MTEC Energia

A Festa no Céu com acessibilidade

Espetáculo "A festa no céu", com a Turminha do Palhaço Alegria Cadeirante - Foto: Rafael Rezende Conduzido pela atriz e cadeirante...

Espetáculo "A festa no céu", com a Turminha do Palhaço Alegria Cadeirante - Foto: Rafael Rezende

Conduzido pela atriz e cadeirante, Jarlene Maria, espetáculo baseado em conto de Câmara Cascudo apresenta Contação de histórias, bonecos, circo e músicas para estudantes


Inclusão com muita diversão. Esse será o tom das apresentações do projeto Acessibilidade no Parque que será iniciado nesta terça-feira, 12 de março, com quatro apresentações (10h, 11h, 14h e 16h), no Parque do Setor Leste (Parque infantil da Praça do Cine Itapuã - St. Leste Q 40 ). As últimas apresentações serão na quinta e sexta-feira (14 e 15/3, no mesmo local e horários. Serão 12 apresentações da atriz e cadeirante Jarlene Maria com contação de história e teatro de bonecos para o público infantil, inspirado no conto popular intitulado “A festa no Céu” que trata da temática do preconceito e acessibilidade. 

O projeto conta com ônibus para levar estudantes deficientes gratuitamente para um passeio cultural no local onde serão realizadas todas as apresentações.
O projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC-DF), do GDF.

Atividades - Se não chover, é feito um passeio inicial nos espaços que compõem o parque. Após a visitação, começa a sessão de contação de histórias e teatro de bonecos, seguida de apresentação de obras literárias que tratam do tema da acessibilidade.

A proponente do projeto, a palhaça Alegria Cadeirante, Jarlene Maria de Oliveira, afirma que as sessões de contação de histórias contarão com teatro bonecos utilizando diferentes técnicas de manipulação como luva e manipulação direta.

"Obras literárias que possuem recursos de acessibilidade, Braille, audiobook e LIBRAS também serão expostas", explica Jarlene Maria que é cadeirante com paralisia cerebral.
Ela explica que as apresentações no parque visam conscientizar os estudantes acerca do respeito às diferenças.

"Desejamos despertar nas crianças e no público em geral, respeito ao outro e a exigência desse mesmo respeito para si mesmo, como faz o Sapo no espetáculo, vencendo barreiras para participar de uma festa no céu", enfatiza a artista.

A festa no céu -O espetáculo é inspirado no conto popular recolhido e publicado por Luís da Câmara Cascudo, "A festa no Céu". A fábula é classificada como conto etiológico, uma história inventada pela sabedoria popular para explicar o motivo de determinadas características pertencerem a um animal, como o macaco ter um rabo grande, a tartaruga ter o casco remendado etc. Na proposta da contação, a fábula aborda as diferenças físicas entre indivíduos que erroneamente levam à discriminação e o preconceito. 

Na adaptação para contação da história, dois passarinhos fazem uma lista de convidados para a festa no céu. Na seleção dos convidados os passarinhos convidam apenas animais que possuem características análogas aos padrões de beleza difundidos no senso comum: seres altos, magros, esguios, voadores, ligeiros etc. O sapo decide ir à festa e com a ajuda do Palhaço Alegria. Com inteligência e astúcia, ele consegue vencer as barreiras e ir ao Céu e ser o maior destaque da festa. A história apresenta aos pequenos espectadores uma metáfora, na qual o céu, assim como tudo que é bom, pertence a todos e apesar das adversidades nos cabe enfrentar e vencer o preconceito.

A Palhaça Alegria Cadeirante - Jarlene Maria é cadeirante com paralisia cerebral que desenvolve um trabalho artístico, cultural e social com a Turminha do Palhaço Alegria Cadeirante, grupo que montou e realiza apresentações em festas, escolas, creches, orfanatos, pediatria de hospitais.

Serviço:

O quê: Apresentações (num total de 12) do projeto Acessibilidade no Parque com a Palhaça Alegria Cadeirante

Quando: Na terça-feira (12/03) com quatro apresentações (10h, 11h, 14h e 16h). As últimas apresentações serão na quinta e sexta-feira (14 e 15/3), no mesmo local e horários.

Onde: Parque do Setor Leste (Parque infantil da Praça do Cine Itapuã - St. Leste Q 40 ).

O projeto é patrocinado pelo Fundo de Apoio à Cultura do DF (FAC-DF), da Secretaria de Cultura e Economia Criativa do DF (SECEC-DF), do GDF.

Informações: (61) 99901-3822

A Turminha do Palhaço Alegria Cadeirante - Foto: Rafael Rezende

Jarlene Maria, a Palhaça Alegria Cadeirante no espetáculo "A festa no céu" - Fotos: Rafael Rezende

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário