MTEC Energia

“Se não houver união, não haverá saúde”, declara ministra Nísia no Dia D contra a dengue

Foto: Julia Prado/MS Mobilização deste sábado (2) une Governo Federal, estados, municípios e população brasileira para reforçar ações de pre...

Foto: Julia Prado/MS

Mobilização deste sábado (2) une Governo Federal, estados, municípios e população brasileira para reforçar ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito


“Esse é um dia muito importante para o Brasil. Somente com união vamos alcançar o objetivo de combater a dengue e reduzir os focos do mosquito. Essa é a mensagem que o Presidente Lula sempre reforça: se não houver união, não haverá saúde. O SUS só existe com estados e municípios atuando conjuntamente”, declarou a ministra Nísia Trindade na manhã deste sábado (2), na solenidade do Dia D de mobilização contra a dengue, em Serra, no Espírito Santo. A iniciativa acontece em todo o país, reforçando as ações de prevenção e eliminação dos focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da doença. Após a solenidade, a ministra seguiu para Salvador, onde visita as Obras Sociais Irmã Dulce e o Instituto Couto Maia, unidade de referência para casos de dengue agravados, que necessitam de assistência de média e alta complexidade.

Acompanhe em tempo real as ações pelo Brasil

O Brasil vive um momento de atenção. O aumento no número de casos neste período do ano não era esperado, considerando as tendências históricas, que indicam o pico das epidemias entre março e abril. Os motivos para esta situação diferente do esperado têm raízes múltiplas, mas as alterações climáticas, em especial na época de chuvas, e a mudança nos sorotipos circulantes da dengue, são alguns dos principais fatores. Desde o início de 2024 até agora, um milhão de casos suspeitos de dengue foram notificados no país, principalmente nas regiões Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

O governador do Espírito Santo, Renato Casagrande, destacou a importância das ações de prevenção e cuidado com a dengue, organizadas entre o poder público e a população, e lideradas pelo Ministério da Saúde. “Sua presença aqui é importante para que a gente possa fortalecer esse trabalho de prevenção, para evitar a picada do mosquito e, ao mesmo tempo, poder estar com toda a atenção devida nas unidades de saúde, com manejo clínico adequado para salvar pessoas”, disse em agradecimento à presença da ministra Nísia Trindade.

Foto: Julia Prado/MS

Segundo a ministra da Saúde, o Dia D é um dia de prevenção mas também da promoção da saúde. “O Ministério da Saúde voltou a ser o ministério do SUS, voltado ao cuidado das pessoas. A organização da rede do SUS é a nossa grande fortaleza. Nesse início de ano, outros problemas também preocupam e, por isso, estamos antecipando a vacinação contra a gripe. Não deixem de vacinar, é de suma importância manter a caderneta de vacinação sempre atualizada”, complementou Nísia.

Tradicionalmente realizada em todo o Brasil entre os meses de abril e maio, neste ano, a campanha de imunização contra a influenza terá início no dia 25 de março , em razão do aumento da circulação de vírus respiratórios no país. A pasta negociou a entrega antecipada das vacinas, que estão previstas para serem distribuídas a partir do dia 20 para as regiões Nordeste, Centro-Oeste, Sudeste e Sul. Em 2023, o governo federal mudou a estratégia da campanha para a região Norte e já imunizou a população entre novembro e dezembro, atendendo às particularidades climáticas da região.

A imunização previne contra os vírus que geralmente começam a circular em maio, junho e julho, explicou a secretária de Vigilância em Saúde e Ambiente, Ethel Maciel. “Mas desde o ano passado, estamos observando uma antecipação de circulação de vírus respiratórios em geral. Então, esse ano nós vamos antecipar a campanha para proteger a população, principalmente os idosos, as gestantes, os profissionais de saúde, da educação e todas as pessoas que são elegíveis, para que a gente possa estar com a população protegida antes do inverno”, detalhou.

A vacina utilizada é trivalente, ou seja, apresenta três tipos de cepas de vírus em combinação, protegendo contra os principais vírus em circulação no Brasil. A estimativa é que 75 milhões de pessoas sejam imunizadas. A pasta informa que a vacina influenza pode ser administrada na mesma ocasião de outros imunizantes do Calendário Nacional de Vacinação.

Participe do Dia D contra a dengue!

Segundo o 3º Levantamento Rápido de Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) e o Levantamento de Índice Amostral (LIA) do Ministério da Saúde, 75% dos criadouros do mosquito da dengue estão nos domicílios, como em vasos e pratos de plantas, garrafas retornáveis, pingadeira, recipientes de degelo em geladeiras, bebedouros em geral, pequenas fontes ornamentais e materiais em depósitos de construção (sanitários estocados, canos e outros).

Participe da mobilização

Com apenas 10 minutos por semana, é possível deixar a dengue longe de casa:
  • Mantenha a caixa d’água bem fechada
  • Receba bem os agentes de saúde e os de endemias
  • Amarre bem os sacos de lixo
  • Coloque areia nos vasos de planta
  • Guarde pneus em locais cobertos
  • Limpe bem as calhas de casa
  • Não acumule sucata e entulho
  • Esvazie garrafas PET, potes e vasos
  • Por: Ministério da Saúde

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário