MTEC Energia

Sobem os créditos, mas “Ainda Estou Aqui” segue em Brasília

No dia marcado para o assassinato de Alexandre de Moraes, Bolsonaro põe "pá de cal" na comissão que investigava os mortos e desapa...

No dia marcado para o assassinato de Alexandre de Moraes, Bolsonaro põe "pá de cal" na comissão que investigava os mortos e desaparecidos

Por Xico Sá | ICL

“Ainda Estou Aqui” não acaba quando termina. Nem quando a gente limpa lágrimas e ciscos da história do canto dos olhos. Você deixa o cinema, mas segue dentro de uma polaroid esmaecida. O filme-memória tem até uma cena pós-crédito que só ficamos sabendo agora.

Interior/Dia/Esplanada dos Ministérios, Brasília. Com o voto contra de Vera Paiva, filha do ex-deputado Rubens Paiva, o então presidente Jair Bolsonaro determina a extinção da Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos (CEMDP), órgão responsável por investigar crimes praticados durante a Ditadura Militar.

A cena pós-crédito se passa em 15 de dezembro de 2022. Exatamente no dia marcado, no roteiro da tentativa de golpe, para o assassinato do ministro Alexandre de Moraes (STF) — duas outras mortes, a de Lula e do vice Geraldo Alckmin, aconteceriam até o Réveillon.

A ordem de Bolsonaro foi para “cimentar” definitivamente uma laje por cima das sepulturas. “Esses cadáveres não podem continuar exalando fedor no país”, disse, nesse mesmo dia, a obediente ministra Damares Alves — a Comissão Especial de Mortos e Desaparecidos Políticos era ligada ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

Nascida em 1995, no governo de Fernando Henrique Cardoso, a instituição foi reforçada e ampliada em 2012, na gestão de Dilma Rousseff, com a Comissão Nacional da Verdade. Foi a CNV que desvendou e revelou o caso Rubens Paiva, um dos mais exemplares das suas investigações.

Na cena pós-crédito de “Ainda Estou Aqui”, Vera Paiva é acompanhada, no seu voto contra o fim da Comissão, por Diva Soares Santana (irmã de Dinaelza Santana, militante do PCdoB morta pela Ditadura Militar) e Ivan Marx, representante do Ministério Público Federal.

Em vão. Bolsonaro gargalhava com a sua maioria vencedora. Votaram pela “pá de cal” Marco Vinicius Pereira de Carvalho (conselheiro-presidente), Jorge Luiz Mendes de Assis (representante dos militares), Filipe Barros (deputado do PL do Paraná) e Paulo Fernando Melo da Costa (escalado no grupo pelo senador Magno Malta, do PL capixaba).

A comissão só seria recriada, no terceiro governo Lula, em 04 de julho de 2024, depois de importantes pressões políticas de parentes de mortos e desaparecidos.

“Ainda Estou Aqui” — dirigido por Walter Salles, baseado no livro de Marcelo Rubens Paiva — tem sequência nas revelações sombrias da tentativa de golpe dos militares. Está no 8 de janeiro, segue história adentro, nas palavras de Vera Paiva no episódio do “Em Detalhes”, com Gabriela Varella ­— videocast do ICL Notícias.

Quando a luz apaga, quando a luz acende, “Ainda Estou Aqui” segue obra aberta para a lágrima coletiva e para o acréscimo particularíssimo de cenas extras de cada um. No claro-escuro, vemos ainda os monstros. Eunice lembra sim que um novo mundo tarda a nascer.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário