MTEC Energia

Luto na advocacia: falece Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB-DF

O advogado e professor universitário Juliano Costa Couto faleceu neste domingo (28/4), aos 49 anos. A causa da morte ainda não foi confirmad...

O advogado e professor universitário Juliano Costa Couto faleceu neste domingo (28/4), aos 49 anos. A causa da morte ainda não foi confirmada, mas é sabido que Costa Couto enfrentava um câncer no intestino desde 2017. Ele deixa uma esposa e dois filhos, e seu velório está programado para segunda-feira (29/4) às 9h, na Asa Sul



Nascido em Minas Gerais, Juliano se destacou em sua carreira em Brasília, onde se formou em direito em 1997 pela UDF e abriu seu próprio escritório de advocacia. Sua trajetória inclui a presidência da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF) de 2016 a 2018, e importantes contribuições como conselheiro desde 2007 e secretário-geral adjunto da seccional. Era também pós-graduado em direito público, processo civil e mestre em direito constitucional.

O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, lamentou a morte do advogado e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil no DF (OAB/DF) Juliano Costa Couto. "Foi um advogado pleno e um líder incontestável à frente da Seccional da Ordem dos Advogados do Brasil do Distrito Federal, entidade que presidiu de 2016 a 2018, e onde tivemos a oportunidade de trabalhar juntos, revelando sua competência, equilíbrio e permanente disposição para o diálogo", escreveu o chefe do Executivo local nas redes sociais.

Juliano morreu, neste domingo (28/4), aos 49 anos, em decorrência de complicações de um câncer no pulmão. O governador lembrou ainda do legado que deixa o colega de profissão: "Há de inspirar a reafirmar, a cada dia, o compromisso com o espírito público que nos anima. Seu nome será sempre recordado com saudade, tanto pelos amigos e amigas, pela advocacia, pelo Direito que ele defendeu, e por Brasília, que tanto amou. Aos familiares, deixo os mais sinceros pêsames".

Colegas de profissão
Juliano e Ibaneis atuaram juntos na OAB/DF. Ibaneis Rocha presidiu a entidade no triênio 2013-2015 e entregou o cargo a Juliano, em 2016. No discurso durante a posse do novo presidente da Ordem no DF, o atual governador destacou seu espírito de independência e emocionou-se, dizendo que Juliano Costa Couto seria o "maior presidente da história da OAB do Distrito Federal".

 O advogado foi membro de comissões, conselheiro, diretor e presidente da OAB/DF. Após deixar a presidência da OAB, Juliano dedicava-se à advocacia no escritório Costa Couto Advogados, do qual era sócio fundador. Formado pela UDF, em 1997, era mestre em direito constitucional e processo constitucional pelo Instituto Brasileiro de Ensino, Desenvolvimento e Pesquisa (IDP), e pós-graduado em processo civil pelo ICAT-Master/AEUDF. Começou a lecionar em universidade em 2000.

Filho de Ronaldo Costa Couto e Virgínia, admirava e inspirava-se no legado do pai, historiador, professor e político. Ronaldo aposentou-se como conselheiro do Tribunal de Contas do DF e chegou a acumular os cargos de governador do Distrito Federal e ministro do Interior, Gabinete Civil e do Trabalho.

A vice-governadora do DF, Celina Leão (PP), também fez uma manifestação pública de pesar pela morte do advogado. "Brilhante, engajado, querido e respeitado pelos mais diversos setores da sociedade no Distrito Federal. Com sorriso fácil e amplo diálogo, conquistou o protagonismo e deixou o seu legado em defesa da Ordem e do Direito. Que Deus conforte todos os familiares e amigos. E que o receba em sua imensa misericórdia", disse mensagem publicada por Celina nas redes sociais.

Decano do Supremo Tribunal Federal (STF), o ministro Gilmar Mendes lamentou a partida do advogado: "O advogado concluiu seu mestrado no IDP, tendo colaborado inúmeras vezes com o Instituto. Além da sua atuação na advocacia, Juliano dedicou-se ao magistério, sendo reconhecido por sua competência e bom humor. Minhas sinceras condolências à família".  

"Estou profundamente entristecido com a notícia do falecimento de Juliano Costa Couto. Juliano não era apenas um excelente advogado e professor, mas também uma pessoa de grande caráter e dedicação à justiça e à comunidade de Brasília. Sua partida deixa um vazio imenso, não apenas no coração dos que tiveram o prazer de conhecê-lo, mas também em toda a advocacia e educação jurídica no Distrito Federal. Envio minhas condolências à sua família neste momento tão difícil," lamentou o deputado federal Gilvan Maximo.

Paulo Melo, presidente do Instituto Nacional de Condomínios e Cidades Inteligentes - INCC, destacou a importância de Juliano para a comunidade: "Juliano era um parceiro do INCC e dos condomínios do DF, uma pessoa que adorava os amigos e amava Brasília. Ele sempre será lembrado por nós com muito carinho e respeito."


Juliano recebeu das mãos de Paulo Melo o prêmio Melhores do Ano.

Seu legado recebe homenagens de várias figuras, incluindo o governador Ibaneis Rocha e o atual presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, ambos ressaltando sua liderança incontestável e seu espírito de colaboração. O presidente do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios, desembargador Waldir Leôncio Júnior, e o primeiro vice-presidente, desembargador Roberval Belinati, também expressaram profundo pesar.

Em uma mensagem emocionada, o secretário de Segurança Pública do Distrito Federal, Sandro Avelar, lembrou a amizade com Juliano. "A morte do Juliano abala profundamente toda uma geração de Brasília que o viu crescer, em todas as concepções que o verbo crescer possa ter", escreveu em uma rede social. "Conheci Juliano jogando futebol na OAB, isso nos velhos idos dos anos 90. A grande habilidade (não com a bola) em tratar os colegas de time com mesma fidalguia que os do time adversário, revelavam, já naquela época, a lhaneza, o fino trato que o caracterizava. Nesse aspecto, aí sim, Juliano era um craque", completou. "Muitos anos depois, eleito presidente da casa, continuou a exercer esse dom tão (cada vez mais) raro. Juliano era um gentleman. Vá em paz, amigo! Sentirei falta das demonstrações de carinho e das mensagens de incentivo. Bem capaz que Deus vai te receber de terno", finalizou.

A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania), publicou uma nota em suas redes sociais relembrando o trabalho de Juliano. "Triste dia para a advocacia e para Brasília! Perdemos uma referência de profissional competente e muito respeitado. Representou tão bem os interesses do cidadão e da OAB, que presidiu com equilíbrio e diálogo. Fica o exemplo e um grande legado. Que Deus conforte a família e amigos", disse o texto publicado pela parlamentar.

Jane Klebia (MDB), deputada distrital, também divulgou uma mensagem elogiando o trabalho de Juliano. "Deixa um legado inestimável para a advocacia e educação jurídica, destacando-se como um profissional de excepcional ética, dedicação e competência. Sempre será lembrado por sua contribuição significativa ao Direito e sua incansável luta pelas causas. Neste momento de dor, expresso minhas condolências à família, amigos e colegas", disse o texto.

O distrital Thiago Manzoni (PL) prestou condolências à família de Juliano. "Com tristeza, recebemos a notícia do falecimento do Dr. Juliano. Pedimos a Deus que conforte o coração da família e amigos", publicou.

O atual presidente da Ordem, Délio Lins e Silva, lamentou a partida do amigo. "Juliano era, acima de tudo, um grande amigo. Que ele seja recebido com todas as homenagens por Deus e que a família possa se unir ainda mais nesse momento de dor. Dia muito triste para todos nós. A OAB/DF já está com luto oficial decretado e presta toda a solidariedade a um ex-presidente muito querido por toda a advocacia", declarou. "Juliano era luz, alegria, irreverência. Carismático, doce, sempre gentil", declarou a vice-presidente da OAB, Lenda Tariana. "Deixou precocemente sua filha Manu e Gustavo, uma das pessoas mais gentis e bondosas que já conheci. Dia triste, de muita dor. O legado de Juliano transcende sua pessoa e está imortalizado nas suas contribuições para a advocacia brasileira", continuou.

O ex-secretário de Cultura do DF, Bartolomeu Rodrigues, se mostrou consternado com a morte de Juliano. "Soube agora do falecimento do Juliano Costa Couto. Trabalhei com ele na OAB-DF. Pessoalmente estou abaladíssimo. No último domingo (uma semana exata) conversamos por telefone, brincamos, rimos. E agora essa notícia", disse. "Juliano tinha um elevado espírito público, e essa característica ele levou para a Ordem dos Advogados, dignificando e dando brilho à entidade. Foi um exemplo para seus colegas e deixa muitas saudades, completou.

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) manifestou pesar pela perda do advogado. Em nota publicada no portal oficial, o tribunal prestou solidariedade à família e aos amigos de Juliano. A competência de Juliano foi reforçada pelo primeiro vice-presidente do TJ, desembargador Roberval Belinati: "Foi um dos advogados mais brilhantes do Distrito Federal e um dos maiores oradores da classe. Na solenidade em que recebi o título de cidadão honorário de Brasília, na CLDF, Juliano foi calorosamente aplaudido pelo belíssimo discurso proferido".

O Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF) também divulgou nota lamentando a morte de Juliano, que foi servidor do órgão e atuou na Consultoria Jurídica da Corte. O pai do advogado, Ronaldo Costa Couto, é Conselheiro do TCDF. "Sua passagem pelo Tribunal foi marcada pelo profissionalismo, pela dedicação com que realizava seu trabalho e pela admiração dos colegas", disse o tribunal em nota.

Rodrigo Badaró, advogado e conselheiro do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP), destacou a liderança do advogado. "Juliano era um grande líder, carismático e um amigo querido, que carregava na alma mineira e o espírito empreendedor do brasiliense."

A advogada Thais Riedel, que concorreu à presidência da OAB-DF no último pleito, apoiada por Juliano, elogiou o colega. "Juliano é um exemplo de vida, um ser humano gentil e solidário, que sempre preferiu seguir em grupo, que brilhar sozinho. Um pai amoroso e presente. Um filho honrado, profissional exímio que exerceu o direito seguindo preceito dos melhores: com coragem e sempre buscando a melhor justiça", comentou.

Thais lembrou ainda da luta do colega frente à Ordem. "Foi uma honra estar ao seu lado nas trincheiras da construção de uma advocacia independente e respeitada. Era um grande líder, exercia liderança de forma positiva, altiva, agregadora. Fará muita falta. E seguirá presente em nossos corações e como um exemplo de ser humano, com quem sempre aprendi muito", concluiu.

Juliano deixa a mulher, Aline, com quem oficializou o casamento em 2023, e dois filhos, Gustavo e Manuela.

A vida de Juliano é celebrada como a de um grande advogado, professor, amigo e líder. Sua presença deixará uma grande lacuna, mas seu impacto e os valores que defendeu permanecerão como inspiração para muitos.

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,32,acessibilidade,4,acidente de trabalho,5,Acolhimento,1,adasa,1,administração,19,Aerolula,1,agricultura,36,agro,206,agroindústria,11,agronegócio,37,água,47,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,27,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,27,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,27,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,626,automobilsmo,4,aviação,11,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,54,Brasília,49,BRB,37,brics,5,caesb,18,café,5,câmeras,3,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,CANOAS,1,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,CELEBRAÇÃO,1,celular,8,censura,2,Centro Administrativo,1,Cesta Básica,1,CESTAS BÁSICAS,1,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,110,Cidades,141,ciência,16,cinema,15,CLDF,77,clima,32,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,15,comemoração,11,comércio,23,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,26,comunicação,5,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,39,condomínio,72,condomínios,17,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,39,construtoras,5,consulta pública,16,consumidor,29,consumo,11,conta,9,contabilidade,3,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,42,CPI,1,crianças em casa,7,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,146,curso superior,3,cursos,31,data comemorativa,34,DATA NACIONAL,1,debate,3,Defesa,10,democracia,7,dengue,15,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Destaques,6,Detran,42,DF,9,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,10,DIA NACIONAL,1,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,18,diploma,1,direita,2,direito,70,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,25,Distrito Federal,194,ditadura militar,6,dívidas,21,documento,8,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,7,ecologia,8,economia,412,economistas,3,Edital,8,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,288,eleições,174,Eleições 2022,144,eleitor,15,eletricidade,14,elevadores,9,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,7,empreendedorismo,51,empreender,14,empregado,13,Emprego,1,empregos,78,empresas,116,energia,89,engenharia,120,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,46,entretenimento,32,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,80,Esportes,1,ESTADOS,1,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,52,exercícios,3,exportação,26,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,6,família,3,Famosos,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,2,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,3,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,28,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,43,finanças pessoais,75,Fipecafi,1,fiscal,1,Foco Educação,1,FocoCAR,1,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,19,Galeteria Beira Lago,1,gás,14,gastronomia,46,GDF,258,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gim,1,Goiás,362,golpe,23,golpismo,11,Governador,51,Governo,119,greve,8,GRITO DA CADEIA LÁCTEA,1,Grupo M4,1,Grupo Pereira,3,guerra,17,habitação,72,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,HOLANDA,1,homenagem,10,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,6,IBRAM,3,Idoso,9,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,102,impeachment,4,impostos,97,inadimplência,7,incc,1,incêndio,13,INCLUSÃO,2,indígena,1,indústria,72,inelegibilidade,3,inflação,200,Informação,33,informática,1,ingressos,1,inovação,63,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,32,internet,84,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,85,Juarezão,1,justiça,195,juventude,4,Lançamento,1,lazer,46,Legislação,8,lei,19,LGPD,6,licitação,20,livro,22,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,6,medicina,19,MEI,2,meio-ambiente,79,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,50,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,10,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,13,mobilidade urbana,28,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,89,Mulheres na Política,10,multa,7,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,8,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,14,NOTICIAS,1057,NOTÍCIAS,43,notificação,1,novacap,3,Novembro Azul,1,nutrição,2,obras,118,ocupe o centro,1,opinião,174,Oportunidade,3,orçamento,12,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,PAÍSES BAIXOS,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,53,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,12,pesquisa,25,petrobras,13,petróleo,17,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,92,Política,318,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,24,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,6,privatização,3,Procon,2,profissional,31,profissões,9,Projeto de Lei,78,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,33,QUIT ALIMENTOS,2,QUIT CESTAS,2,rádio,2,recicláveis,2,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,37,reformas,9,registro,4,regras de convivência,15,REGULAMENTAÇÃO,1,REI WILLEM-ALEXANDER,1,RELAÇÃO BILATERAL,1,relacionamento,5,religião,18,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,RIO GRANDE DO SUL,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,567,sedhab,2,segeth,1,segurança,119,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,23,Serviço,1,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,27,setor energético,30,SETOR LÁCTEO,1,setor produtivo,40,sia / guará,14,sindicatos,22,síndico,125,síndicos,9,SLU,9,smartphone,3,socialismo,1,Socialite em Foco,1,Sociedade,2,solar,8,Solidariedade,30,sonegação,14,sorteio de casas,1,STF,34,subsíndico,1,Supermercados,2,Supremo,2,sustentabilidade,76,tarifas,29,taxa,8,TBR,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,8,tecnologia,155,telecomunicação,20,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,81,Trabalho,31,transito,5,trânsito,38,transporte,8,transporte coletivo,53,transportes,31,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,59,turismo,73,TV,11,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,44,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Luto na advocacia: falece Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB-DF
Luto na advocacia: falece Juliano Costa Couto, ex-presidente da OAB-DF
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgqOZ3BBAxAEoc5FT6y43McpNxkQ72SPiH-QvThncQ3z7TD9lW1pPXLsqWEnxIyZbsGW3lgzG2CWmxWe1Wbq58orUs1JINP8QCD79GfdoBl6P_WZyod2Gz9Z3qWvn5nwP3HjTaBteblga3w9GMuCn8yw8yVpDPki7c_HQfhU1Q63HnmHwsCVymDSWOx-Jg=s320
https://blogger.googleusercontent.com/img/a/AVvXsEgqOZ3BBAxAEoc5FT6y43McpNxkQ72SPiH-QvThncQ3z7TD9lW1pPXLsqWEnxIyZbsGW3lgzG2CWmxWe1Wbq58orUs1JINP8QCD79GfdoBl6P_WZyod2Gz9Z3qWvn5nwP3HjTaBteblga3w9GMuCn8yw8yVpDPki7c_HQfhU1Q63HnmHwsCVymDSWOx-Jg=s72-c
Atualidade Política
https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/04/luto-na-advocacia-falece-juliano-costa.html
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/2024/04/luto-na-advocacia-falece-juliano-costa.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário