A Comissão Europeia apresentou na segunda (13/2) sua proposta de definição do que é hidrogênio renovável. Os atos fazem parte de uma estrut...
A Comissão Europeia apresentou na segunda (13/2) sua proposta de definição do que é hidrogênio renovável.
Os atos fazem parte de uma estrutura regulatória da União Europeia para estabelecer um mercado de hidrogênio, que inclui investimentos em infraestrutura de energia e regras de ajuda estatal, além de metas para indústria e transporte.
A UE pretende atingir 10 milhões de toneladas de produção doméstica de hidrogênio renovável e 10 milhões de toneladas de hidrogênio renovável importado até 2030, na REPowerEU.
Para isso, vai precisar de grandes volumes de eletricidade renovável – estima que são necessários cerca de 500 TWh de eletricidade renovável (14% do consumo total da UE).
Essa energia precisará vir de eletrolisadores conectados à nova produção de eletricidade renovável, em uma tentativa de garantir a adicionalidade, isto é, que a produção de hidrogênio incentivará aumento do volume de renováveis disponível para a rede além do que já existe.
Em setembro do ano passado, o Parlamento Europeu havia decidido flexibilizar as regras de adicionalidade, permitindo aos produtores utilizarem eletricidade do grid, desde que fosse verde, comprovada por meio de contratos de compra de energia (PPA) limpa, com saldo equivalente entre o PPA e compras de rede.
A decisão foi alvo de críticas: Hidrogênio verde, mas nem tanto
As regras prevêem uma fase de transição dos requisitos de adicionalidade para projetos de hidrogênio que entrarão em operação antes de 1º de janeiro de 2028. No entanto, os Estados-Membros terão a opção de introduzir regras mais rígidas a partir de 1º de julho de 2027.
Os mesmos requisitos se aplicarão aos exportadores, que precisarão passar por um esquema de certificação.
Isso significa que, se o Brasil quiser exportar para o bloco, precisará se enquadrar nos critérios.Na epbr: Hidrogênio verde é central na colaboração Brasil-Alemanha, diz chanceler
Outra definição da UE é sobre a metodologia para calcular as emissões de gases de efeito estufa do ciclo de vida para derivados de hidrogênio, os chamados combustíveis sintéticos.
A metodologia leva em consideração as emissões de gases de efeito estufa em todo o ciclo de vida dos combustíveis, incluindo emissões upstream, as associadas à retirada de eletricidade da rede, do processamento e transporte desses combustíveis até o consumidor final.
E só serão contabilizados para a meta de energia renovável da UE se tiverem mais de 70% de economia de emissões em comparação com os combustíveis fósseis.
O Parlamento Europeu e o Conselho terão dois meses para analisar as propostas, podendo aceitá-las ou rejeitá-las – mas não podem alterá-las. Esse período também pode ser prorrogado por mais dois meses.
E o Brasil?O hidrogênio, especialmente o verde, está na ordem do dia do alto escalão do novo governo, enquanto os portos brasileiros organizam hubs com a iniciativa privada, atentos à demanda internacional – e ao potencial de atrair investimentos.
Politicamente, é preciso estabelecer uma estratégia, e logo. Agentes do setor de energia e de hidrogênio de baixo carbono cobram metas e objetivos mais claros do Programa Nacional do Hidrogênio (PNH2), lançado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) no ano passado.
E o atual ministro do MME, Alexandre Silveira, tem dito que o Brasil entrará na economia do hidrogênio unindo o “excepcional perfil renovável” da matriz nacional com a “gigantesca capacidade de inovação e investimento” da indústria de óleo e gás.
Mais: Fase de projetos-piloto de hidrogênio já passou
Curtas
Ilha de hidrogênio. Um projeto alemão destinado a aumentar a energia limpa para aquecimento doméstico em breve atingirá um marco de 30% de mistura de hidrogênio no gás natural. Ainda está em teste no sudoeste do país, mas a empresa responsável, a Netze BW, espera que seja um modelo para o resto da Alemanha. Reuters
Novos limites de emissões. A Comissão Europeia também propôs hoje (14/2) atualização de metas de emissões de CO2 para novos veículos pesados a partir de 2030. Caminhões, ônibus urbanos e ônibus de longa distância são responsáveis por mais de 6% das emissões totais de gases de efeito estufa (GEE) da UE e mais de 25% das emissões de GEE do transporte rodoviário.
A proposta é aumentar gradualmente o corte de emissões de CO2 em comparação com os níveis de 2019: 45% de redução de emissões a partir de 2030; 65% a partir de 2035; e 90% a partir de 2040.
Tecnologia brasileira para rede de recarga ultrarrápida. O projeto de estações de recargas elétricas, apoiado com recursos da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), chegou à sua segunda fase com o desenvolvimento de estações de maior potência que permitirão recargas ultrarrápidas de múltiplos veículos elétricos simultaneamente.
A iniciativa foi desenvolvida pela WEG para atender empresas frotistas e grandes redes de recarga. São três modelos específicos para atender a diferentes demandas: Wall, para residências e condomínios; Parking, focado em shoppings, estacionamentos e espaços públicos; e Station, destinado a eletropostos em rodovias. A segunda fase prevê a ampliação do modelo Station.
Licitação de tecnologia. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) abriu licitação para contratar empresas para modernização tecnológica do CliqCCEE, o sistema de contabilização e liquidação de todas as operações do mercado. As empresas têm até o dia 17 de fevereiro para manifestar interesse e demonstrar suas qualificações. Informações no site da CCEE
Com informações de epbr
Imagem de GarryKillian no Freepik
Curtas
Ilha de hidrogênio. Um projeto alemão destinado a aumentar a energia limpa para aquecimento doméstico em breve atingirá um marco de 30% de mistura de hidrogênio no gás natural. Ainda está em teste no sudoeste do país, mas a empresa responsável, a Netze BW, espera que seja um modelo para o resto da Alemanha. Reuters
Novos limites de emissões. A Comissão Europeia também propôs hoje (14/2) atualização de metas de emissões de CO2 para novos veículos pesados a partir de 2030. Caminhões, ônibus urbanos e ônibus de longa distância são responsáveis por mais de 6% das emissões totais de gases de efeito estufa (GEE) da UE e mais de 25% das emissões de GEE do transporte rodoviário.
A proposta é aumentar gradualmente o corte de emissões de CO2 em comparação com os níveis de 2019: 45% de redução de emissões a partir de 2030; 65% a partir de 2035; e 90% a partir de 2040.
Tecnologia brasileira para rede de recarga ultrarrápida. O projeto de estações de recargas elétricas, apoiado com recursos da Embrapii (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial), chegou à sua segunda fase com o desenvolvimento de estações de maior potência que permitirão recargas ultrarrápidas de múltiplos veículos elétricos simultaneamente.
A iniciativa foi desenvolvida pela WEG para atender empresas frotistas e grandes redes de recarga. São três modelos específicos para atender a diferentes demandas: Wall, para residências e condomínios; Parking, focado em shoppings, estacionamentos e espaços públicos; e Station, destinado a eletropostos em rodovias. A segunda fase prevê a ampliação do modelo Station.
Licitação de tecnologia. A Câmara de Comercialização de Energia Elétrica (CCEE) abriu licitação para contratar empresas para modernização tecnológica do CliqCCEE, o sistema de contabilização e liquidação de todas as operações do mercado. As empresas têm até o dia 17 de fevereiro para manifestar interesse e demonstrar suas qualificações. Informações no site da CCEE
Com informações de epbr
Imagem de GarryKillian no Freepik
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