MTEC Energia

Pix por aproximação é anunciado pelo BC

Chaves da plataforma de transações instantâneas do BC poderão ser incorporadas a carteiras digitais - Imagem: Canva / Reprodução O Banco Cen...

Chaves da plataforma de transações instantâneas do BC poderão ser incorporadas a carteiras digitais - Imagem: Canva / Reprodução
Chaves da plataforma de transações instantâneas do BC poderão ser incorporadas a carteiras digitais - Imagem: Canva / Reprodução

O Banco Central (BC) anunciou para o próximo dia 28 de fevereiro o lançamento do Pix por aproximação


Essa nova funcionalidade permitirá que os usuários façam pagamentos simplesmente aproximando seus celulares de terminais de pagamento, sem precisar acessar o aplicativo da instituição financeira. Isso será possível graças à tecnologia NFC (Near Field Communication), similar ao funcionamento dos pagamentos com cartões por aproximação.

A implantação do recurso acontecerá pela integração de chaves Pix a carteiras digitais como Google Pay e Apple Pay, que usam a tecnologia NFC. O que torna desnecessária a utilização da ferramenta “Pix Copia e Cola”, que continua funcionando.

A ferramenta já estava em funcionamento desde o dia 4 de novembro pelo Google Pay, porém em fase de testes para clientes Itaú, C6 e PicPay.

Em dezembro, o Bradesco também anunciou o início de testes do Pix por aproximação através desenvolvido pelo próprio aplicativo do banco em parceria com a Cielo, disponibilizado de maneira gradativa para outras maquininhas.

Este mês, BTG Pactual, Mercado Pago e Sicred também começaram a liberar o Pix por aproximação através do Google Pay.

Apesar de obrigatória aos bancos, a disponibilização do Pix por aproximação será facultativa pelos aplicativos, assim como a aceitação do recurso pelas maquininhas. O que levou o BC a recomentar aos usuários do Pix que consultem suas respectivas instituições financeiras em relação à disponibilização ou não da nova ferramenta.

No início desse mês também começaram a vigorar os efeitos da Resolução BCB 443, publicada em dezembro do ano passado pelo Banco Central, que autoriza o pagamentos de boletos através do Pix e que introduz, dentre outras, a modalidade de Pix dinâmico, que permite a mudança de titularidade da parte beneficiada.

De acordo com o BC, o pagamento de boletos através do Pix, que já vinha ocorrendo de forma experimental por algumas instituições, ocorrerá através de um QR Code específico inserido no próprio boleto.

A Resolução também cria o boleto dinâmico, uma modalidade de boleto de cobrança que será utilizada na negociação de títulos representativos de dívidas entre empresas, com ganhos de segurança e eficiência nessas negociações, conforme noticiou o BC.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário