MTEC Energia

Cursos técnico-profissionalizantes da Seduc crescem 150%

Número de estudantes matriculados em cursos da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual de Educação registra aumento sup...

Número de estudantes matriculados em cursos da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual de Educação registra aumento superior a 150% (Foto: Seduc/GO)
Número de estudantes matriculados em cursos da Educação Profissional e Tecnológica da rede pública estadual de Educação registra aumento superior a 150% (Foto: Seduc/GO)

Por Juliana Carnevalli - Agência Cora Coralina

A rede pública estadual de Educação de Goiás registrou um aumento superior a 150% no número de estudantes matriculados em cursos técnico-profissionalizantes. O total de matrículas nos 15 cursos da Educação Profissional e Tecnológica ofertados nas escolas estaduais passou de 3.319 no ano letivo de 2023 para 8.490 em 2024.

“Para atender a essa demanda, a rede estadual ampliou a oferta de turmas destinadas a formação técnica, passando de 146 em 2023 para 242 em 2024”, explica o gerente de Educação Profissional da Secretaria de Estado da Educação (Seduc/GO), Andrei Pires.

O programa Jornada para o Futuro, uma parceria entre as secretarias de Estado da Educação e de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é um dos responsáveis pelo crescimento no número de matrículas.

Desenvolvida de forma piloto em 14 Centros de Ensino em Período Integral, a iniciativa levará cursos de Desenvolvimento Web e CyberSegurança aos estudantes do ensino médio em tempo integral a partir do ano letivo de 2024.

A rede estadual oferta ainda outros 14 cursos técnicos aos estudantes de ensino médio em 75 escolas estaduais, nas áreas de Informática; Química; Administração; Dança; Instrumento Musical; Teatro; Alimentos; Comércio; Contabilidade; Marketing; Logística, Segurança do Trabalho, Recursos Humanos e Vendas.

Andrei Pires ressalta que a formação dos estudantes matriculados nesses cursos ocorre de forma concomitante à educação básica, possibilitando a qualificação profissional no decorrer das três séries do ensino médio.

“Além de formação geral básica, que oportuniza a esse estudante a continuidade dos seus estudos, os cursos oportunizam a entrada no mundo do trabalho. Eles (estudantes) já saem com uma formação técnica-profissional”, esclarece o gerente.

Matrícula

Apesar do crescimento no número de matrículas, ainda há vagas na Educação Profissional e Tecnológica da rede estadual. O aluno de ensino médio interessado deve procurar uma das 75 escolas que ofertam os cursos para obter informações, verificar se há vaga e efetuar a matrícula.

A lista completa das escolas e dos respectivos cursos ofertados pode ser consultada no site da Secretaria da Educação.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário