MTEC Energia

MME anuncia R$ 6 bilhões em investimentos para descarbonização da indústria por meio de hubs de hidrogênio

Foto: Tauan Alencar/MME Iniciativa do Ministério de Minas e Energia visa consolidar polos de hidrogênio no Brasil até 2035, além de aproveit...

Foto: Tauan Alencar/MME


Iniciativa do Ministério de Minas e Energia visa consolidar polos de hidrogênio no Brasil até 2035, além de aproveitar os abundantes recursos energéticos do país e a criatividade do setor industrial


Oministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira anunciou, nesta quinta-feira (3/10), a disponibilização de cerca de R$ 6 bilhões em investimentos para descarbonização da indústria por meio de hubs de hidrogênio em todo o mundo. A iniciativa conta com a parceria do Climate Investment Funds (CIF). O fundo internacional vai disponibilizar financiamento de baixo custo para alavancar projetos do setor. O anúncio foi feito em reunião paralela do Ministerial de Energia Limpa e Missão Inovação (CEM-MI, sigla em inglês), em Foz do Iguaçu (PR).

Silveira ressaltou a importância de mais uma parceria internacional, desta vez com o Reino Unido. Será aberta chamada pública para o recebimento de projetos em hidrogênio de baixa emissão de carbono.

“Essa ação é parte fundamental do Programa Nacional de Hidrogênio (PNH2), e está alinhada com o nosso plano de trabalho trienal 2023-2025. Queremos consolidar polos de hidrogênio de baixa emissão no Brasil até 2035, aproveitando nossa vasta riqueza de produtos energéticos e a criatividade do nosso setor industrial”, afirmou o ministro.

O projeto selecionado de diversos países será convidado a apresentar um Plano de Investimento e, se este for aprovado, será elegível para receber o financiamento.

Segundo o ministro, os polos servirão para integrar as etapas de produção, armazenagem e transporte, conectando diferentes setores da economia. “Estruturar estes polos nos permitirá atender não só a demanda local, como nos tornar um país competitivo no cenário global de hidrogênio“, finalizou o ministro.

A chamada pública busca soluções que atendam aos critérios de elegibilidade, alinhadas com os objetivos do CIF e focadas na descarbonização de setores industriais difíceis de abater. As propostas selecionadas poderão ter a oportunidade de compor o plano de investimentos do Brasil para acessar o financiamento, que poderá cobrir desde projetos de engenharia até a aquisição de equipamentos e capital de giro.

Participaram do evento a CEO do CIF, Tariye Gbadegesin (à direita) e ministra do Clima pelo Departamento de Segurança Energética e Net Zero do Reino Unido, Kerry McCarthy.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário