MTEC Energia

Inmetro promove parceria entre seus programas de Mestrado e Doutorado com centros de pesquisa fora do país

Inmetro investe em experiências globais: aluno de Doutorado realizará formação no modelo “sanduíche” na prestigiada Universidade de Lisboa P...


Inmetro investe em experiências globais: aluno de Doutorado realizará formação no modelo “sanduíche” na prestigiada Universidade de Lisboa

Por Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro)

O Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) está comemorando um bom resultado ocorrido em sua área de ensino, ciência e pesquisa.

Isso porque um dos alunos de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Metrologia (PPGM) do Inmetro, Eduardo Gonçalves Machado, teve seu projeto aprovado pela CAPES (Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior).

Desse modo, Machado passa a integrar o Programa de Doutorado “Sanduíche” no Exterior (PDSE). A partir de junho, ele dará continuidade à sua pesquisa de tese na Universidade de Lisboa/Portugal em parceria com pesquisadores daquela instituição.

Doutorado “Sanduíche” é o nome dado ao programa de pós-graduação que é parcialmente realizado em instituição brasileira ou estrangeira.

O país lusitano foi escolhido como local de pesquisa, devido à cooperação entre pesquisadores brasileiros e portugueses, especialmente por causa da infraestrutura de computação da Universidade de Lisboa, como o LaSIGE, que oferece recursos tecnológicos de ponta para os experimentos e desenvolvimento de projetos.

Em Portugal, Eduardo Machado desenvolverá suas atividades no LaSIGE e continuará a contar com o suporte do grupo de pesquisa do Inmetro, e também com a colaboração de pesquisadores do PTB (Physikalisch-Technische Bundesanstalt - "Inmetro da Alemanha").

Ciência e visibilidade

O estudante brasileiro explica a importância de um projeto como esse para a instituição.

“Programas de pós-graduação, em especial o mestrado e o doutorado, são os responsáveis pelo desenvolvimento do conhecimento e da ciência de um país. Por meio deles, pesquisadores encontram ferramentas para melhorar a qualidade de vida do ser humano e do meio ambiente” informou Machado.

Machado reforça ainda que os PPGs do Inmetro permitem que a área da Metrologia ganhe visibilidade e se torne mais tecnológica.

Segundo ele, tanto o mercado como as universidades se beneficiam de profissionais qualificados que são formados por esses programas, promovendo a cooperação entre faculdades brasileiras e institutos de pesquisa internacionais.

Qualificação

O Programa de Pós-Graduação em Metrologia do Inmetro, conhecido como PPGM, é uma iniciativa de destaque na formação de profissionais especializados na ciência da medição.

Com cursos de mestrado e doutorado, o programa oferece uma combinação de teoria e prática, capacitando seus alunos para atuar em diversas áreas, desde a indústria até a pesquisa acadêmica.

Desse modo, o PPGM teve seu início em 2019 com o objetivo de oferecer oportunidades de estudo avançadas em metrologia. Então, contrariando a ideia de ser exclusivo aos servidores, o programa de pós-graduação é aberto a qualquer interessado em cursar um mestrado ou doutorado na área.

Ingresso

O ingresso no PPGM ocorre por meio de processo seletivo, divulgado pelo Inmetro em edital específico. Quanto à duração dos cursos, tanto o mestrado quanto o doutorado seguem os padrões recomendados pela Capes, com 24 meses para o mestrado e 48 meses para o doutorado.

Mas, para quem planeja ingressar, as inscrições ocorrem de forma distinta: o processo seletivo para o mestrado acontece anualmente, no início de cada ano, com até 20 vagas disponíveis, enquanto para o doutorado, o sistema de fluxo contínuo permite inscrições a cada três meses, oferecendo até 10 vagas anuais.

Marco acadêmico

O programa conta com 26 alunos matriculados e vem em um crescente constante desde sua criação em 2019. Ao longo desses anos, o programa alcançou marcos acadêmicos significativos, formando 12 mestres e seis doutores.

“O PPGM oferece uma experiência enriquecedora aos seus estudantes, incentivando a busca pelo conhecimento e a inovação. Por meio de parcerias com instituições de renome nacional e internacional, o programa estimula a troca de conhecimento e a colaboração científica, fortalecendo ainda mais sua posição como referência em metrologia”, afirmou o presidente do Inmetro, Márcio André Brito.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário