MTEC Energia

Projeto de Lei Complementar visa impulsionar valorização imobiliária em lotes e condomínios regulamentados

Nova lei define critérios para loteamentos de acesso controlado no DF, garantindo segurança, mobilidade e gestão sustentável das áreas públicas.

Novo Projeto de Lei busca impulsionar valorização imobiliária em condomínios regulamentados do DF
Regulamentação dos loteamentos de acesso controlado no DF, responsabilidades dos moradores e gestão das áreas públicas (Agência Brasília)

Novo marco legal para loteamentos fechados e controlados no DF traz regras para mobilidade, sustentabilidade e segurança urbana


A recente aprovação do Projeto de Lei Complementar (PLC) nº 61/2024 pela Câmara Legislativa do Distrito Federal deve estimular uma valorização significativa de lotes e residências em condomínios regularizados.

O PLC aborda os loteamentos fechados e estabelece que uma entidade de moradores possa assumir a responsabilidade pela manutenção das áreas públicas, com a concessão de uso dessas áreas por até 30 anos, mediante o pagamento de uma taxa.

Com isso, os condomínios poderão se classificar em dois tipos: os de acesso controlado, nos quais é possível exigir cadastro e identificação, mas sem a possibilidade de barrar o acesso de não residentes às áreas públicas e lotes de uso não residencial, e os de loteamento fechado, nos quais as áreas públicas internas são de uso exclusivo dos moradores e com uma taxa de manutenção mais alta.

Em ambas as modalidades, será permitida a construção de cercas e muros, mesmo com áreas públicas. O presidente do Sindicato da Habitação do DF (Secovi-DF), Ovídio Maia, comenta que a medida representa uma grande valorização imobiliária, destacando que a presença de condomínios fechados e a formalização dos imóveis com escritura irá impulsionar o mercado.

Para o presidente do Conselho Regional de Corretores de Imóveis do DF, Sandro José de Oliveira, a regulamentação do cercamento proporciona maior clareza jurídica e evita conflitos, além de promover uma valorização das propriedades pela melhoria na segurança e infraestrutura.

Segurança e infraestrutura valorizam imóveis  

Segundo a proposta, os loteamentos de acesso controlado poderão restringir a circulação de veículos e pedestres não residentes, exigindo identificação para entrada. Já os loteamentos fechados contarão com muros ou cercas em seu perímetro e serão de uso exclusivamente residencial. Em ambos os casos, os moradores terão a responsabilidade de manter e conservar as áreas públicas internas, incluindo a limpeza, iluminação e preservação ambiental.  

Especialistas do setor imobiliário apontam que a regulamentação desses empreendimentos pode impulsionar a valorização dos imóveis. “A segurança e a qualidade da infraestrutura são fatores que tornam esses locais mais atrativos para manutenção e novos investimentos”, explica o presidente da Assosindicos DF Emerson Tormann.

Impacto na regularização fundiária  

A nova legislação também se aplica a núcleos urbanos informais que passaram por processos de regularização, conforme previsto na Lei Complementar nº 986/2021. No entanto, o Conjunto Urbanístico de Brasília (CUB) e suas áreas de influência estão excluídos das novas regras, salvo em casos específicos de regularização já previstos em lei.  

O PLC foi aprovado em dois turnos e redação final e, agora, segue para a sanção do governador Ibaneis Rocha.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário