MTEC Energia

Opinião - A integração entre crianças no espaço escolar

Crédito: Divulgação   *Michelle Norberto A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social...

Crédito: Divulgação


 *Michelle Norberto

A escola, mais do que um simples espaço de ensino, desempenha um papel essencial na formação social das crianças. Ela atua como um cenário primordial para o desenvolvimento de habilidades sociais fundamentais e para a assimilação dos variados papéis sociais que desempenhamos ao longo da vida. Além da transmissão de conhecimentos tradicionais, a escola serve como um microcosmo da sociedade, onde as crianças aprendem a interagir entre si de maneira construtiva, colaborar em projetos comuns, e acima de tudo, cultivar o respeito pelas inúmeras diferenças individuais e culturais. Neste ambiente, os alunos são incentivados a desenvolver empatia e compreensão mútua, habilidades essas que são indispensáveis para o sucesso não só no ambiente escolar, mas em todas as esferas da vida adulta.

Este ambiente coletivo fomenta a interação entre crianças de diversas origens, com diferentes experiências de vida, sociais e culturais. Na convivência diária e nas interações com seus pares, as crianças desenvolvem habilidades sociais essenciais, como empatia, tolerância e respeito mútuo. Identificam suas diferenças e semelhanças, conseguindo dessa forma a formarem seus grupos a partir de seus interesses. 

Além disso, no contexto escolar, elas aprendem a desempenhar diferentes papéis sociais e a se relacionar de maneira construtiva com os demais. Ao participar em atividades diversificadas e em projetos de grupo, as crianças têm a oportunidade de explorar seus potenciais e interesses, o que contribui para o desenvolvimento de uma autoconsciência mais aprofundada e uma compreensão ampliada do mundo à sua volta. Essas experiências promovem habilidades vitais como liderança, cooperação, flexibilidade em alternar funções, trabalho em equipe e comunicação eficaz. São nesses momentos, que alternam a vivência de liderar e serem liderados, de poder auxiliar e serem auxiliados, por exemplo.  

Por exemplo, em projeto interdisciplinares, em que a matemática pode se encontrar com a arte, as crianças não só aplicam conceitos numéricos em contextos criativos, mas também aprendem a valorizar a perspectiva e as habilidades uns dos outros, fomentando um ambiente de respeito mútuo e apreciação da diversidade. Assim como aprendem com as trocas entre si, entre os pares. 

Em todo esse processo, os educadores atuam como verdadeiros mediadores. Ao identificarem situações de conflitos, a intervenção é crucial para orientar as crianças a resolverem problemas de forma construtiva e pacífica, ampliando assim o repertório de habilidades sociais. Ao facilitarem a integração e mediar interações, os educadores capacitam os alunos a expressar sentimentos e necessidades de maneira assertiva, promovendo um ambiente escolar pautado pelo respeito mútuo e pela convivência harmoniosa.

Essa abordagem não só resolve desavenças momentâneas, mas também ensina lições valiosas sobre empatia, escuta ativa e negociação, preparando as crianças para se tornarem adultos conscientes e responsáveis em suas futuras interações sociais.

Os educadores precisam ter um olhar e acompanhamento atento para além das aprendizagens formais e de conceito. É necessário acompanhar o desenvolvimento das crianças de forma integral, é proporcionar ações e vivências que tenham o objetivo de trabalhar e desenvolver os aspectos socioemocionais e coletivos. 

*Michelle Cristina Norberto Martins, especialista em Psicologia Educacional e Educação Inclusiva do Centro de Inovação Pedagógica, Pesquisa e Desenvolvimento (CIPP) dos colégios do Grupo Positivo. 


COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário