MTEC Energia

Audiência no STF mantém hacker da vaza jato algemado em investigação sobre invasão ao sistema do CNJ

Hacker da Vaza Jato permanece algemado em audiência do STF sobre invasão ao CNJ. Deputada Zambelli também é investigada.

Segurança prevalece na audiência virtual do hacker Walter Delgatti Neto - Foto: Marcos Oliveira/Agência Senado

Audiência no STF Mantém Hacker da Vaza Jato Algemado em Investigação sobre Invasão ao Sistema do CNJ


Em uma audiência online realizada nesta terça-feira (1º/10) pelo Supremo Tribunal Federal (STF), Walter Delgatti, conhecido como o hacker da Vaza Jato, permaneceu algemado durante todo o procedimento, apesar de seu pedido para ter as algemas removidas. A audiência faz parte da investigação sobre a suposta invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).

Delgatti, que está preso em São Paulo, participou da sessão por videoconferência. Seu advogado, Ariovaldo Moreira, solicitou a retirada das algemas no início da audiência, argumentando que isso já havia ocorrido em uma ocasião anterior. No entanto, o agente penal presente na sala informou que, devido à presença de outros oito custodiados, não seria possível atender ao pedido por questões de segurança.

O caso em questão envolve também a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP), que compareceu à audiência para acompanhar os depoimentos das testemunhas. Na semana anterior, Zambelli havia solicitado dispensa da audiência de instrução, alegando mal-estar.

Carla Zambelli e Walter Delgatti, investigados por suposta invasão ao sistema do CNJ e falsidade ideológica. - Foto: Reprodução/Twitter Carla Zambelli
Carla Zambelli e Walter Delgatti, investigados por suposta invasão ao sistema do CNJ e falsidade ideológica. Dupla também é acusada de invasão e falsificação no sistema judiciário - Foto: Reprodução / X (Twitter) Carla Zambelli

Segundo as investigações, Delgatti e Zambelli são suspeitos de terem invadido seis sistemas do Poder Judiciário em 13 ocasiões distintas, entre agosto de 2022 e janeiro de 2023. Eles teriam inserido 16 documentos falsos nas plataformas, incluindo um mandado de prisão contra o ministro Alexandre de Moraes, do STF, além de ordens de quebra de sigilo bancário e bloqueio de bens do magistrado.

A denúncia da Procuradoria-Geral da República afirma que os dois tinham como objetivo "adulterar dados" e "prejudicar a administração do Judiciário, da Justiça e da credibilidade das instituições", visando obter vantagens políticas para Zambelli. O Ministério Público alega que a deputada teria contratado Delgatti para realizar as invasões, oferecendo em troca um contrato formal para prestação de serviços relacionados à sua atividade parlamentar.

Os acusados respondem pelos crimes de invasão a dispositivo informático e falsidade ideológica. Uma nova audiência foi marcada para a próxima segunda-feira, dia 7 de outubro, para dar continuidade ao caso.

A manutenção das algemas em Delgatti durante a audiência levanta questões sobre as condições de segurança e a flexibilidade do sistema judicial em situações como esta, especialmente considerando a natureza virtual do procedimento.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário