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Brasil conquista aprovação sanitária para exportar para Índia e Singapura

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná Agronegócio brasileiro alcançou a 11ª abertura comercial internacional em 2024 Por Ministério da Agricu...

Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná
Foto: Claudio Neves/Portos do Paraná

Agronegócio brasileiro alcançou a 11ª abertura comercial internacional em 2024

Por Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) 

O governo brasileiro recebeu com satisfação os anúncios de aprovações sanitárias feitos pelo governo da Índia, para a importação de açaí em pó do Brasil, e pelo governo de Singapura, para carnes e produtos cárneos de ovinos.

A aceitação, pelas autoridades sanitárias dos dois países, das propostas brasileiras de modelo de certificado sanitário internacional (CSI) para exportação desses produtos deverá contribuir para o aumento do fluxo comercial com esses dois importantes mercados asiáticos.

Tradicionalmente, as exportações de açaí concentram-se na forma de purê, sendo o Brasil o líder na produção e na exportação dessa polpa. Em 2023, o comércio de açaí em purê atingiu cerca de US$ 314 mil, equivalente a 79 toneladas. Os Estados Unidos são os principais importadores do produto.

Já o mercado de carnes de ovinos movimentou quase US$ 1 milhão em exportações do Brasil no ano passado. A abertura de Singapura representa oportunidade, pois aquele país importou o equivalente a US$ 26 milhões apenas em cortes de carne de carneiro desossada congelada, em sua maioria provenientes da Austrália.

A abertura do mercado singapurense também está amparada pelo recente acordo de pré-listagem firmado entre o Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e a Agência de Alimentos de Singapura (SFA), que permite que as autoridades brasileiras sejam responsáveis pela habilitação de frigoríficos para exportação, demostrando a confiança daquele governo na qualidade do sistema sanitário brasileiro.

No ano passado, a Índia importou cerca de US$ 2,9 bilhões em produtos agrícolas do Brasil, enquanto Singapura adquiriu cerca de US$ 675 milhões. Com esses dois novos mercados, o agronegócio brasileiro alcançou a 11ª abertura comercial internacional apenas neste ano.

Tais resultados são fruto do trabalho conjunto do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA) e do Ministério das Relações Exteriores (MRE).

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