MTEC Energia

Túnel de Taguatinga é perfurado

Obra avança e túnel que fará o acesso aos veículos que vão de Ceilândia para Brasília agora está ligado de ponta a ponta Uma das vias do tún...

Obra avança e túnel que fará o acesso aos veículos que vão de Ceilândia para Brasília agora está ligado de ponta a ponta



Uma das vias do túnel de Taguatinga, que vai ligar Ceilândia ao Plano Piloto, teve a etapa de perfuração finalizada nesta sexta-feira (9). Isso significa dizer que as duas pontas do túnel agora estão perfuradas e conectadas. A última etapa desse serviço foi feita com a remoção de aproximadamente 40 metros de terra que separavam as pontas da passagem subterrânea.

Chamado de Túnel Sul ou Túnel II, essa parte da estrutura agora vai para a fase de pavimentação, que receberá concreto rígido até o fim de setembro. Embora haja essa previsão de conclusão do serviço, a instalação de itens de segurança ainda precisa ser feita, como a iluminação e os ventiladores. Vale lembrar que o material retirado da obra é aproveitado na mesma e em outras espalhadas pelo DF. Um exemplo é o aproveitamento de terra na pista do BRT e compactação do solo para a construção do boulevard sobre o túnel.

O outro túnel, chamado de Túnel Norte ou Túnel I, que liga o Plano Piloto até Ceilândia, está em sua penúltima fase de escavação, iniciada no final de agosto.

“Hoje perfuramos o túnel, é mais uma etapa importante da obra sendo vencida e assim caminhamos para a reta final e entrega dessa que é a maior obra viária do Brasil em andamento. Em breve os moradores de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia, Sol Nascente/Pôr do Sol vão poder transitar por essa região”, afirma o governador Ibaneis Rocha.

Quando concluído, o Túnel de Taguatinga vai beneficiar mais de 137 mil motoristas das regiões citadas pelo governador e de outras cidades. Foram investidos mais de R$ 275,7 milhões na obra, destravada pela atual gestão após anos e anos de imbróglio judicial.

O túnel fará uma ligação para motoristas que trafegam no sentido Ceilândia, pela Avenida Elmo Serejo, e oferecerá uma via alternativa pela superfície para o centro de Taguatinga. Isso evitará a retenção de veículos nos semáforos do centro da cidade.

Do outro lado, quem chega à Taguatinga pela EPTG também passará pelo túnel até o início da Via Estádio, saindo logo após o viaduto da Avenida Samdu. Vias marginais darão acesso às avenidas Comercial Sul e Norte e Samdu Sul e Norte.

Além disso, a Avenida Central de Taguatinga vai ganhar um boulevard arborizado, com uma paisagem inteiramente nova para a população, com foco nas pessoas e no comércio





Fotos: Pedro Santana.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário