MTEC Energia

Opinião: Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio - Proteção Perimetral

     Hervem Bozello* É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do brasileiro é a segurança pessoal...

    



Hervem Bozello*

É uma percepção e o senso comum que uma das maiores, senão a maior das preocupações do brasileiro é a segurança pessoal, da sua família, ou do seu patrimônio. Não há quem não preste atenção em qualquer informação ou notícia sobre esse assunto.

 

Parte dessa percepção se dá por uma sensação de que há crescimento do número de novas ocorrências e pelo advento de novas modalidade de delitos, em especial os praticados por quadrilhas, como exemplos: a quebra de muros, a fuga de presídios.

Hoje, ainda que com grande esforço e emprego de métodos consagrados e outros modernos, as forças de segurança (públicas e/ou privadas) não conseguem conter o avanço da criminalidade, portanto e neste sentido, nada melhor que contar com soluções avançadas e tecnologicamente eficientes a seu favor.

Nesta esteira e visando combater estes delitos o desenvolvimento e novas tecnologias surgem para impedir ou inibir problemas dessa ordem.

Recentemente e com foco na proteção perimetral, uma inovadora tecnologia desenvolvida por uma deep tech brasileira, chamada Alfa Sense, chegou ao mercado de segurança. O sensoriamento óptico, tecnologia capaz de detectar e alarmar de forma imediata e com precisão, sem falsos alarmes, qualquer tentativa de invasão.

Esta inovação, integra-se facilmente a outras tecnologias (câmeras, muros, alambrados etc.) e transforma a barreira perimetral num dispositivo de alta segurança para condomínios, residências ou empresas. Frise-se durante as 24 horas do dia.

Concebido especialmente para qualquer tipo de perímetros, inclusive os complexos, com extensão de até 4 km, o produto se destaca pelo desempenho na proteção perimetral, transformando um cabo de fibra óptica num “microfone” distribuído para captação sonora dos eventos que ocorrem em campo.

Um software, construído com a capacidade de ler os algoritmos especiais (assinaturas únicas), interpreta e converte estes sinais como se fossem “impressão digital” de cada evento (passos, veículos, animais, cortes, escavações, impactos etc.), podendo desta forma, filtrar e classificar com precisão eventos críticos no perímetro, distinguindo-os daqueles que não representam perigo, a exemplo de: chuva, vento forte, pássaros, pequenos animais, entre outros.

A grande vantagem desta “solução avançada” frente a outras tecnologias, é que “alarma” com precisão aqueles eventos que representam real perigo: tentativas de corte de alambrado, escaladas, passos, tentativas de escavação, tentativas de quebra de muro ou tentativas de serra no gradil, entre outros, tornando a gestão e a pronta resposta mais eficientes, facilitando muito a interpretação do evento crítico pelos Operacionais.

Outro atributo de grande importância para a segurança perimetral e que se destaca dentre muitos outros é a eliminação, de forma inédita, pois totalmente automatizada e livre de falhas do próprio sistema, do falso positivo em campo, reduzindo custos operacionais com desnecessários deslocamentos.

Para extensões perimetrais maiores, de até 20 quilômetros, foi desenvolvida uma outra solução nacional ainda mais eficaz, capaz de monitorar e alertar com precisão qualquer tentativa de invasão por meio de um avançado sistema de geolocalização, que utiliza “zonas virtuais flexíveis”, em número ilimitado, para detectar, classificar e localizar exatamente qualquer evento potencialmente crítico antes de sua ocorrência. Com estas características geram-se alertas imediatos e precisos, que permitem “pronta resposta”, adequada e objetiva pelo operador.

Essa nova tecnologia conta com avanços muito importantes, uma vez que utiliza como sensor de campo uma fibra óptica comum de mercado, sem componentes elétricos ou eletrônicos para o monitoramento do perímetro. Esse sensor óptico é robusto e durável (25 anos de garantia), imune a raios, a fenômenos climáticos, a maresia e a quaisquer tipos de interferências eletromagnéticas (EMI) ou de rádio (RFI), ideal para os desafios do território brasileiro.

Outro ponto importante a ser destacado é a flexibilidade de possibilidades de aplicações desta solução avançada, concebidas inicialmente para elevar o nível de segurança e reduzir custo operacional na proteção de estruturas urbanas (condomínios residenciais e industriais), foram expandidas e são empregadas para os mercados de Segurança Eletrônica, Defesa, Energia, Mineração e Óleo & Gás (centros logísticos e de distribuição, portos, aeroportos, indústrias, unidades do setor prisional, subestações de energia, unidades fotovoltaicas terrestres, unidades fotovoltaicas flutuantes, entre muitos outros).

A integração com outros vários “sistemas convencionais” é grande diferencial dessas novas soluções avançadas. A integração é simples e rápida às centrais de alarme, sistemas de controle de acesso, a softwares e equipamentos como VMS, NVR, DVR, drones, entre outros dispositivos.

Esta integração com os demais recursos de segurança permite direcionar automaticamente câmeras, acionar luzes ou sinal sonoro em campo, atuar em sistemas de controle de acesso, permitindo ações e reações, sem exposição a riscos e acionamento dos protocolos de “pronta resposta” do operador, transformando assim, qualquer perímetro numa barreira de alta proteção. 

De aplicação extremamente flexível, essas soluções avançadas têm, inclusive, a capacidade de proteger até trechos sob o solo, um recurso muito importante para a segurança perimetral. Ao instalar a fibra óptica no solo cria-se uma “barreira virtual” e, portanto, invisível ao agressor, aplicável a ambientes onde não é permitido construir muros ou cercas, em especial nas Áreas de Proteção Ambiental (APAs) ou Áreas de Proteção Permanente (APPs).

O objetivo da barreira virtual protetora é a detecção precisa da aproximação de pessoas e veículos. Enfatizando sua ampla gama de aplicações, destacamos que o sensoriamento óptico também pode ser utilizado para monitorar áreas de acesso restrito (cofres, depósitos de armas, subestação de energia), neste caso, indo além do security, entrando no safety prevenindo acidentes, preservando vidas.

O setor de segurança brasileiro a cada momento comprova o alto nível tecnológico empregado no desenvolvimento destas soluções, bem como a multiplicidade de aplicações, a proatividade e precisão do sensoriamento óptico para segurança perimetral. O domínio e avanço tecnológico no desenvolvimento, fabricação e implantação dos sistemas permitem entregar soluções avançadas com alto desempenho e o melhor custo-benefício aos usuários, tendo como grande diferencial a aplicação às características e cenário brasileiro.

São soluções inovadoras, como a que comentamos neste artigo, que incorporam alto nível tecnológico, que são aliados dos operadores e dos cidadãos e que trabalham a favor da vida.

 

 

*Hervem Hudson Bozello é Tenente Coronel Veterano da Polícia Militar de São Paulo, Advogado (pós-graduado em Direto Público e LGPD) e Consultor e Especialista em Segurança Empresarial, com 40 anos de experiência em gestão de riscos e ações de proteção e defesa nos segmentos público e privado, com participação direta na formulação de Políticas de Segurança Empresarial, Planos Municipais de Segurança Pública, Planos de Segurança Patrimonial para estrutura de Óleo e Gás, Condomínios Residenciais, Empresariais e Industriais.


COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,32,acessibilidade,5,acidente de trabalho,5,Acolhimento,1,adasa,3,administração,20,Aerolula,1,agricultura,39,agro,208,agroindústria,11,agronegócio,37,água,50,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,30,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,28,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,28,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,626,automobilsmo,4,aviação,11,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,57,Brasília,49,BRB,38,brics,5,caesb,19,café,5,câmeras,3,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,21,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,CELEBRAÇÃO,1,celular,8,censura,2,Centro Administrativo,1,Cesta Básica,4,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,111,Cidades,142,ciência,16,cinema,15,CLDF,77,clima,33,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,15,comemoração,11,comércio,23,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,28,comunicação,6,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,39,condomínio,72,condomínios,17,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,39,construtoras,5,consulta pública,16,consumidor,29,consumo,11,conta,9,contabilidade,3,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,42,CPI,1,crianças em casa,7,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,148,curso superior,3,cursos,31,data comemorativa,35,DATA NACIONAL,1,debate,3,Defesa,10,democracia,7,dengue,15,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Detran,45,DF,17,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,10,DIA NACIONAL,1,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,18,diploma,1,direita,2,direito,71,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,26,Distrito Federal,195,ditadura militar,6,dívidas,21,documento,8,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,7,ecologia,8,economia,419,economistas,3,Edital,8,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,291,eleições,178,Eleições 2022,144,eleitor,16,eletricidade,14,elevadores,9,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,7,empreendedorismo,51,empreender,14,empregado,13,Emprego,1,empregos,79,empresas,117,energia,90,engenharia,120,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,46,entretenimento,32,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,80,Esportes,2,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,55,exercícios,3,exportação,26,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,6,família,3,Famosos,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,3,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,3,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,28,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,44,finanças pessoais,75,Fipecafi,1,fiscal,1,Foco Educação,1,FocoCAR,1,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,19,Galeteria Beira Lago,1,gás,14,gastronomia,51,GDF,262,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gim,1,Goiás,362,golpe,23,golpismo,11,Governador,51,Governo,119,greve,8,Grupo M4,1,Grupo Pereira,3,guerra,17,habitação,73,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,HOLANDA,1,homenagem,10,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,6,IBRAM,3,Idoso,10,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,103,impeachment,4,impostos,97,inadimplência,7,incc,1,incêndio,13,INCLUSÃO,1,indígena,1,indústria,72,inelegibilidade,3,inflação,201,Informação,33,informática,1,ingressos,1,inovação,63,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,35,internet,85,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,85,Juarezão,1,justiça,198,juventude,4,Lançamento,1,lazer,52,Legislação,8,lei,20,LGPD,6,licitação,20,livro,22,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,6,medicina,19,MEI,2,meio-ambiente,79,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,50,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,11,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,13,mobilidade urbana,28,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,89,Mulheres na Política,10,multa,7,mundo,136,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,8,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,15,NOTICIAS,1057,NOTÍCIAS,43,notificação,1,novacap,3,Novembro Azul,1,nutrição,2,obras,119,ocupe o centro,1,opinião,175,Oportunidade,3,orçamento,15,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,PAÍSES BAIXOS,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,53,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,12,pesquisa,25,petrobras,13,petróleo,17,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,94,Política,323,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,25,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,8,privatização,4,Procon,2,profissional,32,profissões,9,Projeto de Lei,79,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,5,pt,2,qualificação,33,rádio,2,recicláveis,2,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,40,reformas,9,registro,4,regras de convivência,15,REI WILLEM-ALEXANDER,1,RELAÇÃO BILATERAL,1,relacionamento,5,religião,18,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,571,sedhab,2,segeth,1,segurança,120,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,23,Serviço,1,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,4,setor elétrico,27,setor energético,32,setor produtivo,40,sia / guará,14,sindicatos,22,síndico,125,síndicos,9,SLU,9,smartphone,3,socialismo,1,Socialite em Foco,1,Sociedade,3,solar,9,Solidariedade,30,sonegação,16,sorteio de casas,1,STF,34,subsíndico,1,Supermercados,3,Supremo,2,sustentabilidade,77,tarifas,29,taxa,8,TBR,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,8,tecnologia,155,telecomunicação,20,tempo,13,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,84,Trabalho,34,transito,5,trânsito,42,transporte,8,transporte coletivo,53,transportes,32,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,59,turismo,79,TV,11,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,45,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Opinião: Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio - Proteção Perimetral
Opinião: Alta tecnologia em segurança avança para proteger com mais eficiência vidas e patrimônio - Proteção Perimetral
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimM_xrtni5uBxr9ebtPX29XUh1_HtNYtZ_AH87u5h_xf-IOKziOWL4mhEUVHSS59dJ1_3Q-p-z0w6_fMM2vwfa10rzYDwy8YeJi1JCT1dARQGIG5wqXjP7O6y9kZv2E-3L2zyM-3A3-ir3wK3pelHCLsKAJX4-Bx3X0nIjTvvxMtFYZrhjNk8NVPGUyIA/w303-h400/FOTO-8%20(1).jpg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEimM_xrtni5uBxr9ebtPX29XUh1_HtNYtZ_AH87u5h_xf-IOKziOWL4mhEUVHSS59dJ1_3Q-p-z0w6_fMM2vwfa10rzYDwy8YeJi1JCT1dARQGIG5wqXjP7O6y9kZv2E-3L2zyM-3A3-ir3wK3pelHCLsKAJX4-Bx3X0nIjTvvxMtFYZrhjNk8NVPGUyIA/s72-w303-c-h400/FOTO-8%20(1).jpg
Atualidade Política
https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/05/opiniao-alta-tecnologia-em-seguranca.html
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/05/opiniao-alta-tecnologia-em-seguranca.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário