MTEC Energia

Opinião: A pílula vermelha

Daniel Medeiros* Conhecer a verdade sempre foi uma obsessão para os seres humanos. Platão, exasperado com os sofistas que afirmavam que o co...

Daniel Medeiros*

Conhecer a verdade sempre foi uma obsessão para os seres humanos. Platão, exasperado com os sofistas que afirmavam que o conhecimento é subjetivo, relativo, - “o homem é a medida de todas as coisas", sentenciava Protágoras - e que as decisões dependem do consenso coletivo para existirem de fato, dizia que, ao contrário destes, o necessário é que exista uma “medida para todos os homens”. Como não encontrava ao seu redor uma referência para usar de balizamento para essa Verdade objetiva, Platão transferiu para outro mundo a Certeza e condenou os homens a uma vida de treino mental para esquecer o mundo de nuances (as sombras que o apavoravam) e focar na luz, na luz que tudo clareia e mostra o eterno mesmo da verdade sem reticências. 

No filme "Matrix", o personagem Morpheus - nome que sempre me pareceu uma fina ironia dos irmãos e agora irmãs Wachovski, já que, na mitologia, Morfeu, um dos filhos de Hipnos, o deus do sono, era capaz de assumir várias formas diferentes - oferece a Neo duas pílulas, uma azul e outra vermelha. Se tomasse a primeira esqueceria tudo o que não fosse o mundo perceptível; se tomasse a segunda, a vermelha, conheceria a verdade. E a verdade é que houve uma marcha histórica de dominação dos homens pelas máquinas, que os reduzira a fornecedores de energia, encarcerados em um casulo, como antifetos responsáveis por alimentar a máquina-mãe. 

Conhecer a verdade é visto, desde o raivoso Platão até as engraçadas irmãs Lana e Lilly, como o caminho para alcançar a Liberdade. Mas que Verdade é essa? Bom, aí está o busílis. 

Para a extrema direita de origem norte-americana, a pílula vermelha abre as consciências para o mundo da dominação cultural marxista, que vem destruindo lentamente os valores "atemporais", responsáveis pela consolidação da civilização liberal-branca-cristã, com suas ladainhas de feminismo, identitarismo, igualdade racial, globalismo, entre outras perversões. A grande mídia, além das universidades e dos partidos de esquerda - que são todos os que não se alinham com a extrema direita - são os grandes responsáveis pela disseminação dessas falsidades. É preciso, portanto, acordar as pessoas “de bem” para que elas possam defender o legado da civilização ocidental, antes que o fim do mundo se torne inevitável. Essa é a Verdade. Para eles. Sair da caverna das sombras e da escravidão implica aceitar esse caminho como único e inevitável. E segui-lo. 

O Brasil embarcou recentemente na moda da pílula vermelha. Já é um ícone do besteirol institucional a frase do ex-ministro das Relações Exteriores, Ernesto Araújo, afirmando não haver problema que o nosso país se torne um “pária internacional” desde que defenda as “ideias certas”. E as “ideias certas” são a condenação do globalismo cultural marxista e todas as suas vertentes. Essa é a Verdade. Para eles.

No submundo das subcelebridades da internet, vários personagens carregam a bandeira do terraplanismo, da homofobia, misoginia, racismo, gordofobia, etarismo, além do patriotismo tosco, sem nem avermelhar as bochechas, cientes de que têm ouvidos suficientes para garantir a monetização necessária para pagar os boletos do fim do mês. E ainda sobrar um troco pro Campari. Afinal, a Verdade está com eles. A Verdade deles.

Enquanto isso, a nova campanha de vacinação contra a covid volta a sofrer ataques negacionistas. A crença na pílula vermelha e, ao mesmo tempo, a negação da vacina, é a síntese bufa que nem as irmãs Wachovski conseguiram imaginar para a sua tetralogia. Creio que nem Platão, o pai de todas as ditaduras, iria se sentir confortável com essas companhias.

*Daniel Medeiros é doutor em Educação Histórica e professor de Humanidades no Curso Positivo.
@profdanielmedeiros

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário