MTEC Energia

FAB, PF e PRF combatem garimpo ilegal em território Yanomami

Ação incluiu queima de acampamento e de motores, e foi coordenada pela Casa de Governo entre 18 e 19 de abril, no âmbito da Operação Catrima...


Ação incluiu queima de acampamento e de motores, e foi coordenada pela Casa de Governo entre 18 e 19 de abril, no âmbito da Operação Catrimani II


Por Agência Gov | Via FAB

Operação resultou na destruição de dez motores, um acampamento e um gerador utilizados no garimpo ilegal

Fotos: Divulgação/FAB


Uma ação coordenada pela Casa de Governo em Roraima e integrada pelas Forças Armadas, Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional e Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (CENSIPAM) resultou na destruição de dez motores, um acampamento e um gerador utilizados no garimpo ilegal na Terra Indígena Yanomami (TIY). A missão, denominada COALA, foi realizada nos dias 18 e 19 de abril, no âmbito da Operação Catrimani II, e contou com a atuação da aeronave H-60 Black Hawk, do Quinto Esquadrão do Oitavo Grupo de Aviação (5º/8º GAV - Esquadrão Pantera), da Força Aérea Brasileira (FAB).

Fotos: Divulgação/FAB


No total, 25 militares, agentes e representantes de órgãos e agências que atuam em parceria com o Comando Operacional Conjunto Catrimani II participaram da ação. Além disso, uma aeronave da PRF foi empregada na missão.

Fotos: Divulgação/FAB


“A missão COALA dá continuidade às ações coercitivas de repressão aos ilícitos transfronteiriços, ao garimpo ilegal e aos crimes ambientais na TI Yanomami, bem como demonstra que a integração entre as Forças Armadas, os órgãos de Segurança Pública e as agências é fundamental para o sucesso da operação”, destacou o Chefe do Estado-Maior Conjunto da Operação Catrimani II, Contra-Almirante Luis Manuel de Campos Mello.

Comando Operacional Conjunto Catrimani II

Fotos: Divulgação/FAB


A Operação Catrimani II é uma ação conjunta coordenada entre órgãos de Segurança Pública, Agências e Forças Armadas no emprego, temporário e episódico, de meios na TIY em cumprimento à Portaria GM-MD N° 1511, de 26 de março de 2024, que determinou o emprego de meios das Forças Armadas em apoio às ações governamentais na Terra Indígena Yanomami.

Operação Catrimani I

A primeira etapa da Operação Catrimani , ocorrida de janeiro a março, teve foco na ajuda humanitária realizada pelas Forças Armadas.

Fotos: Divulgação/FAB
 

Foi prestado atendimento a mais de 230 comunidades indígenas, incluindo transporte de cargas e combustível, evacuação aeromédica e distribuição de cestas, totalizando 360 toneladas de alimentos entregues. Para esse esforço logístico, foram utilizadas mais de 2.400 horas de voo e 36 aeronaves das três Forças.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário