MTEC Energia

Adasa: Audiência pública delibera diretrizes para gestão de efluentes

Evento da Adasa discute controle de protocolos adequados de despejos coletados por caminhões limpa-fossa e diretrizes para gestão de efluentes.

Fotos: Adasa / Assessoria de Comunicação Institucional (ACI)

Evento discute controle de protocolos adequados de despejos coletados por caminhões limpa-fossa


Nesta terça-feira (22/10), a Agência Reguladora de Águas, Energia e Saneamento Básico do Distrito Federal (Adasa) realizou audiência pública para obter sugestões referentes à minuta de resolução que estabelece diretrizes e procedimentos para o cadastro de interessados na execução das atividades de coleta, acondicionamento, transporte e descarte de resíduos de caixas de gordura, de caixa de passagens, de efluentes de banheiro químico e do lodo provenientes de solução alternativa de esgoto realizadas por caminhões limpa-fossa.

A proposta de resolução apresentada pelo coordenador de regulação da Superintendência de Água e Esgoto (SAE), Leandro Diniz, tem por objetivo promover a gestão adequada dos resíduos, prevenindo a poluição do solo e dos recursos hídricos, além de garantir a saúde pública da população do Distrito Federal.

Diniz, iniciou com uma breve explicação sobre o papel da SAE, destacando instrumentos de gestão dos serviços de saneamento básico no DF, especialmente no que tange a regulamentação dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário. Ele também mencionou as metas de universalização destes serviços previstas no Plano Distrital de Saneamento Básico - PDSB e Plano de Exploração dos Serviços.


De acordo com o coordenador, o problema regulatório estudado durante a Análise de Impacto Regulatório – AIR realizada pela área técnica consiste no descarte inadequado do lodo séptico coletado por caminhões limpa-fossa no DF.  A análise apontou as melhores alternativas a serem implementadas, incluindo a edição de resolução da Adasa. Por fim, Diniz apresentou a estrutura da resolução proposta, detalhando cada artigo.

Durante a audiência, representantes da Caesb e empresas que oferecem serviços de limpa-fossa trouxeram contribuições ao texto que serão devidamente analisadas, consolidadas e respondidas pela Adasa.

Compuseram a mesa da reunião pública: o diretor da Adasa, Felix Palazzo; o ouvidor, Fernando Martins de Freitas; a superintendente substituta de Água e Esgoto, Rossana de Castro; o assessor da Assessoria Jurídico-Legislativa, Ciro José de Freitas; e o secretário-geral substituto da Agência, Nelson Gomes Moço Neto.

Os interessados em contribuir com o texto da minuta ainda podem enviar sugestões para AP-008-2024@adasa.df.gov.br até às 18h do dia 25/10. A minuta de resolução e os documentos que a fundamentam podem ser conferidos no site da Adasa, na área "Audiências Públicas em andamento" – “Audiência Pública nº 008/2024."

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário