MTEC Energia

Prêmio Transformação Digital na Saúde destaca 15 soluções inovadoras

Prêmio Transformação Digital na Saúde reconheceu 15 soluções inovadoras em cinco categorias | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF Servidore...

Prêmio Transformação Digital na Saúde reconheceu 15 soluções inovadoras em cinco categorias | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF
Prêmio Transformação Digital na Saúde reconheceu 15 soluções inovadoras em cinco categorias | Foto: Sandro Araújo/Agência Saúde-DF

Servidores da SES-DF participaram com 14 iniciativas. Uma delas ficou em primeiro lugar da categoria em que concorreu


Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Prêmio Transformação Digital na Saúde destaca 15 soluções inovadoras
Servidores da SES-DF participaram com 14 iniciativas. Uma delas ficou em primeiro lugar da categoria em que concorreu

Agência Brasília* I Edição: Débora Cronemberger

Soluções e iniciativas aplicadas em serviços, processos ou políticas públicas para o Sistema Único de Saúde (SUS) foram reconhecidas pelo Prêmio Transformação Digital na Saúde no encerramento da 6ª Feira de Soluções para Saúde. A iniciativa premiou 15 propostas no evento, promovido pela Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF) e pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

O reconhecimento – que tem o objetivo de incentivar a disseminação de inovações e soluções que produzam resultados positivos para a sociedade, especialmente no DF – ocorreu por categoria. Uma das 14 iniciativas apresentadas por servidores da SES-DF – O uso de Sistemas de Informações Geográficas (SIG) para vigilância e enfrentamento da dengue na Atenção Primária – ficou em primeiro lugar na categoria Políticas Públicas de Saúde Digital no SUS.

A proposta V4H venceu a categoria Complexo Econômico e Industrial da Saúde 5.0. Em Sistemas de Inteligência Artificial na Saúde, a primeira colocada foi a iniciativa denominada Proadsess. Já na categoria Pesquisa, desenvolvimento e inovações na transformação digital, ganhou a proposta JUDJe. Por fim, em Educação e Sociedade na Era da Saúde 5.0, a solução OpenCare 5G saiu vencedora.

“Precisávamos muito deste momento para reunir nossos esforços. Quando começamos a mobilizar o nosso servidor para pensar fora da caixa, através da transformação digital, conseguimos fazer mais com os mesmos recursos”, reforçou o subsecretário de Planejamento em Saúde da SES-DF, Rodrigo Vidal da Costa, sobre a importância do evento para que soluções sejam pensadas especialmente pelos próprios servidores, que estão na ponta do atendimento e entendem os recursos disponíveis.

A diretora da Fiocruz Brasília, Fabiana Damásio, ressaltou a vocação da feira para diálogo e troca de ideias entre diferentes agentes. “Um espaço democrático que acolhe ideias e iniciativa, abrindo espaço para que possamos ir mais longe com tudo que podemos dividir e compartilhar.”

Além da premiação das soluções vencedores, o encerramento da feira teve o anúncio das dez equipes que passarão para a próxima etapa da Hackatona SUS Digital. Após a fase de recursos, o resultado final deve ser divulgado em 5 de dezembro, segundo o edital.

“Elas idealizaram propostas para solucionar problemas que a SES-DF apresentou. A próxima etapa é a incubação, que contará com o olhar de quem está trabalhando na ponta e de técnicos que tratarão da tecnologia para a incorporação”, explicou o coordenador da 6ª Feira de Soluções para Saúde, Wagner Martins.

Entre as soluções inscritas na feira, 14 foram elaboradas por servidores da SES-DF e incluíam inovações tecnológicas nas áreas de planejamento, monitoramento e gestão.

Soluções realizadas pelos servidores:

→ Importação de ações ambulatoriais para RAAs
→ Aplicativo para monitoramento da subnotificação de sífilis
→ Uma nova abordagem para o cálculo de cobertura vacinal de covid-19 no DF: aplicação do Power Bi
→ Automação de processos de negócio
→ ConectSUS: Conheça suas funcionalidades e saiba como obter a Carteira Nacional de Vacinação Digital
→ Aplicativo NND-Fiscalização Contrato
→ Aplicativo para monitoramento e seguimento de sífilis em gestante
→ Painel: Gestão de custos – SES/DF
→ Sistema de gestão de credenciamento e habilitação
→ Desenvolvimento institucional: do plano estratégico à inteligência organizacional
→ O uso de sistemas de informações geográficas (SIG) para vigilância e enfrentamento da dengue na Atenção Primária
→ Painel de monitoramento de caso de câncer do colo de útero
→ Relatório gerencial e quadrimestral de custos – RGGC
→ Painéis de monitoramento e avaliação de indicadores estratégicos.

*Com informações da SES-DF

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário