MTEC Energia

Ministério Público instaura inquérito contra BRB por publicidade irregular na Torre de TV de Brasília

Torre360 BRB - Foto: Divulgação A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira(11) A Promotoria de Justiça de Defesa...

Torre360 BRB - Foto: Divulgação

A Portaria foi publicada no Diário Oficial da União desta quinta-feira(11)


A Promotoria de Justiça de Defesa da Ordem Urbanística (PROURB) do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) instaurou um inquérito civil público para investigar a fixação de engenhos publicitários irregulares nas fachadas da Torre de TV de Brasília pelo Banco de Brasília (BRB).

Segundo a Portaria nº 71, publicada no Diário Oficial da União em 11 de julho de 2024, o MPDFT busca coletar elementos para uma possível ação civil pública visando a restauração da ordem urbanística e a responsabilização por danos morais coletivos.

A investigação teve início após uma notificação emitida pela DF Legal, órgão de fiscalização do Distrito Federal, que já havia intimado o BRB a remover a publicidade irregular. O banco teria solicitado a suspensão das notificações, pedido que foi negado pela administração pública.

Mirante da Torre de TV - Foto: Reprodução Web

Um parecer técnico da ATURB concluiu que o engenho publicitário afixado na Torre de TV está em desacordo com o Plano Diretor de Publicidade, além de causar poluição visual no monumento arquitetônico e prejudicar a paisagem urbana.

A promotora Marilda dos Reis Fontinele, responsável pelo caso, destacou que as irregularidades não se limitam apenas à esfera administrativa, podendo constituir crime contra o ordenamento urbano e o patrimônio cultural, conforme previsto no artigo 63 da Lei nº 9.605/98.

Como parte das medidas iniciais, o MPDFT solicitou a abertura de um inquérito policial para investigar a possível prática do delito mencionado. O prazo inicial para a conclusão do inquérito civil é de um ano, podendo ser prorrogado se necessário.

O caso levanta questões sobre a preservação do patrimônio arquitetônico de Brasília, cidade reconhecida como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, e o equilíbrio entre interesses comerciais e a manutenção da ordem urbanística na capital federal.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário