MTEC Energia

Divulgado plano de manejo do Parque Distrital Recanto das Emas

Documento estabelece normas gerais e zoneamento ambiental da unidade de conservação O Plano de Manejo do Parque Distrital Recanto das Emas, ...

Documento estabelece normas gerais e zoneamento ambiental da unidade de conservação

O Plano de Manejo do Parque Distrital Recanto das Emas, aprovado nesta quarta (12), ajuda a estabelecer o equilíbrio entre a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos | Foto: Divulgação/Sema-DF

Foi publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) desta quarta-feira (12), a instrução normativa nº 5/2025, que aprova o plano de manejo do Parque Distrital Recanto das Emas, Unidade de Conservação de Proteção Integral administrada pelo Instituto Brasília Ambiental. O documento prevê as normas gerais e as zonas de manejo para a área protegida.

O documento recém-aprovado é uma ferramenta estratégica para a gestão, ao promover o equilíbrio entre a conservação da biodiversidade e o uso sustentável dos recursos. Ele foi elaborado no âmbito do projeto Conserva Cerrado, um convênio firmado entre o Brasília Ambiental, a Fundação Banco do Brasil e a Funatura – Fundação Pró-Natureza.

Em setembro de 2024, foi realizada uma oficina participativa com lideranças da comunidade local e instituições governamentais para a escrita e validação do propósito, da significância do parque e de seu diagnóstico. Com as contribuições dos participantes, a equipe do Brasília Ambiental consolidou o documento e apresentou a prévia do plano de manejo em uma reunião pública realizada em 30 de janeiro.

O presidente do Brasília Ambiental, Rôney Nemer, destacou a importância da participação popular no processo. "É com muita alegria que vejo concretizado o plano de manejo do Parque Distrital Recanto das Emas, fruto da contribuição da comunidade local, que entendeu que o parque não pertence ao governo, e sim a toda a população, que precisa cuidar e zelar pelo nosso Cerrado", comemorou Nemer.

Proteção integral

Os parques distritais são uma categoria de Unidades de Conservação de Proteção Integral, de uso mais restrito, cujo objetivo é preservar ecossistemas naturais de grande relevância ecológica e beleza cênica. Eles possibilitam a realização de pesquisas científicas, o desenvolvimento de atividades de educação e interpretação ambiental, a recreação em contato com a natureza e o turismo ecológico.

A visitação pública está sujeita a normas e restrições estabelecidas no plano de manejo da unidade, assim como a pesquisa científica, que depende de prévia autorização do órgão responsável pela administração do parque.

"A conscientização ambiental vai muito além de cuidar do nosso meio ambiente. Significa refletir sobre a garantia do nosso futuro e das novas gerações. O GDF acompanha de perto as mudanças climáticas e a necessidade de preservarmos nosso bioma", concluiu a vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão.

*Com informações do Instituto Brasília Ambiental

Por Agência Brasília

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário