MTEC Energia

Live Amor Cantado faz alerta sobre a conscientização e prevenção à surdez

Ainda no hospital, os profissionais de saúde realizam o teste da orelhinha nos recém-nascidos para verificar audição Manter a saúde auditiva...

Ainda no hospital, os profissionais de saúde realizam o teste da orelhinha nos recém-nascidos para verificar audição

Manter a saúde auditiva é muito importante para crianças, jovens, adultos e idosos e neste 10 de novembro, Dia Nacional de Prevenção e Combate à Surdez, os hospitais do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento – IMED – no interior de Goiás se unem à campanha sobre a conscientização e prevenção da surdez.

Política de saúde pública, a triagem neonatal auditiva, mais conhecida como “teste da orelhinha”, é realizada pelos profissionais de saúde nos recém-nascidos ainda nas maternidades dos Hospital Estadual de Formosa (HEF) e Hospital Estadual de São Luís dos Montes Belos (HESLMB), unidades geridas pelo IMED. O exame ajuda a descobrir se o bebezinho tem a audição saudável.

A deficiência auditiva, que atinge cerca de 10 milhões de pessoas no Brasil, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), pode ocorrer por condução: imobilização de ossos do ouvido, infecções ou até mesmo acúmulo de cera de ouvido, ou ainda como surdez de cóclea: causada por viroses, propensão genética, exposição a ruídos de alta intensidade e uso de medicamentos e drogas prejudiciais ao aparelho auditivo como antibióticos tóxicos.

Procure o serviço de saúde para acompanhar possíveis perdas auditivas. A prevenção à surdez passa por medidas como a redução de ruídos, opção pelo volume mais baixo em aparelhos sonoros e fones de ouvido, cuidado com objetos pontiagudos e quaisquer outras coisas que possam ser inseridas no canal auditivo. Os tratamentos disponíveis utilizam medicamentos, cirurgias e uso de aparelho, dependendo de cada caso e da recomendação clínica.

“É importante cuidarmos da saúde auditiva desde cedo, por isso é fundamental a aplicação do teste da orelhinha nos recém-nascidos ainda no hospital. É uma medida simples e que pode fazer a diferença na vida da criança”, afirma o diretor do IMED, Getro de Oliveira Pádua.

A “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical –, é transmitida para o HEF, HESLMB, Hospital Estadual de Luziânia (HEL) e Hospital Estadual de Trindade (Hetrin) e também para todos os expectadores pelo Youtube. “Temos de estar atentos aos sinais de problemas auditivos e buscar ajuda médica se isso acontecer” disse Hercílio Ramos, engenheiro e cantor voluntário do projeto Amor Cantado.

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário