MTEC Energia

PIB da construção deve crescer 1,2% no ano de 2023

O PIB da construção civil deve terminar o ano com alta de 1,2%, segundo projeção divulgada pelo Sindicato da Construção (Sinduscon-SP), em c...

Construção Civil - Águas Claras / DF - Foto: Emerson Tormann

O PIB da construção civil deve terminar o ano com alta de 1,2%, segundo projeção divulgada pelo Sindicato da Construção (Sinduscon-SP), em coletiva, nesta quarta-feira (6). O indicador recuou 3,8% no terceiro trimestre.

Por Ludmilla - Sinduscon SC

Ana Maria Castelo, coordenadora de projetos de construção do FGV-Ibre, afirmou que essa queda frustra as expectativas iniciais para o ano. No começo de 2023, era esperado um crescimento de 2,4% para o PIB do setor, que avançou 6,85% em 2022.

O mercado formal de construção cresceu e contratou mais — há alta de quase 7% no saldo de trabalhadores com carteira assinada — mas a construção “formiguinha”, feita pelas famílias, que envolve as vendas de materiais de construção no varejo e a contratação informal de prestadores de serviço, influenciou no crescimento menor do que o projetado, explicou Castelo.

Para 2023, é esperada uma queda de 2,8% no PIB da construção referente ao consumo das famílias, enquanto na área de infraestrutura, por exemplo, a expectativa é de alta de 4,5%.

Consumo de materiais de construção e taxa de juros

 Castelo afirmou que se esperava para 2023 uma recuperação do consumo de materiais de construção por parte das famílias, após um 2022 já de queda, o que não ocorreu. “Havia expectativa de melhora de trabalho e da renda, mas isso não se transformou em consumo de materiais”.

A explicação, segundo ela, é que reformas foram antecipadas ainda em 2020, quando houve pico de demanda por materiais. “Depois, o consumo foi direcionado para outros serviços”.

Yorki Estefan, presidente do Sinduscon-SP, ressalta que o crescimento previsto de 1,2% para o PIB setorial é efeito da taxa de juros “restritiva”, que prejudica o consumo das famílias. Com a continuidade do ciclo de queda da Selic, é esperado que haja uma leve retomada do consumo no ano que vem.

Imóveis de média e alta renda

 A redução dos juros também deve ajudar o segmento de imóveis de média e alta renda, que teve redução de lançamentos neste ano. Em São Paulo, houve queda de 12,1% nos lançamentos, no acumulado até outubro, segundo o Secovi-SP. “Isso efetivamente atrai comprador ao estande, traz velocidade de venda maior e mais incentivo para novos lançamentos”, afirmou.

Ajuda ainda, na perspectiva de novos lançamentos de média e alta renda, o fato de o setor ter se concentrado mais em vender estoques ao longo deste ano.

Minha Casa, Minha Vida (MCMV)

 Já o segmento de imóveis econômicos, do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV), continua com perspectivas positivas. Os lançamentos cresceram 11% no país no terceiro trimestre, de acordo com a Câmara Brasileira da Indústria da Construção (Cbic).

Castelo ressaltou, no entanto, que a demora do governo para reformular o programa fez com que parte dos seus benefícios não fosse captada ainda em 2023.

Desoneração da folha de pagamentos

 Para Estefan, o fim da desoneração da folha de pagamentos é uma “ameaça real” ao setor da construção. Em obras já em andamento, nas quais não é possível repassar um reajuste de preços ao consumidor, as companhias teriam que arcar com os valores adicionais. Para novas obras, o custo seria repassado ao preço das unidades. “Aí pode não ter clientes suficientes”.

Castelo também identificou como possíveis riscos ao setor um contingenciamento de gastos públicos devido a questões fiscais, que atrapalharia programas com o MCMV e o Novo PAC, e a uma interrupção precoce da queda dos juros.

Fonte: https://www.abecip.org.br/imprensa/noticias/pib-da-construcao-deve-crescer-1-2-no-ano-ante-6-85-em-2022-calcula-sinduscon-sp-valor-economico

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário