MTEC Energia

Emirates faz voo demonstração em A380 com 100% de SAF

Emirates decola A380 com 100% de SAF em um dos quatro motores (Foto: Divulgação) Companhia aérea é a primeira a operar o maior avião comerci...

Emirates decola A380 com 100% de SAF em um dos quatro motores (Foto: Divulgação)
Emirates decola A380 com 100% de SAF em um dos quatro motores (Foto: Divulgação)

Companhia aérea é a primeira a operar o maior avião comercial do mundo com combustível sustentável puro


A Emirates tornou-se a primeira companhia aérea do mundo a operar um voo de demonstração com a aeronave A380 utilizando 100% de combustível sustentável de aviação (SAF, em inglês), em um dos motores.

O maior avião comercial do mundo decolou na quinta (23/11) do aeroporto internacional de Dubai (DXB) com um dos quatro motores movidos utilizando SAF puro. A intenção foi demonstrar o potencial de substituição do querosene convencional fóssil por alternativas renováveis sem a necessidade de adaptar motores.

Com metas setoriais de zerar as emissões líquidas até 2050, a indústria de aviação está dando passos cada vez mais largos para inserir o SAF nas suas operações.

Em março de 2022, a Airbus voo pela primeira vez com o A380 usando apenas SAF. A viagem durou três horas e usou 27 toneladas de combustível renovável fornecido pela TotalEnergies.

No próximo dia 28 de novembro, a britânica Virgin Atlantic tem programado o primeiro voo transatlântico de uma aeronave abastecida com 100% de combustível sustentável.

Pelos cálculos do setor, o SAF pode reduzir as emissões de carbono em até 85% ao longo do ciclo de vida quando comparado ao combustível de aviação convencional.

Testes

O voo de demonstração com a aeronave A380 da Emirates ocorre no momento em que indústria, órgãos reguladores e formuladores de políticas se reúnem em Dubai para a 3ª Conferência da Organização da Aviação Civil Internacional (Icao) sobre combustíveis alternativos.

O SAF 100% drop-in utilizado no voo inclui aromáticos renováveis e apresenta características muito semelhantes aos do combustível de aviação convencional. Esta é a primeira vez que o SAF drop-in é usado em uma aeronave A380, com a expectativa de compatibilidade total com os sistemas atuais da aeronave, de acordo com a Emirates.

O voo transportou quatro toneladas de SAF, composto por HEFA-SPK fornecido pela Neste (querosene parafínico sintético de ésteres e ácidos graxos hidroprocessados) e HDO-SAK da Virent (querosene aromático sintético hidrodesoxigenado).O que é SAF? Conheça as diferentes rotas de combustível sustentável de aviação

A ENOC ajudou a garantir o SAF limpo composto por HEFA-SPK e misturou-o com querosene de aviação sustentável (SAK) nas suas instalações no aeroporto internacional de Dubai antes da demonstração, e também realizou serviços de abastecimento da aeronave.

O SAF 100% foi usado em um motor GP7200 da Engine Alliance, enquanto combustível de aviação convencional foi usado nos outros três motores. A unidade de energia auxiliar (APU) PW980 da Pratt & Whitney Canadá também operou com100% SAF.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário