS,42,notificação,1,novacap,4,Novembro Azul,1,Núcle Rural Lago Oeste,1,nutrição,4,obras,149,ocupe o centro,1,opinião,263,Oportunidade,3,orçamento,23,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,Padre Bernardo-GO,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,8,Parque dos Jequitibás,1,Partidos Políticos,68,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,pcdf,3,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,14,pesquisa,33,petrobras,18,petróleo,19,PL,26,playground,2,pmdb,1,PMDF,2,podcast,4,polícia,145,Política,434,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,10,prefeitura,14,Premiação,33,presidência da república,11,presidenta,1,presidente,25,previdência,11,privatização,5,Procon,3,profissional,36,profissões,9,Projeto de Lei,83,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,14,pt,2,qualificação,36,Quit,7,rádio,2,recicláveis,5,reforma,7,reforma agrária,5,reforma política,10,reforma tributária,48,reformas,9,REGIÃO NORTE DO DF,5,registro,4,regras de convivência,15,REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA,1,relacionamento,5,religião,25,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,2,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Roubo,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,11,São Paulo,19,Sarah Kubitscheck,1,saúde,722,Secretaria de Educação do DF,2,Secretaria de Saúde do DF,2,sedhab,2,segeth,1,segurança,160,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,30,Serviço,1,serviço social,8,serviços técnicos,10,servidor público,7,SES-DF,1,sesc,7,setor elétrico,33,setor energético,36,setor produtivo,52,sia / guará,14,sicredi,1,SIGMA GROUP,1,sindicatos,25,síndico,125,síndicos,10,SLU,12,smartphone,3,SOBRADINHO,6,SOBRADINHO II,1,socialismo,1,Sociedade,11,solar,10,Solidariedade,42,sonegação,23,sorteio de casas,1,STF,43,subsíndico,1,Supermercados,4,Supremo,2,sustentabilidade,92,tarifas,35,taxa,8,TCDF,1,Teams Ideas,1,teatro,1,técnico,18,técnicos industriais,11,tecnologia,205,telecomunicação,24,tempo,17,tendência política,80,Terceira Idade,1,TJDFT,1,trabalhador,97,Trabalho,47,transito,5,trânsito,55,transparência,1,transporte,13,transporte coletivo,70,transportes,35,Troca de Comando na PM de Sobradinho-DF,1,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,62,turismo,112,TV,13,UCRÂNIA,1,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,9,UTILIDADE PÚBLICA EM SOBRADINHO,1,Utilidades de casa,2,vacina,59,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,VEM AÍ...,1,Vida de Solteiro,1,Vida longa,2,video,15,vinho,4,Violência,1,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Opinião - Adolescência, a série. O Mundo Frágil em que Vivemos
Opinião - Adolescência, a série. O Mundo Frágil em que Vivemos
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfrzJTA4mE5MSxtSaNFpg0WJ-3l6id53OLIQXZK3YnejtnnyInlV9S7Wvz07wpp2Jh8_oQsvIppach8bnuNmqeUR7yXsNZ0hxXXNlrhDT2i5kCTIf3w3MmRoojT5vr8tbwg3gdF08Lw5W104r8slmlIFdJ___VJIoPOEnqozcVFhCOatZzpZTzVEsf7CS3/w640-h426/street-2805643-1280.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhfrzJTA4mE5MSxtSaNFpg0WJ-3l6id53OLIQXZK3YnejtnnyInlV9S7Wvz07wpp2Jh8_oQsvIppach8bnuNmqeUR7yXsNZ0hxXXNlrhDT2i5kCTIf3w3MmRoojT5vr8tbwg3gdF08Lw5W104r8slmlIFdJ___VJIoPOEnqozcVFhCOatZzpZTzVEsf7CS3/s72-w640-c-h426/street-2805643-1280.jpg
Atualidade Política
https://www.atualidadepolitica.com.br/2025/04/opiniao-adolescencia-serie-o-mundo.html
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/2025/04/opiniao-adolescencia-serie-o-mundo.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário