MTEC Energia

Opinião - Muito além do fluxo: a experiência do cliente como pilar de sucesso para shoppings

Crédito: divulgação Cida Oliveira* Na vida, em diversas situações, costumamos usar a máxima de que quantidade não representa qualidade. Ao a...

Crédito: divulgação

Cida Oliveira*

Na vida, em diversas situações, costumamos usar a máxima de que quantidade não representa qualidade. Ao analisarmos quais elementos devem servir como norteadores para a gestão de um shopping center, essa mesma máxima também deve vir em primeiro lugar. Muito além da simples contagem de fluxo — o “entra e sai” de pessoas —, o que deve ser colocado sempre como premissa é que a experiência do cliente é o que trará impacto direto no sucesso do estabelecimento e, por consequência, no aumento do consumo. 

A mudança no comportamento do consumidor fez com que os clientes se tornassem mais exigentes, buscando mais do que apenas adquirir produtos. Vivemos a Era da Experiência, potencializada pela popularização dos smartphones e das redes sociais. Consumidores se tornaram usuários ávidos por compartilharem suas vivências - boas e ruins! - em seus perfis. E nessa jornada, todos estão em busca de experiências marcantes, em que o inesperado se transforme em memórias dignas do "feed" de cada um.

Na relação com um shopping center, o que essas pessoas desejam é uma experiência completa, que inclua lazer, conveniência e também encantamento. O tempo é precioso. Com o crescimento do e-commerce, o papel do shopping center mudou: ele não deve mais ser apenas um local para o usuário entrar, comprar e sair rapidamente. Os shoppings devem se apresentar como espaços de socialização, vivência e entretenimento. 

O objetivo, ao planejar as estratégias de marketing de um shopping, deve ser criar memórias agradáveis que permaneçam na mente dos usuários. Experiências positivas podem transformar clientes eventuais em frequentadores assíduos, tornando-os propensos a permanecer por mais tempo no local e, consequentemente, a consumir mais. É a sensação de bem-estar e satisfação que tende a aumentar o tempo que os clientes passam dentro do shopping.

Uma praça de alimentação variada, opções de lazer como cinema, teatro ou outros entretenimentos, além de espaços para a prestação dos mais diversos tipos de serviços, tornam-se grandes atrativos para aumentar o cobiçado alto fluxo de pessoas. Mas é preciso ir além, se você surpreende positivamente seu público com interações e vivências inesperadas você se conecta cada vez mais a ele. Conhecer bem e estar totalmente alinhado com este público são requisitos fundamentais para que essa conexão ocorra. Quando há domínio sobre o público-alvo, é possível desenvolver ações e gerar experiências que façam sentido e resultem em engajamento. Para isso, é preciso apostar constantemente em inovação, criatividade e exclusividade. 

Campanhas em datas comemorativas, bem direcionadas, são um bom exemplo de como um shopping pode mobilizar os consumidores em determinados períodos, gerando não apenas fluxo, mas também um sentimento de satisfação e recompensa diante da compra realizada. No entanto, o mais importante é o que está por trás de tudo isso: a percepção de valor que o shopping gera e que se converte em um vínculo entre o consumidor e o estabelecimento. 

Quando um shopping aposta na diferenciação, ele fortalece o posicionamento e a reputação de sua marca. Sem desconsiderar a importância do fluxo, é esse fortalecimento que será determinante para o sucesso do estabelecimento a longo prazo.

*Cida Oliveira, diretora de marketing do Grupo Tacla Shopping.


 

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

100 ANOS,1,abnt,25,ação humanitária,2,Ação social,45,acessibilidade,6,acidente de trabalho,6,Acolhimento,1,adasa,16,administração,20,Aerolula,1,agricultura,50,agro,233,agroindústria,14,agronegócio,41,água,58,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,49,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,30,Aniversário,7,antissocial,4,anvisa,2,aposentdos,4,aposta,9,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,48,artigo,41,asm,1,Assistência social,8,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,900,automobilsmo,4,aviação,14,AZERBAIJÃO,1,Banco Regional de Brasília,5,Basília,1,BCB,3,beleza,1,bem estar,19,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,bioinsumos,1,biscoito,1,BNDES,2,bolacha,1,Bolsa Família,1,bombeiros,7,Brasil,57,Brasília,55,BRB,44,brics,6,BRING KIDS BACK UA,1,caesb,21,café,7,câmeras,4,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,22,Canadá,1,câncer,16,candidatura,5,Carnaval,22,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,6,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CBMDF,2,CCBC,1,CEB,9,Ceilândia,2,celular,13,censura,2,Centro Administrativo,1,Cesta Básica,4,charge,3,China,8,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,126,Cidades,177,ciência,27,cinema,22,CLDF,94,clima,45,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,51,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,18,comemoração,23,comércio,35,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,41,comunicação,14,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,53,condomínio,72,condomínios,18,conic,1,conselho profissional,32,construção civil,41,construtoras,5,consulta pública,27,consumidor,31,consumo,13,conta,11,contabilidade,4,contribuição sindical,7,convênio,3,CONVITE,32,convivência,1,COP27,1,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,4,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,44,CPI,1,crianças,18,Criptoativos,2,crise,16,crise hídrica,16,CTJ Hall Casa Thomas Jefferson,1,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,179,curso superior,3,cursos,48,data,1,data comemorativa,42,DATA NACIONAL,3,debate,3,Defesa,10,democracia,10,dengue,16,Deputado Distrital,23,Deputado Federal,17,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Detran,55,DF,17,DFTrans,6,DIA DA VITÓRIA,1,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,10,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,21,diploma,1,diplomacia,25,direita,3,direito,94,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,60,Distrito Federal,202,ditadura militar,7,dívida pública,2,dívidas,26,documento,9,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,9,ecologia,10,economia,496,economistas,3,Edital,14,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,344,EGITO,1,eleições,232,Eleições 2022,144,eleitor,17,eletricidade,17,elevadores,9,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,14,empreendedorismo,57,empreender,14,empregado,13,empregos,101,empresas,149,energia,96,engenharia,135,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,58,entretenimento,41,Escola de Síndicos,33,escorpião,2,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,104,estatuto,2,estilo de vida,4,estradas,14,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,77,exercícios,3,exportação,33,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,14,família,3,Famosos,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,8,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,5,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,40,FIFA,1,fim de ano,21,fim de semana,1,finanças,51,finanças pessoais,87,Fipecafi,1,fiscal,1,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,23,Galeteria Beira Lago,1,gás,15,gastronomia,78,GDF,301,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,8,Gilvan Maximo,1,Gim,1,Goiás,388,golpe,33,golpismo,24,Governador,53,Governo,132,greve,8,Grupo Pereira,3,guerra,25,habitação,86,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,13,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,7,IBRAM,3,Idoso,12,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,112,impeachment,4,impostos,114,inadimplência,8,incc,1,incêndio,25,INCLUSÃO,4,indígena,2,indústria,99,inelegibilidade,3,inflação,215,Informação,39,informática,1,ingressos,1,inovação,73,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,7,INSS,3,internacional,71,internet,112,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,8,Jornalismo,90,Juarezão,1,justiça,264,juventude,5,Lançamento,1,lazer,59,Legislação,8,lei,24,LGPD,7,licitação,24,literatura,1,livro,29,livros,1,loteria,4,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,12,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,9,material de construção,2,MCB,101,MCIT,2,MCTI,4,medicamentos,12,medicina,21,MEI,2,meio-ambiente,117,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,52,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,11,Microsoft,1,mídia,12,militar,10,Minas Gerais,7,mineração,12,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,18,mobilidade urbana,35,moda,7,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,106,Mulheres na Política,11,multa,7,mundo,170,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,19,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,10,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,17,NOTICIAS,1053,NOTÍCIAS,42,notificação,1,novacap,4,Novembro Azul,1,nutrição,4,obras,143,ocupe o centro,1,opinião,242,Oportunidade,3,orçamento,22,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,Padre Bernardo-GO,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,6,Partidos Políticos,61,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,pcdf,3,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,13,pesquisa,30,petrobras,16,petróleo,19,PL,26,playground,2,pmdb,1,PMDF,2,podcast,2,polícia,134,Política,377,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,9,prefeitura,12,Premiação,32,presidência da república,11,presidenta,1,presidente,24,previdência,11,privatização,5,Procon,3,profissional,35,profissões,9,Projeto de Lei,82,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,14,pt,2,qualificação,36,Quit,6,rádio,2,recicláveis,5,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,47,reformas,9,registro,4,regras de convivência,15,relacionamento,5,religião,24,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,10,São Paulo,19,Sarah Kubitscheck,1,saúde,682,sedhab,2,segeth,1,segurança,142,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,29,Serviço,1,serviço social,8,serviços técnicos,10,servidor público,7,SES-DF,1,sesc,6,setor elétrico,31,setor energético,36,setor produtivo,51,sia / guará,14,sicredi,1,sindicatos,25,síndico,124,síndicos,10,SLU,11,smartphone,3,socialismo,1,Sociedade,9,solar,9,Solidariedade,41,sonegação,20,sorteio de casas,1,STF,41,subsíndico,1,Supermercados,4,Supremo,2,sustentabilidade,86,tarifas,30,taxa,8,TCDF,1,Teams Ideas,1,teatro,1,técnico,17,técnicos industriais,11,tecnologia,195,telecomunicação,24,tempo,16,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,94,Trabalho,45,transito,5,trânsito,52,transparência,1,transporte,11,transporte coletivo,63,transportes,35,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,61,turismo,99,TV,13,UCRÂNIA,1,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,50,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,2,video,14,vinho,4,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Opinião - Muito além do fluxo: a experiência do cliente como pilar de sucesso para shoppings
Opinião - Muito além do fluxo: a experiência do cliente como pilar de sucesso para shoppings
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDD7dDn6xG4gpBLRNKaSduKKDHT72wCmEYvNIwJI5JPKegqQms9AJk4-a2eQSzWsyX4VazHL2lHaGoIZ-0YdYgVCbc4Llxmq6AUsb3DJ73gLomfiD6DUrFrX9tva5uQXY31dX5CwJPD0Bi1NFWvEOC8L9LH8FHU5P3EIXMMB3GyfaqS1YzBBs89qHT1RKa/s320/Cida-Oliveira-diretora-de-marketing-do-Grupo-Tacla.jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjDD7dDn6xG4gpBLRNKaSduKKDHT72wCmEYvNIwJI5JPKegqQms9AJk4-a2eQSzWsyX4VazHL2lHaGoIZ-0YdYgVCbc4Llxmq6AUsb3DJ73gLomfiD6DUrFrX9tva5uQXY31dX5CwJPD0Bi1NFWvEOC8L9LH8FHU5P3EIXMMB3GyfaqS1YzBBs89qHT1RKa/s72-c/Cida-Oliveira-diretora-de-marketing-do-Grupo-Tacla.jpg
Atualidade Política
https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/10/opiniao-muito-alem-do-fluxo-experiencia.html
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/10/opiniao-muito-alem-do-fluxo-experiencia.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário