MTEC Energia

Governo de Goiás une forças com entidades de saúde para diminuir mortes por dengue

Parceria foi firmada com representantes do Cosems-GO, AHPaceg, Cremego e Sociedade Goiana de Pediatria (Foto: Iron Braz) Por Hosana Alves - ...

Parceria foi firmada com representantes do Cosems-GO, AHPaceg, Cremego e Sociedade Goiana de Pediatria (Foto: Iron Braz)
Parceria foi firmada com representantes do Cosems-GO, AHPaceg, Cremego e Sociedade Goiana de Pediatria (Foto: Iron Braz)

Por Hosana Alves - Agência Cora Coralina

O Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), se reuniu com entidades representativas da área da saúde para discutir ações de prevenção e manejo dos casos de dengue, chikungunya e zika, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti em Goiás.

A parceria entre a SES-GO e as entidades foi definida durante reunião do Gabinete de Crise para Combate às Arboviroses realizada na manhã desta terça-feira (23/01), com representantes do Conselho de Secretarias Municipais de Saúde do Estado de Goiás (Cosems-GO), Associação dos Hospitais Privados de Alta Complexidade do Estado de Goiás (AHPaceg), Conselho Regional de Medicina do Estado de Goiás (Cremego) e Sociedade Goiana de Pediatria.

O Gabinete de Crise para Combate às Arboviroses constitui uma estratégia do Governo de Goiás para minimizar a infestação do Aedes aegypti no território goiano e reduzir de forma considerável os índices de morte por dengue.

Até o momento, o estado, por meio da SES-GO, estruturou o gabinete em 91 municípios considerados vulneráveis, onde o número de casos de dengue atingiu o limite aceitável em proporção ao número de habitantes.

Conhecimento e qualificação

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Sérgio Vencio, assinalou, durante a reunião, que a união de esforços com as entidades da área da saúde é fundamental para atenuar a gravidade dos casos de dengue em todo o Estado, na medida em que proporciona ainda mais conhecimento científico e qualificação aos atendimentos.

O superintendente de Planejamento da SES, Rasivel dos Reis Santos, acentuou que os gabinetes farão a gestão contínua da crise e que a parceria com as entidades da área da saúde vai possibilitar que aconteça o menor índice possível de mortalidade por dengue.

Durante a reunião, ficou acertado que equipes do Cremego vão participar das atualizações dos profissionais de saúde dos municípios sobre manejo clínico para os casos de dengue. Também ficou viabilizada a realização de lives sobre a assistência ao público infantil e fluxos de atendimento, com a participação de representantes da Sociedade Goiana de Pediatria.

Estiveram presentes na reunião a presidente do Cosems-GO, Patrícia Palmeira de Brito Fleury; o presidente da Ahpaceg, Haikal Helou; o primeiro vice-presidente do Cremego, Rafael Cardoso Martinez; a presidente e a secretária-geral da Sociedade Goiana de Pediatria, Valéria Granieri e Juliana Melgaço.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário