MTEC Energia

CEF 102 Norte fortalece vínculos e cultura de paz com projeto Conviva

Iniciativa promove ações sobre direitos humanos, respeito às diferenças e combate ao bullying Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader...



Iniciativa promove ações sobre direitos humanos, respeito às diferenças e combate ao bullying


Por Agência Brasília* | Edição: Vinicius Nader

A consolidação de uma cultura de paz é um processo contínuo e coletivo que envolve não apenas os educadores, mas também os próprios estudantes, as respectivas famílias e a comunidade escolar. Esse é um compromisso levado a sério pelo Centro de Ensino Fundamental (CEF) 102 Norte, que por meio do projeto Conviva, tem desenvolvido ações voltadas à formação humana e cidadã dos estudantes, com foco no respeito, na empatia e no fortalecimento das relações interpessoais.

Idealizado pela equipe gestora da escola, a iniciativa propõe a construção de um ambiente escolar mais saudável, seguro e acolhedor, por meio de ações pedagógicas que promovem o respeito às diferenças, os direitos humanos e o combate ao bullying e à discriminação.

Durante a atividade, os estudantes participaram de dinâmicas interativas que os levaram a refletir sobre cooperação e emoções | Fotos: Felipe de Noronha/SEEDF

“O guarda-chuva do projeto são os direitos humanos. A cada bimestre, trabalhamos uma temática específica, que os professores inter-relacionam com os conteúdos em sala. Às vezes, dois ou três professores se unem para desenvolver um trabalho conjunto”, explica a diretora da escola, Viviane Coelho.

De forma interdisciplinar e formativa, o projeto é realizado com atividades planejadas ao longo do ano letivo. Segundo a diretora, a aposta é na prevenção e na constância, em vez de medidas punitivas isoladas. “Acreditamos que a questão punitiva não transforma comportamento, nem pensamento. É isso que a gente precisa: transformar pensamentos, formar cidadãos respeitosos e gentis”, ressalta.

Oficina

Entre as ações já realizadas no escopo do Conviva, destaca-se uma oficina de comunicação não-violenta, conduzida pela especialista em parentalidade e inteligência emocional, Lua Barros. Durante a atividade, os estudantes participaram de dinâmicas interativas que os levaram a refletir sobre cooperação e emoções como medo, ansiedade e angústia.

A diretora da escola, Viviane Coelho, aposta na prevenção e na constância de projetos de cultura de paz no lugar de medidas punitivas isoladas

Em uma das experiências, os alunos tentaram comer uma bala com o braço estendido e perceberam que só conseguiam caso se ajudassem mutuamente, reforçando a importância da coletividade.

As atividades são ajustadas para contemplar diferentes idades e os estudantes têm voz ativa na construção do projeto por meio de formulário realizado anualmente.

Ações desenvolvidas pela SEEDF

A iniciativa do CEF 102 Norte representa uma prática no fortalecimento da cultura de paz nas escolas. Esse trabalho é desenvolvido em rede com diversas entidades governamentais e atores, como as Secretarias de Segurança Pública (SSP-DF), de Saúde (SESDF), de Justiça e Cidadania (Sejus-DF), e da Mulher (SMDF), além de instituições do sistema de justiça, como o Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT) e o Tribunal de Justiça do DF e Territórios (TJDFT).

A chefe da Assessoria Especial de Cultura de Paz da SEEDF, Ana Beatriz Goldstein, destaca como a pasta vem trabalhando essa integração com outros atores públicos. “Como em Educação ninguém faz nada sozinho, a Secretaria de Educação vem trabalhando em rede com diversos órgãos e outras Secretarias, em projetos preventivos e interventivos para a promoção da cultura de paz e da saúde mental dos estudantes e dos profissionais da Educação”, destaca Ana.

Entre as ações promovidas pela SEEDF, estão os programas formativos para educadores com temas como mediação de conflitos, bullying, cyberbullying e comunicação não-violenta. Neste semestre, a Assessoria Especial da Cultura de Paz da SEEDF realiza a oficina Gestão de Incidentes na Perspectiva da Cultura de Paz para todas as 14 coordenações regionais de ensino (CREs), reforçando o compromisso com uma educação que prioriza o diálogo, o cuidado e o respeito mútuo.

*Com informações da Secretaria de Educação

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário