MTEC Energia

Diretor-geral da ABIN e ex-número 2 prestam depoimento à PF sobre suposta espionagem ilegal no governo Bolsonaro

Diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa. Foto: Pedro França/Agência Senado Depoimentos desta quinta...

Diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Luiz Fernando Corrêa. Foto: Pedro França/Agência Senado

Depoimentos desta quinta-feira devem encerrar a fase de oitivas do inquérito

O diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (ABIN), Luiz Fernando Corrêa, e o ex-diretor-adjunto Alessandro Moretti estão prestando depoimento à Polícia Federal (PF) na tarde desta quinta-feira (17), na sede da PF em Brasília. As oitivas, iniciadas às 15h, ocorrem simultaneamente em salas separadas e fazem parte do inquérito que investiga a chamada "Abin Paralela", uma suposta estrutura de espionagem ilegal que teria operado durante o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

A investigação apura o uso indevido de ferramentas como o software israelense First Mile para monitorar adversários políticos, jornalistas, advogados e até ministros do Supremo Tribunal Federal (STF). A PF também busca esclarecer se a estrutura foi utilizada para proteger os filhos de Bolsonaro em processos judiciais, atacar a credibilidade do sistema eleitoral e disseminar desinformação. Entre os principais investigados estão o ex-diretor da ABIN Alexandre Ramagem e o vereador Carlos Bolsonaro (PL-RJ).

Os depoimentos de Corrêa e Moretti foram motivados por novas revelações, incluindo denúncias de um ataque hacker contra autoridades paraguaias em 2022, com o objetivo de obter informações sobre negociações da Usina Hidrelétrica de Itaipu. Segundo agentes da ABIN, a operação, autorizada no governo Bolsonaro, teria continuado nos primeiros meses da gestão Lula, com aval de Corrêa e do então diretor interino Saulo de Cunha Moura. O Itamaraty, no entanto, afirma que a ação foi suspensa em 27 de março de 2023, logo após a atual gestão tomar conhecimento.

Também será ouvido simultaneamente o ex-diretor adjunto da agência Alessandro Moretti, demitido em janeiro do ano passado após uma das fases da operação da PF - Pedro França/Agência Senado

A PF também questiona se a cúpula da ABIN, já no governo Lula, tentou obstruir as investigações da "Abin Paralela". Um servidor relatou que Corrêa defendeu uma "intervenção" na corregedoria da agência durante uma operação de busca e apreensão em janeiro de 2024, em tom descrito como "agressivo". Alessandro Moretti, demitido em 30 de janeiro de 2024, é suspeito de dificultar o acesso da PF a dados sigilosos, o que levou à sua exoneração pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Em nota, Corrêa afirmou estar "à disposição das autoridades para prestar quaisquer esclarecimentos, seja no âmbito administrativo, civil ou criminal, sobre os fatos relatados na imprensa e que remetem a decisões tomadas em gestão anterior da Agência". A associação de servidores da ABIN (Intelegis) criticou os "vazamentos de informações sigilosas" pela PF, alegando que causam "prejuízos concretos" ao Brasil.

Os depoimentos de hoje são considerados os últimos antes da conclusão do inquérito, prevista para o fim de abril. A investigação, sob sigilo no STF e conduzida pelo ministro Alexandre de Moraes, pode resultar em novas implicações políticas e diplomáticas, especialmente após a crise com o Paraguai desencadeada pelas denúncias de espionagem.

Com informações de G1, CNN Brasil, O Globo, UOL, Metrópoles

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário