MTEC Energia

Nesta quinta (18/4), lançamento do projeto Infância na Biblioteca

No Dia Nacional da Literatura Infantil, a Biblioteca do Gama recebe teatro de Bonecos e contação de histórias A Voar Arte para a Infância e ...


No Dia Nacional da Literatura Infantil, a Biblioteca do Gama recebe teatro de Bonecos e contação de histórias


A Voar Arte para a Infância e Juventude lançará nesta quinta (18/4), a partir das 9h30, na Biblioteca do Gama (Salão de Múltiplas Funções, Setor Central, Praça 2), o projeto "A Infância na Biblioteca" para celebrar o Dia Nacional da Literatura Infantil. A programação contará com espetáculos de teatro de bonecos e contações de histórias. Tudo com acessibilidade em LIBRAS e Audiodescrição. Além das apresentações serem abertas, o projeto levará alunos da Escola Classe 22 do Gama. "A Infância na Biblioteca" é realizado por meio de um termo de fomento em parceria com o Ministério da Cultura. Informações sobre a programação no Instagram @voarteatrodeboneco 

O produtor executivo do projeto, Marco Augusto, disse que a iniciativa levará  programação cultural e formativa, ou seja, apresentações teatrais, contação de histórias, palestras, oficinas, visitas guiadas e exibições de audiovisual para as bibliotecas públicas do Gama, Santa Maria, Ceilândia e Samambaia.

"Nossa meta é fortalecer as cadeias criativa, produtiva e mediadora do livro e da leitura, sabendo que isso é fator relevante para o desenvolvimento da produção e difusão intelectual para crianças, promovendo o acesso aos bens culturais, à democratização do livro e à promoção da cidadania plena", explica Marco.

Segundo ele, a proposta prevê uma série de atividades presenciais que envolvem a literatura e diversidade cultural para criar uma execução consistente visando que seja replicada em bibliotecas do Sistema Nacional de Bibliotecas Públicas.

"Também visamos estimular a leitura, a produção, a formação de público infantil nas bibliotecas da periferia de Brasília, em especial a difusão das obras artísticas e especialmente, a viabilização do acesso ao teatro e à literatura. O público-alvo é a comunidade local e alunos da rede pública de ensino", explica o produtor, que também é ator, manipulador de bonecos e diretor teatral.








Programação especial do dia 18

Os espetáculos escolhidos para esse dia são baseados em obras literárias, o que é uma característica da Cia. Voar. 

 9h30: Teatro de Bonecos - "Os Meninos Verdes"

A peça infantil adaptada do livro homônimo de Cora Coralina, mostra as pequenas criaturas verdes encontradas no jardim de Dona Cora. Elas conquistam o afeto da poetisa através de suas brincadeiras, estripulias, do exercício da imaginação e da pureza. Tudo com simplicidade, assim como no livro, onde a autora usou ternura para narrar meninices, brincadeiras e sonhos, provocando a identificação não somente nas crianças, mas também nos adultos. A história original é preservada em sua essência, rica em metáforas e simbolismo, revelando o lado da autora que poucas pessoas conhecem. A literatura para crianças de Cora Coralina e as situações do livro são transportadas para o palco através do teatro de bonecos, permitindo criar belas cenas repletas de poesia. Conto lúdico sobre a aceitação do desconhecido encenado por bonecos manipulados pelos atores Alessandra Barros, Gabriel Calasans e Marco Augusto.

10h: Contação de Histórias com Arlene Muniz

A magia das palavras ganha vida com Arlene Muniz! Venha participar de uma viagem pelo mundo da literatura, onde cada história é um convite para imaginar, sonhar e se emocionar. Imperdível para crianças de todas as idades!

14h: Teatro de Bonecos - "João e o Pé de Feijão"

A versão conhecida mais antiga é a de Benjamin Tabart, publicada em 1807 e popularizada por Joseph Jacobs em 1890, com a publicação de "English Fairy Tales".  A peça narra a história de um menino que, movido pela curiosidade e astúcia, vence um gigante e acaba com a fome e a aridez do lugar onde mora, mudando seu destino e de sua família. Um conto popular rico em simbolismo, uma aventura fantástica e de elementos mágicos: a semente que brota até o céu, a galinha dos ovos de ouro, o terrível gigante, a harpa encantada, tudo isso encenado com o encanto do teatro de bonecos.

14h30: Contação de Histórias com Alice de Sousa

Venha se perder nas páginas de histórias encantadas com Alice de Sousa! Em sua companhia, viajaremos por mundos fantásticos, conheceremos personagens inesquecíveis e viveremos aventuras sem igual. Uma tarde dedicada ao poder da imaginação e da literatura!
Não percam essa oportunidade única de celebrar o Dia da Literatura Infantil conosco!

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário