MTEC Energia

Cai influência do horário eleitoral no voto

Aguardado por candidatos e marqueteiros como o marco para o início - de fato - da campanha, o horário eleitoral gratuito nas TVs começa a co...

Aguardado por candidatos e marqueteiros como o marco para o início - de fato - da campanha, o horário eleitoral gratuito nas TVs começa a confirmar a teoria de que terá menos audiência e importância na decisão de voto em 2014. Parte dos telespectadores tem migrado para os canais fechados de TV, que não exibem a programação. A expectativa de convergência com as mídias sociais, por meio do uso da chamada segunda tela - quando o espectador simultaneamente acompanha a programação e faz comentários nas redes sociais -também não se confirmou.

Em pesquisa realizada pelo instituto MDA a pedido da Confederação Nacional do Transporte (CNT), apenas 11,5% dos entrevistados disseram que a propaganda eleitoral na TV e no rádio o fez ficar em dúvida sobre em qual candidato votar. Dados da audiência da TV Globo em São Paulo conseguidos pelo Valor mostram que a audiência no canal chega a cair mais de 20% quando a propaganda eleitoral gratuita começa, depois do Jornal Nacional. No mesmo horário, a audiência dos canais fechados sobe mais de 60% e o número de TVs ligadas cai 5%, o que mostra que há migração também de outros canais para a TV fechada. A audiência praticamente dobra quando retorna a programação normal da emissora, com a exibição da novela das 21h.

A proposta de marqueteiros de ampliar a integração com as redes sociais, por meio da estratégia conhecida como segunda tela, também é restrita. Nesta quarta, nenhum dos candidatos ao governo do Rio de Janeiro, por exemplo, fez qualquer menção aos canais no Facebook, Twitter e You tube. Não houve também nenhuma tentativa de interação com o eleitor. Prevaleceu o formato tradicional, com promessas, apresentação da biografia dos candidatos e críticas ao governo por parte dos candidatos de oposição.

Luciana Salgado, especialista em marketing digital para campanhas eleitorais da Fundação Getúlio Vargas (FGV), que atua na campanha da candidata Ana Amélia, no Rio Grande do Sul, diz que os candidatos estão em vários canais na web e os programas são divulgados na rede também, mas iniciativas de mobilização ainda são raras.

"A gente coloca o programa nas redes sociais porque hoje está todo mundo conectado. Às vezes, as pessoas nem ligam a TV, mas assistem os programas. As estratégias ainda são muito independentes", diz, frisando que, nas equipes de campanha, a primazia ainda é dos estrategistas de TV.

Uma exceção foi o debate entre presidenciáveis da Band que alcançou forte repercussão nas redes sociais, com os internautas comentando o debate durante a exibição. De acordo com a emissora, a iniciativa alcançou 10% de share (participação entre os televisores ligados) com 5 pontos de média, e pico de 7 pontos. Foi o terceiro lugar na audiência do horário na noite de terça-feira. De acordo com a previa do Ibope, o encontro foi ainda vice-líder por 30 minutos.

Para a analista, o mais comum é o próprio eleitor recorrer ao Google ou às redes sociais para conhecer melhor um candidato que vê na TV, o que pode ajudar os candidatos com menos tempo, principalmente para os cargos proporcionais. "Ele dá um Google e sabe tudo o que a pessoa já fez ou disse", resume, reconhecendo que, mesmo assim, os candidatos não se preocupam em divulgar seus canais oficiais na internet.

De acordo com a pesquisa do instituto MDA, feita no terceiro dia do horário eleitoral, 51,2% da população pretende acompanhar a propaganda eleitoral "de vez em quando". Apenas 12,2% disseram que vão assistir todos os dias, e 35,6% afirmaram que não tem interesse em assistir a propaganda.

Mesmo assim, 41,5% disseram que os programas eleitorais não influenciaram na sua decisão, e 40,5% afirmaram que reforçou a decisão sobre votar no candidato já escolhido.

Dos 39% que disseram ter assistido ou ouvido o horário eleitoral na TV e rádio, 32,3% acharam que o candidato que se saiu melhor foi a presidente Dilma Rousseff (PT). Para 19,4%, quem foi melhor foi Marina Silva (PSB), e 18,1% apontaram Aécio Neves (PSDB) como o candidato com a melhor propaganda. O pastor Everaldo (PSC) foi lembrado por 2,1% dos entrevistados.

As redes sociais podem ter influência na decisão de voto de apenas 7% dos entrevistados. Isso pode ser explicado pela falta de confiança dos eleitores em relação as redes sociais: 73,8% afirmaram que não confiam na veracidade das informações recebidas por este meio, enquanto 23 % disseram confiar.

Essa é a primeira edição da pesquisa CNT/MDA realizada após a morte de Eduardo Campos, que era candidato da chapa liderada pelo PSB e morreu num acidente de avião no dia 13. Foram entrevistadas 2.002 pessoas, em 137 municípios, entre os dias 21 e 24 de agosto de 2014. A margem de erro é de 2,2 pontospercentuais.


Fonte: Valor

COMENTAR

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Nome

#Corridadereis,1,#DeputadoFederalJulioCesar,2,#DER,1,#FauziNacfur,1,#Juliocesar,1,#SEL-DF,1,abnt,25,Ação social,21,acessibilidade,4,acidente de trabalho,4,Acolhimento,1,administração,18,Aerolula,1,agricultura,15,agro,128,agroindústria,2,agronegócio,31,água,28,águas claras,1,Aldo Rebelo,1,alianças,1,alimentação,11,Ambulatório,1,Amor Cantado,1,aneel,5,animais,18,Aniversário,4,antissocial,3,anvisa,1,aposentdos,1,aposta,3,ar condicionado,15,Arlete Sampaio,1,arquitetura,17,Arruda,1,arte,12,artigo,39,Assistência social,5,ASSOCIE-SE,14,assosindicos,147,atacarejo,1,ateu,2,ativismo,9,ATUALIDADE POLÍTICA,687,automobilsmo,4,aviação,5,Banco Regional de Brasília,5,BCB,2,beleza,1,biocombustíveis,7,biscoito,1,bolacha,1,Bolsa Família,1,Brasil,24,Brasília,39,BRB,25,brics,5,caesb,11,café,3,câmeras,2,CAMPANHA DO AGASALHO,1,campanha eleitoral,19,Canadá,1,câncer,13,candidatura,5,Carnaval,19,carne suína,1,carreira,17,carros elétricos,3,carteira,2,cartilha,2,Casa Civil,1,cassação,1,católica,1,CCBC,1,CEB,8,Ceilândia,2,celular,6,censura,2,Centro Administrativo,1,charge,2,chocolate,1,Churrasco,2,cidadania,94,Cidades,105,ciência,8,cinema,14,CLDF,61,clima,21,codhab,4,Código de Edificações,4,código de posturas,1,Collor,1,combate à dengue,29,combate ao câncer de próstata,5,combustíveis,14,comemoração,11,comércio,13,Companhia Energética de Brasília,6,Comper,4,comportamento,21,comunicação,4,comunidade,2,comunismo,4,conciliacao,4,concurso,20,condomínio,72,condomínios,13,conic,1,conselho profissional,18,construção civil,36,construtoras,5,consulta pública,10,consumidor,24,consumo,10,conta,8,contribuição sindical,6,convênio,3,CONVITE,32,cop28,6,copa2014,1,corpus Christi,1,Correio Braziliense,1,corrida eleitoral,33,corrupção,39,CPI,1,crianças em casa,6,Criptoativos,1,crise,16,crise hídrica,11,Cuidar e Amparar,1,culinária,1,cultura,101,curso superior,3,cursos,27,data comemorativa,30,debate,3,Defesa,8,democracia,5,dengue,10,Deputado Distrital,12,Deputado Federal,16,DER-DF,4,Desenvolvimento Pessoal,2,desmatamento,4,despesas,1,Detran,36,DFTrans,6,Dia do micro e pequeno empresário,1,dia do síndico,5,Dia dos Namorados,5,dia mundial da água,2,Diálogos com a Juventude,1,dicas,2,Dilma,5,dinheiro,15,diploma,1,direita,2,direito,61,Direito do Consumidor,4,Direitos Humanos,6,Distrito Federal,46,ditadura militar,4,dívidas,17,documento,5,Dona Sarah Kubitschek,1,drogas,3,ecologia,7,economia,318,economistas,2,Edital,6,EDITAL DE CONVOCAÇÃO,2,Eduardo Campos,1,educação,220,eleições,169,Eleições 2022,143,eleitor,12,eletricidade,11,elevadores,7,Embaixadas,5,empreendedorismo,46,empreender,13,empregado,10,empregos,50,empresas,82,energia,77,engenharia,111,EnSínAC,14,ENTENDER CONDOMÍNIO,2,entorno,32,entretenimento,29,Escola de Síndicos,33,ESG,1,ESPECIAL,1,espionagem,1,esporte,58,estatuto,2,estilo de vida,3,estradas,5,Estudar no Exterior,2,evasão de divisas,1,evento,128,Eventos,9,exercícios,3,exportação,8,falecimento,3,família,1,Fan Fest,1,Faz Aniversário,1,Fé,2,feminismo,1,FENACOM,1,feriados,2,Fernando Henrique Cardoso,1,festas juninas,2,FHC,2,FIEG,16,FIFA,1,fim de ano,7,fim de semana,1,finanças,31,finanças pessoais,60,Fipecafi,1,fogo,1,fort atacadista,2,frente parlamentar,1,futebol,13,Galeteria Beira Lago,1,gás,11,gastronomia,51,GDF,221,geologia,1,Geriatria,1,Gerontologia,1,gestão condominial,6,Goiás,289,golpe,21,golpismo,8,Governador,51,Governo,104,greve,4,Grupo Pereira,1,guerra,16,habitação,48,HEF,2,HEL,1,HESLMB,1,Hetrin,1,homenagem,5,HSBC,1,humor,2,IBGE,3,IBRAM,3,Idoso,5,IFG,1,igreja,2,IMED,2,imoveis,5,imóveis,80,impeachment,4,impostos,72,inadimplência,6,incc,1,incêndio,12,indígena,1,indústria,52,inelegibilidade,3,Informação,28,informática,1,ingressos,1,inovação,52,INSCRIÇÃO AQUI,1,inspeção,1,inspeção predial,5,INSS,1,internacional,26,internet,66,inverno,1,iptu,1,ipva,7,itormann,1,Joaquim Barbosa,1,Jornalismo,82,Juarezão,1,justiça,135,juventude,4,Lançamento,1,lazer,31,Legislação,4,lei,14,LGPD,6,licitação,4,livro,13,loteria,1,Lúcia Amorim de Brito,1,Lula,18,machismo,1,manifestação,1,manutenção,10,Maranhão,1,Márcio Antonelo,1,Marconi Perillo,1,marketing,6,material de construção,1,MCB,101,MCIT,2,MCTI,2,medicina,14,MEI,1,meio-ambiente,39,melhor idade,1,mensalão do DEM,1,mercado,49,mercosul,2,mesa do Natal,1,meteorologia,2,microgeração,8,Microsoft,1,mídia,12,militar,7,Minas Gerais,3,mineração,8,ministério,6,Ministério Publico,4,Miriam Belchior,1,Mobilidade,10,mobilidade urbana,24,moda,6,Monitoramento,2,mst,2,Mulheres,67,Mulheres na Política,10,multa,5,mundo,133,Mundo dos Filtros,1,município,12,Natal,12,Natal do Milhão,1,Negócios,14,Neoenergia,6,neurociência,2,neuromarketing,2,Nobratta,1,normas,12,NOTICIAS,1060,notificação,1,novacap,2,Novembro Azul,1,nutrição,1,obras,92,ocupe o centro,1,opinião,130,Oportunidade,3,orçamento,9,ORDEM DE SERVIÇO,1,Pacto por Brasília,1,pandemia,78,Parceiro do Ano,1,Parque da Cidade,5,Partidos Políticos,50,Paulo Dubois,2,Paulo Octávio,1,Paulo Roque,4,PCdoB,2,PDSK,4,Perpétua Almeida,1,Perse,1,perseguidos políticos,1,pesca,5,pesquisa,19,petrobras,9,petróleo,16,PL,25,playground,2,pmdb,1,podcast,1,polícia,56,Política,287,população,1,Porto Alegre,2,postos de saúde,15,prefeito,5,prefeitura,9,Premiação,16,presidência da república,10,presidenta,1,presidente,21,previdência,1,privatização,1,Procon,1,profissional,27,profissões,8,Projeto de Lei,71,pronunciamento,2,propaganda política,5,propina,1,Prosperi,1,PSD,1,PSDB,6,pt,2,qualificação,29,reforma,7,reforma agrária,1,reforma política,10,reforma tributária,25,reformas,8,registro,4,regras de convivência,13,relacionamento,5,religião,16,revitalização,1,Ricardo Izar,1,Ricardo Lustosa,1,rio,25,Rio de Janeiro,1,Roberto Santiago,1,rock,2,rodovias,2,Rondônia,1,Rousseff,2,Sandra Faraj,1,saneamento,3,São Paulo,14,Sarah Kubitscheck,1,saúde,430,sedhab,2,segeth,1,segurança,103,seguro,8,selo de qualidade,2,senado federal,20,serviço social,6,serviços técnicos,10,servidor público,4,sesc,3,setor elétrico,20,setor energético,19,setor produtivo,24,sia / guará,14,sindicatos,17,síndico,125,síndicos,7,SLU,5,smartphone,3,socialismo,1,solar,8,Solidariedade,11,sonegação,7,sorteio de casas,1,STF,17,subsíndico,1,Supermercados,1,Supremo,2,sustentabilidade,59,tarifas,22,taxa,8,Teams Ideas,1,técnico,16,técnicos industriais,6,tecnologia,132,telecomunicação,11,tempo,12,tendência política,79,Terceira Idade,1,trabalhador,71,Trabalho,19,transito,5,trânsito,31,transporte,4,transporte coletivo,40,transportes,27,Trocando ideias entre Síndicos,2,TSE,54,turismo,46,TV,8,UDN,1,Universidades,1,utilidade pública,6,Utilidades de casa,1,vacina,21,Vai dar Roque,1,Valparaíso de Goiás,12,Vida de Solteiro,1,Vida longa,1,video,14,vinho,2,vistoria,1,Viver no Exterior,1,votação,3,WhatsApp,4,zelador,1,
ltr
item
Atualidade Política: Cai influência do horário eleitoral no voto
Cai influência do horário eleitoral no voto
http://lh6.ggpht.com/-1IxDUqIIT54/U_9WbHtKyfI/AAAAAAAAO84/mo-wX2N0h2w/s640/o_horario_eleitoral_gratuito_no_radio_e_tv_comeca_nesta_terca-feira_19.jpg
http://lh6.ggpht.com/-1IxDUqIIT54/U_9WbHtKyfI/AAAAAAAAO84/mo-wX2N0h2w/s72-c/o_horario_eleitoral_gratuito_no_radio_e_tv_comeca_nesta_terca-feira_19.jpg
Atualidade Política
http://www.atualidadepolitica.com.br/2014/08/cai-influencia-do-horario-eleitoral-no.html
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/
http://www.atualidadepolitica.com.br/2014/08/cai-influencia-do-horario-eleitoral-no.html
true
440335298870425399
UTF-8
Carregar todos Post não encontrado Ver todos Ler mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. POSTS Ver tudo Relacionadas Tópico Arquivo BUSCAR Todos Nenhuma resposta para a busca Início Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora há 1 minuto há $$1$$ minutos há 1 hora há $$1$$ horas Ontem há $$1$$ dias há $$1$$ semanas há mais de 5 semanas Seguidores Seguir CONTEÚDO EXLUSIVO - COMPARTILHE PARA ACESSAR 1º Compartilhe em suas redes sociais para liberar 2º Clique no link compartilhado em sua rede social Copiar tudo Selecionar tudo Todos códigos copiados Códigos/textos não copiados, pressione [CTRL]+[C] (ou CMD+C no Mac) para copiar Sumário