MTEC Energia

Fieg promove Road Show e apresenta oportunidades do mercado global Halal

O encontro contou com participação do vice-presidente da Fieg Emílio Bittar; do secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant'Anna Braga...

O encontro contou com participação do vice-presidente da Fieg Emílio Bittar; do secretário de Indústria e Comércio, Joel Sant'Anna Braga Filho; da representante da Apex Brasil, Cíntia Faleiro; e dos gerentes da CCAB Fernanda Dantas e Marcos Vinícius - Fotos: FIEG / Divulgação

Evento visa promover expansão da indústria Halal em Goiás


Na última semana, Goiânia foi palco de um evento significativo para o setor de alimentos e bebidas. A Federação das Indústrias do Estado de Goiás (FIEG) promoveu, na quarta-feira (03/07), o Road Show Halal do Brasil, em parceria com a Câmara de Comércio Árabe-Brasileira (CCAB) e a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil). O evento, realizado na Casa da Indústria, destacou as oportunidades e desafios do mercado global Halal, atraindo a atenção de empresários e representantes do setor produtivo goiano.

Potencial do Mercado Halal

O mercado de alimentos Halal movimenta impressionantes US$ 1,4 trilhões globalmente, com uma expectativa de crescimento anual de 6,1%. Estimativas da Organização das Nações Unidas (ONU) indicam que a população muçulmana pode chegar a 3 bilhões de pessoas até 2050. Atualmente, o Brasil é o segundo maior fornecedor de produtos Halal do mundo, exportando para 51 países islâmicos. A Índia é o único país à frente do Brasil nesse mercado.

Fernanda Dantas, gerente de Projetos Internacionais da Câmara Árabe: empresas querem participar de iniciativas que as coloquem em contato com os clientes halal

Participação de Autoridades e Especialistas

O Road Show contou com a presença de diversas autoridades, incluindo o vice-presidente da FIEG, Emílio Bittar, o secretário de Indústria e Comércio de Goiás, Joel Sant'Anna Braga Filho, e a representante da ApexBrasil, Cíntia Faleiro. Especialistas da CCAB, como a gerente de Projetos Internacionais, Fernanda Dantas, e o gerente de Inteligência de Mercado, Marcus Vinícius, também participaram, apresentando dados e estatísticas sobre o mercado muçulmano e aspectos técnicos da certificação Halal.

Diversificação e Expansão dos Setores Halal

Além dos alimentos, o evento destacou a crescente diversificação de setores que adotam a certificação Halal, incluindo moda, cosméticos e fármacos. A Ásia é o principal importador de produtos Halal, representando 43% das importações, seguida pelos países árabes (16,4%) e pela União Europeia (14,6%).

Visitas Técnicas e Interesses Locais

A programação do Road Show incluiu visitas técnicas a indústrias goianas, como a Imperador Alimentos, em Aparecida de Goiânia, e a Rancheiro, em Anápolis, além do Instituto Senai de Tecnologia (IST) em Alimentos e Bebidas, em Goiânia. Essas visitas foram fundamentais para demonstrar as oportunidades práticas e os requisitos técnicos para a certificação Halal.

Futuras Participações e Feiras Internacionais

Empresas goianas mostraram grande interesse em aderir ao Projeto Halal do Brasil, buscando capacitação e certificação para exportar produtos Halal. Algumas dessas empresas planejam participar do Projeto Comprador, organizado para o segundo semestre, onde importadores de países muçulmanos virão ao Brasil para negociar com fornecedores locais. Além disso, há um interesse significativo em participar da Feira Mihas, a maior do mercado Halal no mundo, que ocorrerá em setembro na Malásia.

Perspectivas e Oportunidades

O Road Show Halal do Brasil, promovido pela FIEG, foi um sucesso ao apresentar as vastas oportunidades do mercado global Halal às indústrias goianas. Com a crescente demanda mundial por produtos Halal e o potencial produtivo do estado de Goiás, as empresas locais estão bem posicionadas para expandir suas operações e capturar novas fatias desse mercado promissor.

Próximos Passos

Depois do apoio dado durante a edição de Goiânia do Road Show, que são os encontros regionais do Projeto Halal realizados pelo Brasil, a SIC incentivou os empresários goianos a participar de uma rodada de negócios com compradores islâmicos, que será realizada em São Paulo, de 5 a 9 de agosto. O encontro é exclusivo para os setores de alimentos e bebidas.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário