MTEC Energia

Opinião: 10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024

  *Por Cristiano Caporici O período que se encerra trouxe desafios e oportunidades notáveis, e representou uma constante transformação, espe...

 *Por Cristiano Caporici

O período que se encerra trouxe desafios e oportunidades notáveis, e representou uma constante transformação, especialmente por ter se concretizado como o fim ‘oficial’ da pandemia. Nasceram estratégias inovadoras, campanhas memoráveis e avanços tecnológicos que marcaram o caminho da comunicação e do marketing. No entanto, olhar para trás não é suficiente. Devemos mirar adiante e explorar as tendências que moldarão os próximos anos. E, o principal: é hora de fazer mais. Mais e melhor!

Selecionei aquelas que considero como as 10 principais tendências globais que os gestores e executivos deverão acompanhar atentamente, independentemente do porte de suas empresas e onde elas se situam no mundo.

  1. Conteúdo Interativo e Experiencial

Em 2024, o conteúdo interativo ganhará ainda mais força. As marcas buscarão envolver os consumidores de maneira ativa, permitindo que eles participem da narrativa e personalizem suas experiências. Vídeos interativos, realidade aumentada e outras tecnologias proporcionarão um relacionamento mais próximo com o público.

  1. Propósito e Responsabilidade Social

A busca por marcas com propósito continuará a crescer. Os consumidores esperam que as empresas demonstrem compromisso com causas sociais e ambientais. As marcas que incorporarem a responsabilidade social na estratégia verão uma substancial vantagem competitiva.

  1. Inteligência Artificial e Automação

A IA é, de fato, a bola da vez. E vem muito mais por aí. Ela continuará a ser uma força impulsionadora no marketing e na comunicação com os clientes, permitindo a personalização em escala, chatbots mais sofisticados e análises avançadas de dados para uma tomada de decisão mais precisa.

  1. Metaverso e Realidade Virtual

O metaverso terá uma segunda chance de tracionar. Será um campo de exploração para as marcas, onde elas poderão criar experiências imersivas para seus públicos. A realidade virtual e a realidade aumentada (citada no item 1) também se tornarão mais comuns em estratégias de marketing.

  1. Vídeo como Líder

O sucesso do TikTok não vai retroceder. O vídeo continuará a reinar como uma forma de conteúdo dominante, especialmente entre os nativos digitais. As transmissões ao vivo, o conteúdo de curta duração e a produção de vídeos de alta qualidade permanecerão no centro das estratégias de marketing. 

  1. Privacidade e Transparência

O cliente precisa – e deve, com respaldo legal – saber como os seus dados são usados. Com as crescentes preocupações com a privacidade, a transparência nas práticas de coleta e uso de dados se tornará ainda mais essencial. As empresas precisarão comunicar claramente as políticas de privacidade e manter a confiança dos consumidores.

  1. Colaboração e Parcerias Estratégicas

Parcerias entre empresas, influenciadores e outros stakeholders ganharão destaque. Em 2023 ficou claro que as marcas precisam se tornar creators alinhadas às expectativas e à realidade de seus clientes. A colaboração permitirá o alcance de novos públicos e a criação de conteúdo mais autêntico.

  1. Podcasts Nichados

Se 2022 e 2023 representaram um boom no mundo dos podcasts, o ano de 2024 servirá como um importante momento de concretização do conteúdo por áudio. Mais do que isso, o conceito de videocast se fortalecerá, com conteúdos nichados, focando nas demandas específicas de cada segmento e público-alvo.

  1. Personalização Extrema

Conteúdo e campanha ‘de prateleira’ não funcionam mais. A personalização continuará a evoluir, especialmente com IA e a análise de dados permitindo comunicações altamente específicas. Os consumidores esperam conteúdo que ‘converse’ com suas necessidades e desejos individuais.

  1. Marketing de Conteúdo de Longo Prazo

E para encerrar, o longo prazo. Afinal, o que fizermos em 2024 deverá ecoar por períodos maiores. Em vez de criarmos campanhas de curto prazo, precisaremos, enquanto executivos de comunicação e marketing, investir em estratégias de conteúdo perene para, assim, construirmos relacionamentos mais profundos e duradouros com os clientes.

Todos nós já sabemos, mas nunca é demais relembrar: o mercado está cada vez mais dinâmico e competitivo. A mudança é a única constante na comunicação e no marketing, e abraçar a inovação é essencial para o sucesso contínuo. Devemos nos manter ágeis, receptivos e focados em criar experiências significativas para nossos stakeholders. O próximo ano promete ser emocionante, com oportunidades empolgantes e desafios que nos tornarão profissionais melhores.

Estejamos preparados para vivenciar 2024 com confiança e criatividade.

*Cristiano Caporici é jornalista, cientista da comunicação, conselheiro do Núcleo Futuro e Tendências da ADVB/PR e diretor de marketing da Tecnobank.

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

#Corridadereis,1,#DeputadoFederalJulioCesar,2,#DER,1,#FauziNacfur,1,#Juliocesar,1,#SEL-DF,1,abnt,25,Ação social,22,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,18,Aerolula,1,agricultura,15,agro,132,agroindústria,2,agronegócio,31,água,28,águas claras,1,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,11,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,18,Aniversário,4,antissocial,3,anvisa,1,aposentdos,2,aposta,3,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,17,Arruda,1,arte,14,artigo,39,Assistência social,5,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,687,automobilsmo,4,aviação,6,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,7,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,24,Brasília,39,BRB,25,brics,5,caesb,11,café,3,câmeras,2,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,19,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,17,carros elétricos,3,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,1,Churrasco,2,cidadania,94,Cidades,105,ciência,8,cinema,14,CLDF,61,clima,21,codhab,4,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,31,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,14,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,21,comunicação,4,comunidade,2,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,21,condomínio,72,condomínios,13,conic,1,conselho profissional,18,construção civil,36,construtoras,5,consulta pública,10,consumidor,24,consumo,10,conta,8,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,33,corrupção,39,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,11,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,104,curso superior,3,cursos,27,data comemorativa,30,debate,3,Defesa,8,democracia,5,dengue,10,Deputado Distrital,12,Deputado Federal,16,DER-DF,4,Desenvolvimento Pessoal,2,desmatamento,4,despesas,1,Detran,37,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia dos Namorados,5,dia mundial da água,2,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,15,diploma,1,direita,2,direito,61,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,7,Distrito Federal,46,ditadura militar,4,dívidas,17,documento,5,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,3,ecologia,7,economia,323,economistas,2,Edital,6,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,222,eleições,169,Eleições 2022,143,eleitor,12,eletricidade,11,elevadores,7,Embaixadas,5,empreendedorismo,46,empreender,13,empregado,10,empregos,52,empresas,84,energia,77,engenharia,112,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,33,entretenimento,29,Escola de Síndicos,33,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,1,esporte,58,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,6,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,129,Eventos,9,exercícios,3,exportação,9,falecimento,3,família,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,2,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,2,FHC,2,FIEG,16,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,31,finanças pessoais,61,Fipecafi,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,13,Galeteria Beira Lago,1,gás,11,gastronomia,51,GDF,221,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,6,Goiás,292,golpe,21,golpismo,9,Governador,51,Governo,104,greve,4,Grupo Pereira,1,guerra,16,habitação,52,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,5,HSBC,1,humor,2,IBGE,3,IBRAM,3,Idoso,5,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,85,impeachment,4,impostos,72,inadimplência,6,incc,1,incêndio,12,indígena,1,indústria,52,inelegibilidade,3,Informação,28,informática,1,ingressos,1,inovação,52,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,1,internacional,28,internet,66,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jornalismo,82,Juarezão,1,justiça,136,juventude,4,Lançamento,1,lazer,31,Legislação,4,lei,14,LGPD,6,licitação,5,livro,13,loteria,1,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,18,machismo,1,manifestação,1,manutenção,10,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,6,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicina,14,MEI,1,meio-ambiente,41,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,49,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,8,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,8,ministério,6,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,Mobilidade,10,mobilidade urbana,24,moda,6,Monitoramento,2,mst,2,Mulheres,67,Mulheres na Política,10,multa,5,mundo,133,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,14,Neoenergia,6,neurociência,2,neuromarketing,2,Nobratta,1,normas,12,NOTICIAS,1060,notificação,1,novacap,2,Novembro Azul,1,nutrição,1,obras,93,ocupe o centro,1,opinião,130,Oportunidade,3,orçamento,9,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,50,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,4,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,5,pesquisa,19,petrobras,9,petróleo,16,PL,25,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,58,Política,288,população,1,Porto Alegre,2,postos de saúde,15,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,16,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,2,privatização,1,Procon,1,profissional,27,profissões,8,Projeto de Lei,71,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,pt,2,qualificação,29,reforma,7,reforma agrária,1,reforma política,10,reforma tributária,25,reformas,8,registro,4,regras de convivência,13,relacionamento,5,religião,16,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,2,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,3,São Paulo,14,Sarah Kubitscheck,1,saúde,436,sedhab,2,segeth,1,segurança,104,seguro,8,selo de qualidade,2,senado federal,20,serviço social,6,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,20,setor energético,19,setor produtivo,24,sia / guará,14,sindicatos,17,síndico,125,síndicos,7,SLU,5,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,11,sonegação,7,sorteio de casas,1,STF,18,subsíndico,1,Supermercados,1,Supremo,2,sustentabilidade,59,tarifas,23,taxa,8,Teams Ideas,1,técnico,16,técnicos industriais,6,tecnologia,132,telecomunicação,11,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,72,Trabalho,19,transito,5,trânsito,32,transporte,5,transporte coletivo,42,transportes,28,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,54,turismo,48,TV,8,UDN,1,Universidades,1,utilidade pública,6,Utilidades de casa,1,vacina,22,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,12,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Opinião: 10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024
Opinião: 10 tendências globais de Comunicação & Marketing para 2024
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidUk71nXbg2f8ZWcRm5whYvHsgNdmcIdZubCrlopNIerHZub-MK2ygdtOmh8qKUnhqwWyO3zPhDNc4fyzQp23px6ttd2_xRFyL7JjxdJhqlQ8tYJbgZyPZ-oVosE9-mV32E0Sl_tbpbVhpmixs4nblBX9nOZjeeA5yZzpW_08j-Uc-7kxlFLo2Tll8/s320/Cristiano%20Caporici.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEidUk71nXbg2f8ZWcRm5whYvHsgNdmcIdZubCrlopNIerHZub-MK2ygdtOmh8qKUnhqwWyO3zPhDNc4fyzQp23px6ttd2_xRFyL7JjxdJhqlQ8tYJbgZyPZ-oVosE9-mV32E0Sl_tbpbVhpmixs4nblBX9nOZjeeA5yZzpW_08j-Uc-7kxlFLo2Tll8/s72-c/Cristiano%20Caporici.jpeg
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2023/11/opiniao-10-tendencias-globais-de.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2023/11/opiniao-10-tendencias-globais-de.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário