MTEC Energia

Gravata verde de Ibaneis inspira jovem destaque da advocacia

O atual governador de Brasília presenteou o Heitor com uma gravata verde em 2012, quando Ibaneis se elegeu presidente da OAB/DF. Foto: Divulgação

Gravata verde de Ibaneis inspira jovem destaque da advocacia

Gravata verde doada pelo governador Ibaneis Rocha em 2012 inspira jovem a se tornar um dos grandes profissionais da advocacia!


Texto escrito pelo jornalista Walter Brito

Quando Rui Barbosa escreveu "Oração aos Moços", o Águia de Haia plantou a semente para renascer uma imensa legião de operadores do direito, o que hoje somam em nosso país 1 milhão e 500 mil advogados, oito milhões de bacharéis em direito, 500 mil estagiários em direito, 18 mil magistrados, 1,8 mil cursos jurídicos, 700 mil alunos matriculados, entre muitos outros estabelecidos em variadas atividades que exigem o curso jurídico.

O parágrafo abaixo é um trecho de 'Oração aos Moços', ensinamentos do baiano genial Rui Barbosa, deixado para os jovens formandos da turma de direito de 1920 na Faculdade do Largo de São Francisco em São Paulo, inclusive também base para o protagonista desta matéria que hoje publicamos neste espaço, o jovem advogado goiano de Cristalina / GO, Heitor de Souza Soares. 

Dizia Rui: "Tenho o consolo de haver dado a meu país tudo o que me estava ao alcance, a sinceridade, os excessos de atividade incansável, com que, desde os bancos acadêmicos, o servi, e o tenho feito até hoje".

Gravata verde de Ibaneis inspira jovem destaque da advocacia
Ao fazer o seu pronunciamento como orador de sua turma de formandos, o dr. Heitor Soares relembrou 'Oração aos Moços', pronunciamento escrito por Rui Barbosa (foto) da turma de formandos em 1920 na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco em São Paulo - SP (arquivo)

A história do goiano de Cristalina no direito começou numa reunião em que se tratavam estratégias que elegeria Ibaneis Rocha para presidente da OAB/DF em 2012, ocorridas na casa do Lago Sul na QL 24. Naquele dia histórico, começava uma bela trajetória de Ibaneis, pois ele foi um excelente presidente da OAB/DF, o que o levou em seguida para o Conselho Federal da OAB e em 2018 para governador de Brasília pelo MDB, saindo do zero e ganhando a eleição de forma espetacular e folgada no segundo turno, cuja disputa foi travada contra o então governador do PSB, Rodrigo Rollemberg.

Voltando à mansão de Ibaneis, em novembro de 2012 e às vésperas da eleição para a direção da OAB/DF, encontramos por lá em campanha plena, a favor de Ibaneis, o advogado Evandro Pertence, filho do saudoso presidente da Suprema Corte Sepúlveda Pertence, e o professor de Direito de diversas gerações em Brasília, o advogado tributarista Severino Cajazeiras, que concorria como vice-presidente da OAB/DF, cuja chapa era encabeçada por seu ex-aluno Ibaneis Rocha.

Gravata verde de Ibaneis inspira jovem destaque da advocacia
Os advogados Evandro Pertence e  Severino Cajazeiras, presentes  no evento da campanha vitoriosa de Ibaneis Rocha para presidente da OAB/DF em 2012, também incentivaram o Heitor Soares a prestar vestibular para direito. Alcançado pela reportagem, o professor Severino Cajazeiras disse: "Estarei presente no encontro do governador Ibaneis com o colega advogado Heitor Soares"

Heitor Soares, com 18 anos, tinha perdido a eleição para vereador em sua terra natal Cristalina - GO, localizada a 130 km do Palácio do Planalto em Brasília. Heitor foi contratado como motorista da equipe de pesquisas e comunicação daquela campanha vitoriosa. O jovem sempre atento logo se aproximou de Ibaneis que lhe presenteou com uma gravata verde que era o símbolo de sua luta rumo à presidência da OAB/DF. Imediatamente Heitor disse na roda em que conversávamos com Ibaneis, 

Pertence e Severino: "Gostei muito do senhor dr. Ibaneis e espero que seja vitorioso. Esta gravata verde que nos presenteia será também daqui para frente o símbolo de minha caminhada no mundo jurídico, vou prestar vestibular para direito e um dia voltarei para encontrá-lo, se Deus quiser, pois quero ser um bom advogado!", disse.

Gravata verde de Ibaneis inspira jovem destaque da advocacia
Na foto, o jovem advogado Heitor Soares e o doutor Nelson Wilians. " O dr. Nelson me deu a oportunidade que sempre sonhei no mundo da advocacia", argumentou Heitor

Onze anos se passaram daquele momento, em que foi presenteado com a gravata verde, e o jovem Heitor alçou voos. Iniciou o curso de direito na Faculdade Atenas em Paracatu - MG, mesmo morando em Cristalina, ocasião em que percorreu durante um ano e meio 200 km diários para fazer os três primeiros semestres do curso sonhado. 

Eis que, convidado para trabalhar com o deputado estadual Valcenôr Braz em Goiânia, o menino sonhador nascido na capital do cristal e do agronegócio se muda para a capital de seu estado e se torna aluno de juristas renomados na Pontifícia Universidade Católica de Goiás, onde concluiu o curso em 2018 e foi o orador de sua turma.

O jovem que já tinha sido aprovado no exame de Ordem ainda no nono semestre, na hora de seu pronunciamento de formatura, não se esqueceu de citar ensinamentos deixados para a advocacia pelo baiano que sonhou governar o Brasil e não conseguiu, mas deixou como herança para os brasileiros de todos os cantos um grande legado no mundo do direito, tornando-se o eterno Rui Barbosa! O homem de pequena estatura se notabilizou como um dos maiores juristas de nossa história, com reconhecimento mundial.

Entrevistado pela reportagem, Heitor afirmou: "A advocacia representa boa parte de minha vida, e Rui Barbosa foi e será sempre orgulho do povo brasileiro. Quando conheci o advogado Djalma Resende, em Goiânia, logo defini que me especializaria no direito agrário, pois o saudoso advogado foi exemplo de sucesso na área e nos indicou o caminho a seguir." 

Por isso não perdi tempo e no mesmo ano de minha formatura fiz um curso de pós-graduação em direito agrário e agronegócio na Universidade Federal de Goiás, referência nacional no agronegócio.

Em 2020 eu entrei por inteiro na advocacia, tendo em mente a gravata verde, trabalhando em um escritório conceituado em Goiânia, sob o comando dos juristas Sérgio Almeida e Robson Cunha, onde cuidei com muito esmero de todas as ações cíveis do Bradesco, além de organizar prazos, peticionar, interpor recursos, sempre na área do direito agrário. 

Foi uma escola fantástica, quando apaixonei-me de vez pela advocacia. Em 2021 conheci o doutor Nelson Wilians, proprietário do maior escritório de advocacia da América Latina com filiais próprias em todos os estados da federação. 

Lá comecei como advogado consultor. Em três meses de trabalho intenso, tive a oportunidade de passar a ser coordenador do núcleo de agronegócio, responsável por operações nacionais do renomado escritório, como também posicionar o conceituado escritório na mídia nacional no que se refere ao agronegócio, incluindo toda parte técnica fundiária, propriedade, ações de integração de posses, ações reivindicatórias, regularizações fundiárias, reivindicações de passivos ambientais, entre outros, o que me honra sobremaneira.

Gravata verde de Ibaneis inspira jovem destaque da advocacia
O ex-Ministro Alexandre Baldy, presidente do Progressistas em Goiás, entre o pré-candidato a vereador Jair Nunes e o presidente do Progressistas em Cristalina, o advogado Heitor Soares

Contudo, aos 28 anos de idade, a gravata verde, muita energia e disposição para lutar por um Brasil melhor, especialmente por minha cidade e o estado de Goiás, fui convidado pelo ex-ministro Alexandre Baldy a assumir a presidência do Partido Progressistas em Cristalina, o que aceitei sem pestanejar.

Claro, não tenho nenhum interesse a priori em candidaturas, pois estou dedicado ao meu trabalho como advogado, mas naturalmente isso não impede de fazermos um trabalho a favor de nosso povo nas horas vagas. Estamos montando junto com diversos parceiros da legenda um cronograma de trabalho muito bem estruturado, e nossa primeira meta será ajudar a resolver o déficit habitacional existente em Cristalina há 15 anos. 

O nosso articulador do partido e em nossos diversos pleitos, o engenheiro civil Jair Neves, disputou eleição para deputado federal em 2022 com base em Cristalina, onde obteve votação significativa, o que o credencia a disputar uma vaga no parlamento municipal cristalinense com chances de vitória em 2024. 

Obviamente a candidatura do engenheiro Jair vai contribuir efetivamente com o crescimento do PP em minha terra natal. Finalmente, como tenho muitos amigos em Brasília, onde o nosso escritório é muito bem instalado no Lago Sul, eu gostaria de um dia agradecer pessoalmente ao governador Ibaneis Rocha a gravata verde que nos inspirou a ingressar no mundo da advocacia, certamente com a presença de meu chefe e incentivador, o doutor Nelson Wilians". Concluiu Heitor.

Gravata verde de Ibaneis inspira jovem destaque da advocacia
Na foto, este jornalista Walter Brito, o jurista de São Paulo Raimundo Hermes Barbosa, o ex- ministro Guilherme Afif Domingos, assessor especial do governo do Estado de São Paulo e Roque Cortes Pereira, vice -presidente da Fadesp

Alcançado pela reportagem em seu renomado escritório de advocacia em São Paulo, o criminalista Raimundo Hermes Barbosa, presidente da Federação Nacional dos Advogados, Estagiários e Bacharéis - Fadesp, ex-vice-presidente da OAB/SP, e também conhecedor da história do jovem Heitor Soares disse: "É admirável ver o Heitor de Souza Soares, com sua verve afiada e aos 28 anos já estar entre os nomes importantes da advocacia brasileira graças a gravata verde". 

Sou amigo e fã do advogado Nelson Wilians, que é de fato um vencedor e sem a afetação de alguns que se notabilizaram e ganharam dinheiro na luta diária de nossa honrada profissão. O Ibaneis foi meu colega no Conselho Federal da OAB, quando eu era um dos representantes do Estado de São Paulo e ele de Brasília / DF. 

Fico orgulhoso de vê-lo como um dos destaques da administração pública em nosso país, ao lado de meu amigo Tarcísio de Freitas, governador de São Paulo. Gostaria de ter a honra de prestigiar o encontro do Heitor com o governador Ibaneis Rocha e com a presença do Nelson Wilians. Viva a advocacia!" Concluiu o dr. Hermes Barbosa.

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

abnt,25,Ação social,32,acessibilidade,4,acidente de trabalho,5,Acolhimento,1,adasa,1,administração,19,Aerolula,1,agricultura,36,agro,206,agroindústria,11,agronegócio,37,água,47,águas claras,2,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,27,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,Anderson Miranda,1,aneel,5,animais,27,Aniversário,5,antissocial,4,anvisa,1,aposentdos,3,aposta,5,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,18,Arruda,1,arte,27,artigo,39,Assistência social,7,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,626,automobilsmo,4,aviação,11,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,11,bioeconomia,1,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,54,Brasília,49,BRB,37,brics,5,caesb,18,café,5,câmeras,3,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,20,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,CANOAS,1,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,19,carros elétricos,5,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,CELEBRAÇÃO,1,celular,8,censura,2,Centro Administrativo,1,Cesta Básica,1,CESTAS BÁSICAS,1,charge,2,chocolate,2,Churrasco,2,cidadania,110,Cidades,141,ciência,16,cinema,15,CLDF,77,clima,32,codhab,7,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,44,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,15,comemoração,11,comércio,23,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,5,comportamento,26,comunicação,5,comunidade,3,COMUNIDADE LUSITANA,1,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,39,condomínio,72,condomínios,17,conic,1,conselho profissional,23,construção civil,39,construtoras,5,consulta pública,16,consumidor,29,consumo,11,conta,9,contabilidade,3,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,CORPO DIPLOMÁTICO,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,34,corrupção,42,CPI,1,crianças em casa,7,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,16,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,146,curso superior,3,cursos,31,data comemorativa,34,DATA NACIONAL,1,debate,3,Defesa,10,democracia,7,dengue,15,Deputado Distrital,15,Deputado Federal,16,DER-DF,6,Desenvolvimento Pessoal,3,desmatamento,4,despesas,1,Destaque,11,Destaques,6,Detran,42,DF,9,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia do Trabalhador,2,Dia dos Namorados,7,dia mundial da água,10,DIA NACIONAL,1,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,18,diploma,1,direita,2,direito,70,Direito do Consumidor,5,Direitos Humanos,25,Distrito Federal,194,ditadura militar,6,dívidas,21,documento,8,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,7,ecologia,8,economia,412,economistas,3,Edital,8,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,288,eleições,174,Eleições 2022,144,eleitor,15,eletricidade,14,elevadores,9,EMBAIXADA DE PORTUGAL,1,Embaixadas,7,empreendedorismo,51,empreender,14,empregado,13,Emprego,1,empregos,78,empresas,116,energia,89,engenharia,120,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,46,entretenimento,32,Escola de Síndicos,33,escorpião,1,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,2,esporte,80,Esportes,1,ESTADOS,1,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,9,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,eventos,52,exercícios,3,exportação,26,FABIANA CEIHAN,1,falecimento,6,família,3,Famosos,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,fecomércio,2,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,3,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,6,FHC,2,FIEG,28,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,43,finanças pessoais,75,Fipecafi,1,fiscal,1,Foco Educação,1,FocoCAR,1,fogo,1,fort atacadista,3,frente parlamentar,1,futebol,19,Galeteria Beira Lago,1,gás,14,gastronomia,46,GDF,258,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,7,Gim,1,Goiás,362,golpe,23,golpismo,11,Governador,51,Governo,119,greve,8,GRITO DA CADEIA LÁCTEA,1,Grupo M4,1,Grupo Pereira,3,guerra,17,habitação,72,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,HOLANDA,1,homenagem,10,homocentro,1,HSBC,1,humor,2,IBGE,6,IBRAM,3,Idoso,9,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imóveis,102,impeachment,4,impostos,97,inadimplência,7,incc,1,incêndio,13,INCLUSÃO,2,indígena,1,indústria,72,inelegibilidade,3,inflação,200,Informação,33,informática,1,ingressos,1,inovação,63,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,2,internacional,32,internet,84,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jogos Eletrônicos,1,Jornalismo,85,Juarezão,1,justiça,195,juventude,4,Lançamento,1,lazer,46,Legislação,8,lei,19,LGPD,6,licitação,20,livro,22,loteria,2,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,19,machismo,1,manifestação,1,manutenção,11,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,8,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicamentos,6,medicina,19,MEI,2,meio-ambiente,79,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,50,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,10,Microsoft,1,mídia,12,militar,8,Minas Gerais,3,mineração,11,ministério,6,Ministério Publico,5,Miriam Belchior,1,Mobilidade,13,mobilidade urbana,28,moda,6,Monitoramento,2,mst,3,Mulheres,89,Mulheres na Política,10,multa,7,mundo,134,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,17,Neoenergia,8,neurociência,2,neuromarketing,2,NEWS,1,Nobratta,1,normas,14,NOTICIAS,1057,NOTÍCIAS,43,notificação,1,novacap,3,Novembro Azul,1,nutrição,2,obras,118,ocupe o centro,1,opinião,174,Oportunidade,3,orçamento,12,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,PAÍSES BAIXOS,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,53,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,5,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,12,pesquisa,25,petrobras,13,petróleo,17,PL,26,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,92,Política,318,população,2,Porto Alegre,3,postos de saúde,17,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,24,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,6,privatização,3,Procon,2,profissional,31,profissões,9,Projeto de Lei,78,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,psicologia,4,pt,2,qualificação,33,QUIT ALIMENTOS,2,QUIT CESTAS,2,rádio,2,recicláveis,2,reforma,7,reforma agrária,4,reforma política,10,reforma tributária,37,reformas,9,registro,4,regras de convivência,15,REGULAMENTAÇÃO,1,REI WILLEM-ALEXANDER,1,RELAÇÃO BILATERAL,1,relacionamento,5,religião,18,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,RIO GRANDE DO SUL,1,Roberto Santiago,1,rock,3,rodovias,2,Rondônia,1,Roosevelt,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,7,São Paulo,17,Sarah Kubitscheck,1,saúde,567,sedhab,2,segeth,1,segurança,119,seguro,10,selo de qualidade,2,senado federal,23,Serviço,1,serviço social,7,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,27,setor energético,30,SETOR LÁCTEO,1,setor produtivo,40,sia / guará,14,sindicatos,22,síndico,125,síndicos,9,SLU,9,smartphone,3,socialismo,1,Socialite em Foco,1,Sociedade,2,solar,8,Solidariedade,30,sonegação,14,sorteio de casas,1,STF,34,subsíndico,1,Supermercados,2,Supremo,2,sustentabilidade,76,tarifas,29,taxa,8,TBR,1,Teams Ideas,1,técnico,17,técnicos industriais,8,tecnologia,155,telecomunicação,20,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,81,Trabalho,31,transito,5,trânsito,38,transporte,8,transporte coletivo,53,transportes,31,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,59,turismo,73,TV,11,UDN,1,Universidades,2,utilidade pública,6,Utilidades de casa,2,vacina,44,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,13,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Gravata verde de Ibaneis inspira jovem destaque da advocacia
Gravata verde de Ibaneis inspira jovem destaque da advocacia
O atual governador de Brasília presenteou o Heitor com uma gravata verde em 2012, quando Ibaneis se elegeu presidente da OAB/DF. Foto: Divulgação
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-Wf7Ta-p1mR5ZwJSYGHWnt88HEMMqiUC09j3CMvHOA_IEal9eubWbQ83ZjS21I9uZOSuraIVTLTWtF-LpdTIAI1aTkKw8cW55KcnHbATNecpoCE8WkCHSLJU9hmMwUnxRWhmdimM59AL2t2AT42E6uNlyixnmCuOKx9cAxlT1thJw0rwV0sfJvinFMR1u/s16000/Ibaneis-Heitor.webp
https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg-Wf7Ta-p1mR5ZwJSYGHWnt88HEMMqiUC09j3CMvHOA_IEal9eubWbQ83ZjS21I9uZOSuraIVTLTWtF-LpdTIAI1aTkKw8cW55KcnHbATNecpoCE8WkCHSLJU9hmMwUnxRWhmdimM59AL2t2AT42E6uNlyixnmCuOKx9cAxlT1thJw0rwV0sfJvinFMR1u/s72-c/Ibaneis-Heitor.webp
Atualidade Política
https://www.atualidadepolitica.com.br/2023/08/gravata-verde-de-ibaneis-inspira-jovem.html
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/
https://www.atualidadepolitica.com.br/2023/08/gravata-verde-de-ibaneis-inspira-jovem.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário