MTEC Energia

Seca faz usina suspender geração de energia em Rondônia

Vazão do Rio Madeira, em Rondônia, está 50% abaixo da média. Usina de Santo Antônio (Foto: Reprodução / Facebook ANSA)

É a segunda parada total da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio


A seca que atinge os estados da Região Norte levou à suspensão momentânea das atividades da Usina Hidrelétrica de Santo Antônio, em Rondônia. A baixa vazão do Rio Madeira levou à decisão que, segundo a empresa, foi tomada em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

Em comunicado, a empresa disse que os níveis de vazão do rio estão 50% abaixo da média histórica.

A Hidrelétrica de Santo Antônio é uma das maiores geradoras de energia do Brasil. Suas 50 turbinas têm potência instalada de 3.568 megawatts. Em 2022, a Usina de Santo Antônio ocupou a quarta posição no ranking de geração de energia.

“A medida atende aos limites operativos definidos na fase de projeto junto aos fabricantes, que estipulam parâmetros mínimos para operação segura das unidades geradoras. Atualmente, como o Rio Madeira apresenta recorde de baixa vazão, o desligamento visa preservar a integridade das unidades geradoras da hidrelétrica, por isso a operação foi temporariamente interrompida", informou a empresa.

Esta é a segunda vez que a hidrelétrica para totalmente as operações. A primeira vez foi em 2014, durante a cheia histórica do Rio Madeira, um dos principais afluentes do rio Amazonas, que banha os estados de Rondônia e do Amazonas. Segundo a empresa, mesmo nesta condição, o Rio Madeira permanecerá seguindo seu curso natural, “com passagem da vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina, sem qualquer impacto em seu fluxo natural.”

A Usina Hidrelétrica Santo Antônio, localizada no Rio Madeira, em Rondônia, foi desligada no dia 2 de outubro de 2023, devido à seca na região. A vazão do rio está em cerca de 50% da média histórica, o que não é suficiente para garantir a operação segura das unidades geradoras da usina.

A decisão foi tomada pela Santo Antônio Energia, concessionária da usina, em alinhamento com o Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), a Agência Nacional de Águas (ANA) e o Instituto Brasileiro de Meio Ambiente (Ibama).

O desligamento da usina não afetará o fluxo natural do rio Madeira, que continuará seguindo seu curso, com a vazão concentrada no Vertedouro Principal da usina.

A Santo Antônio Energia não informou quando a usina será retomada.
  • A Usina Hidrelétrica Santo Antônio foi desligada devido à seca no Rio Madeira.
  • A vazão do rio está em cerca de 50% da média histórica.
  • A decisão foi tomada em alinhamento com órgãos reguladores.
  • O desligamento não afetará o fluxo natural do rio.
  • Não há previsão de retomada da operação.
Leia a nota oficial da concessionária: 

Com informações de Luciano Nascimento – Repórter da Agência Brasil - São Luís

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário