MTEC Energia

Lula e Dilma executaram 88% das obras de transposição do Rio São Francisco; Bolsonaro, apenas 7%

As obras de transposição do Rio São Francisco atravessaram quatro governos, sendo que Temer e Bolsonaro foram responsáveis por apenas 12% Um...

Trecho de obra de transposição do Rio São Francisco. Foto: Divulgação/Governo Federal

As obras de transposição do Rio São Francisco atravessaram quatro governos, sendo que Temer e Bolsonaro foram responsáveis por apenas 12%


Um texto publicado em 11 de fevereiro de 2022 no site oficial do ex-presidente Lula acusa Jair Bolsonaro de tentar “se apropriar” da autoria das obras da transposição do Rio São Francisco. Os governos Dilma e Lula foram responsáveis por executar 88% das obras. O governo Michel Temer deu andamento a apenas 5% do projeto, enquanto Bolsonaro, em seus quase quatro anos de mandato, teria concluído 7%.

A transposição do São Francisco, que vai garantir acesso à água a mais de 12 milhões de pessoas em 390 municípios dos estados de Pernambuco, Paraíba, Rio Grande do Norte e Ceará, fora iniciada no governo Lula, há 13 anos.

Quando Bolsonaro assumiu o seu mandato, em 2018, a obra estava 90% pronta. “Bolsonaro só aparecer para tirar a foto”, diz o site de Lula.

Em 2017, Lula e Dilma inauguraram juntos o Eixo Leste da obra, em Monteiro, na Paraíba. Em fevereiro de 2022, Bolsonaro fez a entrega de parte do Eixo Norte. O projeto ainda tem etapas a serem realizadas, como a construção de um ramal que deverá levar água à região Oeste potiguar, frisou reportagem do G1.

Leia também:

Ao todo, a transposição já teria custado cerca de R$ 14 bilhões. O governo Bolsonaro afirma que R$ 3,5 bilhões – cerca de 25% do total – foram injetados a partir de 2019.

Segundo o site oficial de Lula, assim como Bolsonaro, “Temer, em 2017, tentou sequestrar a autoria do projeto quando inaugurou uma obra incompleta e sem nenhuma grandeza política, mesmo tendo executado apenas 5% do trabalho.”

GAFE DE BOLSONARO

Ainda de acordo com o portal, a entrega da transposição do rio ao Rio Grande do Norte ainda conteve uma gafe. “Faltou a água! Erro de cálculo e desconhecimento do Rio Piranhas por parte da equipe do governo federal, fizeram com que a água não chegasse a tempo ao território do estado onde se encontrava a comitiva presidencial. Bolsonaro inaugurou obra com água de chuva!” Com informações de GGN.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário