MTEC Energia

Municípios poderão parcelar dívidas com o INSS até 30 de junho

Medida do Governo Federal oferece até 80% de desconto sob o valor das dívidas e abrange débitos tributários com os servidores municipais Dív...

Medida do Governo Federal oferece até 80% de desconto sob o valor das dívidas e abrange débitos tributários com os servidores municipais




Dívidas municipais, incluindo autarquias e fundações, com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) poderão ser parceladas em até 240 meses e podem ter um desconto de até 80% sobre o principal. A concessão está prevista na Portaria nº 1.308 da Procuradoria Geral da Fazenda Nacional do Ministério da Economia (PGFN/ME), publicada no Diário Oficial da União (DOU), no último dia 15 de fevereiro.

O documento assinado pelo Procurador-Geral Ricardo Soriano de Alencar permite a renegociação dos débitos expirados até outubro de 2021, inscritos na Dívida Ativa da União até a data de adesão, que deve ser feita até o dia 30 de junho.

“As sanções previdenciárias se portam como um grande obstáculo a ser enfrentado nas prefeituras. Com isso, essa medida governamental garante uma maior segurança ao funcionalismo e, consequentemente, a todos os gestores municipais”, afirma a especialista em contabilidade e direito tributário, Alessandra Neiva Amorim.

Arrecadação

A norma prevê ainda que os débitos e as obrigações tributárias para com os servidores, como o 13º salário, também poderão entrar no parcelamento excepcional. O Governo Federal espera que a medida atenda aproximadamente 3 mil municípios e que mais de R$ 30 bilhões em dívidas sejam arrecadados com a negociação.

De acordo com o dispositivo, todos os municípios inscritos terão 25% de desconto nos honorários advocatícios, 80% de desconto nos juros de mora e 40% de desconto nos encargos legais e nas multas de ofício, de mora ou isoladas.

Para Alessandra Amorim, o parcelamento das dívidas é essencial para dar fôlego aos empresários. “Além de aquecer a economia, tal medida pode ser benéfica para as gestões que desejam investir mais na infraestrutura e em outras medidas para o bem-estar social”, conclui.

O parcelamento excepcional de débitos previdenciários dos municípios está previsto nos artigos 116 e 117 do Ato das Disposições Constitucionais Transitórias, com redação dada pela Emenda Constitucional nº 113, de 8 de dezembro de 2021, e regulamentado pela Portaria 1.308 da PGFN/ME.

Sobre a Controller - Atuando há mais de duas décadas na capital brasileira, a Controller Assessoria Contábil oferece serviços de maneira responsável e transparente nas áreas de consultoria, contabilidade e planejamento tributário. Com uma ampla equipe de especialistas, a empresa é um dos destaques no ramo brasiliense.

SERVIÇO

Controller Assessoria Contábil
Site: controllercontabil.com.br
Endereço: SPLM Conjunto 09 - LOTE 17 - NÚCLEO BANDEIRANTES, Brasília - DF

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário