MTEC Energia

Moradores de condomínios verticais tendem mais a separar o lixo para coleta seletiva

Informação está em pesquisa da Codeplan divulgada na manhã desta quarta (15). Levantamento ouviu 1.933 brasilienses Pessoas que moram em apa...

Informação está em pesquisa da Codeplan divulgada na manhã desta quarta (15). Levantamento ouviu 1.933 brasilienses

Resultado de imagem para separe o lixo em seu condominio
Pessoas que moram em apartamentos têm maior probabilidade de separar o lixo, seguidos por aquelas que residem em casa e, por último, casa em condomínio. As informações constam da pesquisa Coleta seletiva no Distrito Federal: percepções e avaliações dos cidadãos, divulgada nesta quarta-feira (15) pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan) e pelo Serviço de Limpeza Urbana (SLU).

O objetivo foi avaliar os padrões de comportamento associados à coleta seletiva, para aprimorar a prestação de serviços. O levantamento diz ainda que mulheres tendem mais a declarar que fazem a separação. Foram entrevistados por telefone 1.933 cidadãos do Distrito Federal acima de 18 anos, na maioria das regiões administrativas. Desses, 59,1% responderam que selecionam o lixo em casa para reciclagem.

Os porcentuais variam quando o recorte leva em consideração o tipo de coleta — se é feita por empresa, cooperativa ou se a região não é atendida pelo serviço. Aqueles que têm os resíduos coletados por empresas separam 68,1%; e os atendidos por cooperativas, 48,9%. Entre os que não contam com o serviço, 50,6% disseram fazer a separação.

Entre os tipos de materiais separados destacam-se plásticos, garrafas PET e papel. “Com a inauguração do Aterro Sanitário de Brasília, estamos depositando lá só os rejeitos, e, para fazer um bom planejamento da coleta seletiva, é importante que a gente conheça em detalhes o que está ocorrendo hoje para aperfeiçoar o serviço”, avaliou a diretora-presidente do SLU, Kátia Campos.
Avaliação da coleta seletiva no DF

Na avaliação geral, 49,8% dos entrevistados consideraram a coleta seletiva no DF boa; 17%, ótima; 25,3%, regular; 4,9%, ruim; e 3%, péssima. Em questão aberta, os principais entraves descritos são: desconhecimento sobre os dias da coleta, dúvidas na hora de separar o lixo e, por parte dos catadores, falta de cumprimento dos horários.


Para a pesquisa, foi selecionada uma amostra de 12.011 registros, do cadastro de habilitados do Departamento de Trânsito (Detran-DF). Desse total, 4.333 ligações foram completadas e, desse número, 1.933 aceitaram participar. As entrevistas ocorreram de 1º a 7 de dezembro de 2016.

COMENTÁRIOS

Adasa - Campanha Estiagem 2025

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário