MTEC Energia

Na eleição do dia 5 de outubro, Culé conta com o apoio daqueles que ajudaram a construir a história do Iate Clube de Brasília!

A história do Culé tem relação forte com a história de Brasília e do Iate Texto escrito pelo jornalista Walter Brito....

A história do Culé tem relação forte com a história de          Brasília e do Iate
A história do Culé tem relação forte com a história de Brasília e do Iate

Texto escrito pelo jornalista Walter Brito.

Eleição é coisa séria e principalmente quando se trata do Iate Clube de Brasília, que por diversas vezes ganhou o título de melhor clube do país e foi abençoado por Juscelino Kubitschek de Oliveira, ocasião em que afirmou em alto e bom som: "O Iate é a sala de visita da nova metrópole". O clube fundado no dia 5 de abril de 1960, portanto antes da inauguração de Brasília. E já no alto de seus 63 anos de muitas histórias, iniciadas pela dona Laurinda Araújo Sampaio, quando, a pedido do filho Álvaro Sampaio, fundador do Iate - a cozinheira de mão cheia dona Laurinda serviu com muita satisfação aos convivas um vatapá (prato de origem africana) durante a inauguração da primeira sede social do clube no dia 25 de abril de 1960. A partir daí o clube se tornou protagonista de muitas histórias que orgulham sobremaneira aos brasilienses de nascimento e coração!

O Iate Clube de Brasília tem uma área de 150 mil metros          quadrados
O Iate Clube de Brasília tem uma área de 150 mil metros quadrados

No dia 5 de outubro próximo, os três mil e oitocentos sócios do Iate escolherão o novo comodoro que administrará a instituição por três anos. Na sexta-feira, dia 18/8, entrevistamos na sede do clube o engenheiro mecânico Luiz André de Almeida Reis, o Culé, candidato a comodoro. Ele falou sobre sua mudança ainda infante de Goiânia para a capital sonhada por Dom Bosco, construída por JK, planejada por Lúcio Costa, com arquitetura assinada por Oscar Niemayer.

Culé Comentou sobre sua relação com o Iate, a campanha para comodoro e seus planos para a melhoria do clube, caso vença o pleito. Indagamos o Culé sobre sua relação com Brasília. O entrevistado demonstrou gostar da pergunta e respondeu sorrindo, sem pestanejar e de pronto:

"Chegamos em Brasília antes de inauguração. Meu pai nasceu no Rio e ao prestar serviços como professor em Goiânia-GO conheceu minha mãe, que era de Anápolis-GO. Casaram-se e tiveram cinco filhos. Em Brasília o meu pai foi o primeiro diretor do SLU. Minha primeira instituição educacional foi a Escola Classe da 308 Sul, e assisti à construção dos blocos da SQS 308. Fiz o Ginásio no La Salle e o Científico no Elefante Branco. Fui aluno do cursinho Pré-Universitário sob o comando dos três sócios Aloísio, César e Vasco.

O César faleceu em um acidente trágico no seu lindo Puma, o que parou Brasília! Fiz Engenharia Mecânica na UnB. Portanto, tive infância e adolescência  muito interessantes, durante a construção de Brasília, num tempo em que a W3 Sul não tinha asfalto, oportunidade em que eu e meus colegas de aula atravessávamos a via de cascalho para pegarmos a condução da Novacap que nos conduzia à Escola Classe".

Juscelino Kubitschek de Oliveira ( foto) disse: " O          Iate Clube de Brasília é a sala de visita da nova          metrópole"
Juscelino Kubitschek de Oliveira ( foto)  disse:  " O Iate Clube de Brasília é a sala de visita da nova metrópole"

Perguntamos ao dr. Luiz André como ele conheceu o Iate Clube. Ele respondeu de forma didática, contando uma bela história: "Meu pai foi escoteiro do mar em Niteroi-RJ e nos contava isso com saudosismo. Quando ganhei dinheiro resolvi comprar um barco para ele velejar e vim ao Iate saber como tudo funcionava. Por coincidência o diretor da Náutica foi  meu professor na Engenharia da UnB, o George Raulino.  Tornou-se meu amigo e meu sócio por muito tempo. Por dois mandatos ele foi comodoro no Iate, e agora é benemérito. 

Comprei o barco, mas eu mesmo é que tive que usá-lo, pois ao chegar em casa e anunciar a boa nova para meu pai, a minha mãe respondeu de imediato para o escoteiro do mar em Niterói: 'Quer dizer que agora você vai me deixar aqui sozinha e vai para o clube velejar?' Meu pai nunca veio ao clube conhecer o seu presente. Comprei um título no Iate e passei a frequentar aqui com muito prazer, e algum tempo depois, junto com o saudoso Guilherme Raulino, fabricamos dez barquinhos Optimist e criamos a primeira escolinha para crianças do Iate Clube. 

Na foto, Culé - candidato a comodoro do Iate; Maria Cecília          Moço - candidata a primeira vice-comodoro, e Gilson Luz -          candidato a segundo vice-comodoro: Chapa 11 "Orgulho de ser          Iate"
Na foto, Culé - candidato a comodoro do Iate; Maria Cecília Moço - candidata a primeira vice-comodoro, e Gilson Luz - candidato a segundo vice-comodoro: Chapa 11 "Orgulho de ser Iate"

Em 1975 ganhamos um prêmio em nome do Iate nos jogos pan-americanos no México e vencemos ao lado de nossos pares diversas regatas nesses 48 anos de participação ativa no Iate. É com muito orgulho que faço parte do clube de velejadores do Iate. Fui eleito conselheiro por três mandatos, sou conselheiro nato e continuo contribuindo com o clube. Até a pouco integrei comissões que cuidam da gestão de nosso Iate, inclusive como presidente da comissão de infraestrutura", explicou Culé.

A reportagem quis saber do candidato a comodoro se a Náutica terá um olhar privilegiado em sua gestão. Novamente o doutor Luiz André Almeida respondeu de forma professoral: "Antigamente tínhamos alguns que raciocinavam no sentido de indicar para comodoro os seus pares do tênis, da náutica, peteca, academia, entre outras. Hoje nós crescemos e entendemos que nossa prioridade precisa ser o clube de um modo geral e termos a consciência de que a instituição é de todos os sócios. Portanto, eu fui convencido em uma reunião por ex-comodoros e conselheiros de que o nosso nome agrega muito e, com o apoio da maioria dos que lutaram e lutam pelo melhor do Iate, certamente teremos condições de dar continuidade ao belo trabalho feito pela maioria dos comodoros anteriores. Pretendemos trabalhar pela Náutica e por todos os setores com a mesma energia e foco", argumentou o engenheiro formado pela UnB.

Sobre o seu projeto de melhorar a frequência de jovens no Iate Clube, Culé explicou: "É uma realidade que precisamos enfrentar e me comprometo em trazer para o clube as novas gerações por meio de ações planejadas e efetivadas com base em pesquisas,  pois desta forma e com a colaboração de nossa equipe vamos conquistar jovens de todas as faixas etárias, incrementando as diversas modalidades esportivas,  dando atenção aos eventos sociais que também contemplem as novas gerações. A nossa equipe está motivada para termos no clube a juventude como a que frequentou com assiduidade o Iate em meu tempo de jovem", disse Luiz André.

Referente à possibilidade de o clube voltar a vender títulos, o candidato a comodoro baseou sua resposta no estatuto do Iate: "Existem atribuições que são do Conselho Diretor dirigido pelo comodoro, como também existem atribuições que não pertencem ao Conselho Diretor e sim ao Deliberativo. Mas existem outras decisões que extrapolam os dois conselhos. Neste caso, só podem ser decididos numa assembleia geral dos sócios. Se algum dirigente pretender mudar o estatuto, só se dará por meio da referida assembleia. Eu não posso dizer como candidato a comodoro, ou como comodoro eleito, que eu possa alterar certas regras. Uma decisão desta natureza envolve os três mil e oitocentos sócios, que são os verdadeiros donos do clube", arrematou Culé.

No que diz respeito ao seu relacionamento com o Conselho Deliberativo, caso se eleja comodoro, Culé respondeu de cátedra, pois é um conhecedor profundo da matéria: "Sou conselheiro nato e presidente de algumas comissões lá dentro do Conselho. Sempre acreditei na harmonia entre os poderes. Contudo, já tivemos um conselho, dito independente no Iate, que não trouxe grandes resultados.  Passou três anos enfrentando o comodoro e tentando defenestrá-lo do cargo por razões ideológicas, o que não é produtivo para os associados. Quem vencer a eleição para o Conselho Diretor ou para o Conselho Deliberativo, certamente precisará cuidar do clube olhando para o corpo de associados e trazendo benefícios. É o que importa!", disse.

Questionado sobre o sistema de abastecimento de água do clube, quando sugerimos reciclar a água, Culé deu a seguinte explicação: "Obviamente que um clube frequentado por milhares de pessoas semanalmente consome muita água. O abastecimento é proveniente das minas subterrâneas ou dos poços, e desta forma abastecemos o clube inteiro. Entretanto, com as novas diretrizes para o abastecimento de água no clube. Nesse caso teremos que pagar pela água da Caesb e da Adasa. Já fomos avisados que o novo sistema está programado para começar a funcionar em 2024.

Antecipando os fatos, nós iniciamos um projeto de engenharia revendo totalmente a rede de distribuição. Pretendemos fazer um trabalho compartilhado, ou seja, a água potável que virá da Caesb atenderá todo nosso corpo de associados, enquanto que a água das minas, poços do clube e de chuvas  serão utilizadas para serviços de um modo geral e o abastecimento das piscinas e tudo em conformidade com a lei e as novas determinações da Caesb e Adasa", disse o candidato em campanha.  Quando o assunto se refere aos seus pares na chapa, os primeiro e segundo vice-comodoro, Culé disparou: "Tenho muito orgulho em ter o Gilson Luz do tênis e Cecília Moço da academia ao meu lado. 

Qualquer um dos dois tem competência para ser comodoro do Iate, não estão disputando porque declinaram a meu favor, mas competência não lhes falta", disse.  Referente a mais obras no clube o candidato opinou: "Vamos completar as obras que estão em curso, como a sauna antiga que será concluída nesta gestão. Caso eu me eleja, temos planos para fazer serviços de recuperação em todos os setores, bem como aumentar o número  de quadras poliesportivas no clube sem ocupar novos espaços, além de discutir melhor o aproveitamento com regramento, inclusive com grades horárias das estruturas disponíveis para o conforto dos nossos atletas, entre outros", argumentou.

O sócio do Iate e arquiteto José Galbinski - foi o autor do          projeto do Restaurante Farol do Iate Clube de Brasília
O sócio do Iate e arquiteto José Galbinski - foi o autor do projeto do Restaurante Farol do Iate Clube de Brasília

Outra questão importante comentada por Culé trata-se dos restaurantes no clube: "Quando iniciamos a gestão atual, o presidente do Conselho Deliberativo Edson Garcia e o comodoro Flávio Pimentel Martins criaram uma comissão mista com oito membros: quatro conselheiros e quatro diretores para estudar o item alimentação no clube, além da contratação de uma consultora especializada em alimentação. 

A conclusão foi a identificação de um restaurante desejado pelos sócios, que é o Vila Cinco, em pleno funcionamento, e só ouço elogios. Caso eu me eleja no dia 5 de outubro, visto que o telhado do restaurante Poliesportivo será recuperado nesta gestão do clube, a minha ideia é reformar toda cozinha do referido restaurante que serve o beach tennis, o truco, a peteca, entre outros. Importante lembrar que terminamos agora a obra do Restaurante Farol e está em plena atividade, e é operado pelo chef Thiago Paraíso". Informou o candidato.

O Iate In Concert com a Orquestra Sinfônica do Teatro          Nacional, sob a regência do maestro Claudio Cohen e as          participações da violonista filandesa Jarvela e o tenor lírico          Thiago Arancam
O Iate In Concert com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional, sob a regência do maestro Claudio Cohen e as participações da violonista finlandesa Elisa Jarvela e o tenor lírico Thiago Arancam

Quanto aos eventos do Iate, o candidato da chapa 11 " Orgulho de ser Iate" destacou um evento ocorrido recentemente no clube: " Todos os eventos tradicionais do Iate são coroados de sucesso, mas aproveito para me referir ao evento que se deu no dia 5 de agosto de 2023, 'o Iate Inconcert 2023', com a Orquestra Sinfônica do Teatro Nacional Cláudio Santoro, sob a regência única do maestro Claudio Cohen e as participações especiais da violonista finlandesa Elisa Jarvela e do tenor lírico Thiago Arancam. O espetáculo com milhares de pessoas se deu entre o pôr do  sol ao nascer da lua, o que emocionou a todos. Foi um show imperdível e, o melhor, beneficente, quando armazenamos mais de 3 mil cestas básicas que serão distribuídas para pessoas carentes no Distrito Federal", disse.

Culé comentou sobre os passos da campanha: "A nossa campanha é muito centrada na comunicação direta com o associado de forma suave, sem arrogância, sem violência e usando de forma especial o verbo ouvir. Ouvir, ouvir, ouvir muito", ensinou.

Na foto, este jornalista Walter Brito ao entrevistar o          candidato a comodoro, Luiz André de Almeida Reis, o popular          Culé
Na foto, este jornalista Walter Brito ao entrevistar o candidato a comodoro, Luiz André de Almeida Reis, o popular Culé

Nas despedidas finais ele surpreendeu: "Para mim é muito prazeroso conceder esta entrevista nesta fase da campanha, quando aproveitamos para aprimorar, pois é a ocasião em que ouvimos e aprendemos muito. Aproveito para anunciar três conquistas fundamentais: 

1) Vamos reabrir em alto estilo o Posto de Gasolina do Iate, de forma legal e perene, o que facilita para todos.

2) Faremos a consolidação do espaço da ala norte ocupada pelo clube e que não pertence ao Iate, o que vai agregar ao patrimônio do associado.

3) Vamos assinar brevemente o contrato de migração de nosso suprimento de energia elétrica, que sai do mercado regulado  (Concessionária Neoenergia) para o mercado livre, num contrato de seis anos, com preço garantido para todo o período do contrato, o que vai resultar numa grande economia para o Iate Clube de Brasília", concluiu Culé.

A reportagem entrevistou os ex-comodoros Rudi Finger e Ennius Muniz, que apoiam Culé de forma efetiva na eleição do dia 5 de outubro. Depoimentos  abaixo.


ENNIUS MUNIZ ESTÁ NA CAMPANHA DO CULÉ

O ex-comodo do Iate Ennius Muniz está otimista com a          candidatura de Culé
O ex-comodoro do Iate Ennius Muniz está otimista com a candidatura de Culé

Alcançamos o empresário e ex-comodoro do Iate Ennius Muniz via celular no domingo, dia 20/8, quando ele afirmou: "Temos um grupo de ex-comodoros que se preocupam com a boa administração do Iate e almejam que o próximo comodoro tenha uma história de participação ativa em nossa instituição, bem como possua qualificação para o cargo. O Culé tem tudo isso e sabe dialogar de forma muito eficiente com o quadro social. Os sócios são os verdadeiros donos do clube. O nosso candidato reúne todas as qualidades que o Iate Clube de Brasília precisa, por isso estamos com ele", concluiu Ennius.


RUDI FINGER DIZ QUE CULÉ É A MELHOR OPÇÃO PARA O IATE

RUDI FINGER DIZ QUE CULÉ É A MELHOR OPÇÃO PARA O IATE
O ex-comodoro do Iate Rudi Finger trabalha pela união dos ex-comodoros a favor de Culé

O ex-comodoro do Iate disse que está empenhado na campanha do Culé: "Não é à toa que o Iate Clube de Brasília foi premiado por diversas vezes como o melhor clube do país. Eu como ex-comodoro conheço bem a complexidade de administrar um clube com a história do Iate. No momento eu não tenho dúvidas de que o Culé é a melhor opção para ocupar a comodoria. Ele conhece os problemas do clube como poucos e sabe encontrar a melhor solução, além de sua boa relação com os iatistas há quase meio século", disse Rudi Finger, ex-comodoro e hoje benemérito.

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,32,acessibilidade,5,acidente de trabalho,5,Acolhimento,1,adasa,3,administração,20,Aerolula,1,agricultura,39,agro,208,agroindústria,11,agronegócio,37,água,50,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,30,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,28,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,28,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,626,automobilsmo,4,aviação,11,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,57,Brasília,49,BRB,38,brics,5,caesb,19,café,5,câmeras,3,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,21,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,CELEBRAÇÃO,1,celular,8,censura,2,Centro Administrativo,1,Cesta Básica,4,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,111,Cidades,142,ciência,16,cinema,15,CLDF,77,clima,33,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,15,comemoração,11,comércio,23,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,28,comunicação,6,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,39,condomínio,72,condomínios,17,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,39,construtoras,5,consulta pública,16,consumidor,29,consumo,11,conta,9,contabilidade,3,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,42,CPI,1,crianças em casa,7,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,148,curso superior,3,cursos,31,data comemorativa,35,DATA NACIONAL,1,debate,3,Defesa,10,democracia,7,dengue,15,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Detran,45,DF,17,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,10,DIA NACIONAL,1,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,18,diploma,1,direita,2,direito,71,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,26,Distrito Federal,195,ditadura militar,6,dívidas,21,documento,8,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,7,ecologia,8,economia,419,economistas,3,Edital,8,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,291,eleições,178,Eleições 2022,144,eleitor,16,eletricidade,14,elevadores,9,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,7,empreendedorismo,51,empreender,14,empregado,13,Emprego,1,empregos,79,empresas,117,energia,90,engenharia,120,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,46,entretenimento,32,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,80,Esportes,2,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,55,exercícios,3,exportação,26,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,6,família,3,Famosos,3,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,3,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,3,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,28,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,44,finanças pessoais,75,Fipecafi,1,fiscal,1,Foco Educação,1,FocoCAR,1,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,19,Galeteria Beira Lago,1,gás,14,gastronomia,51,GDF,262,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gim,1,Goiás,362,golpe,23,golpismo,11,Governador,51,Governo,119,greve,8,Grupo M4,1,Grupo Pereira,3,guerra,17,habitação,73,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,HOLANDA,1,homenagem,10,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,6,IBRAM,3,Idoso,10,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,103,impeachment,4,impostos,97,inadimplência,7,incc,1,incêndio,13,INCLUSÃO,1,indígena,1,indústria,72,inelegibilidade,3,inflação,201,Informação,33,informática,1,ingressos,1,inovação,63,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,35,internet,85,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,85,Juarezão,1,justiça,198,juventude,4,Lançamento,1,lazer,52,Legislação,8,lei,20,LGPD,6,licitação,20,livro,22,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,6,medicina,19,MEI,2,meio-ambiente,79,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,50,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,11,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,13,mobilidade urbana,28,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,89,Mulheres na Política,10,multa,7,mundo,136,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,8,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,15,NOTICIAS,1057,NOTÍCIAS,43,notificação,1,novacap,3,Novembro Azul,1,nutrição,2,obras,119,ocupe o centro,1,opinião,175,Oportunidade,3,orçamento,15,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,PAÍSES BAIXOS,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,53,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,12,pesquisa,25,petrobras,13,petróleo,17,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,94,Política,323,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,25,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,8,privatização,4,Procon,2,profissional,32,profissões,9,Projeto de Lei,79,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,5,pt,2,qualificação,33,rádio,2,recicláveis,2,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,40,reformas,9,registro,4,regras de convivência,15,REI WILLEM-ALEXANDER,1,RELAÇÃO BILATERAL,1,relacionamento,5,religião,18,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,571,sedhab,2,segeth,1,segurança,120,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,23,Serviço,1,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,4,setor elétrico,27,setor energético,32,setor produtivo,40,sia / guará,14,sindicatos,22,síndico,125,síndicos,9,SLU,9,smartphone,3,socialismo,1,Socialite em Foco,1,Sociedade,3,solar,9,Solidariedade,30,sonegação,16,sorteio de casas,1,STF,34,subsíndico,1,Supermercados,3,Supremo,2,sustentabilidade,77,tarifas,29,taxa,8,TBR,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,8,tecnologia,155,telecomunicação,20,tempo,13,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,84,Trabalho,34,transito,5,trânsito,42,transporte,8,transporte coletivo,53,transportes,32,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,59,turismo,79,TV,11,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,45,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Na eleição do dia 5 de outubro, Culé conta com o apoio daqueles que ajudaram a construir a história do Iate Clube de Brasília!
Na eleição do dia 5 de outubro, Culé conta com o apoio daqueles que ajudaram a construir a história do Iate Clube de Brasília!
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpP-Ohxns6R1smTm85IYUDU652ObVjG21XuwKmAiY6dF8plBYsWoKTZTljXwESX2wIaRJn_iVAcDOk52J9VnRAuNPll4te-ZLP7msb7R8tZXDJ7TRCRwt5096ZAktG1LGH4DXIKHd6BKrSN-AMH2_7208GFOaW8F-3yzRV3uFs3jfJdOQzZugPxz_a9R4a/s16000/cule.jpeg
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEhpP-Ohxns6R1smTm85IYUDU652ObVjG21XuwKmAiY6dF8plBYsWoKTZTljXwESX2wIaRJn_iVAcDOk52J9VnRAuNPll4te-ZLP7msb7R8tZXDJ7TRCRwt5096ZAktG1LGH4DXIKHd6BKrSN-AMH2_7208GFOaW8F-3yzRV3uFs3jfJdOQzZugPxz_a9R4a/s72-c/cule.jpeg
Atualidade Política
https://www.atualidadepolitica.com.br/2023/08/na-eleicao-do-dia-5-de-outubro-cule.html
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/2023/08/na-eleicao-do-dia-5-de-outubro-cule.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário