MTEC Energia

PR fecha apoio a Padilha, mas abre crise com PCdoB

Padilha e Tiririca: acordo deve valer apenas para eleição majoritária Depois de ensaiar um acordo com o PSDB, o PR oficializou ontem ...

Padilha e Tiririca: acordo
deve valer apenas para
eleição majoritária
Depois de ensaiar um acordo com o PSDB, o PR oficializou ontem o apoio à candidatura de Alexandre Padilha (PT) ao governo de São Paulo. Em troca da aliança, o partido vai indicar o presidente do diretório estadual, Tadeu Candelária, como primeiro suplente do senador Eduardo Suplicy (PT), candidato à reeleição em outubro. A negociação, no entanto, frustrou os planos do PCdoB, que contava com a vaga depois que ela foi oferecida ao partido pelo próprio Suplicy no mês passado. Tradicional aliado dos petistas, o PCdoB ameaça agora romper com Padilha para apoiar Paulo Skaf (PMDB) na disputa ao Palácio dos Bandeirantes.

Vereador Orlando Silva (PCdoB)
Para resolver o impasse, os dois aliados se reuniram na tarde de ontem na capital paulista. A cúpula do PCdoB cobra um espaço na chapa majoritária, seja a vice ou a vaga de primeiro suplente do senador petista. Uma terceira opção seria desmembrar as candidaturas ao Senado na coligação de Padilha. A decisão deve ser anunciada até segunda-feira, prazo final para formalização das chapas. "Se não houver acordo, vamos buscar um novo caminho. Essa possibilidade já foi aberta pelo Skaf. O importante para nós, acima de tudo, é estarmos com partidos da base da presidente Dilma [Rousseff]", afirmou o vereador Orlando Silva, presidente do diretório paulista do PCdoB.

A indicação do vice, contudo, está sendo negociada por PT e PR depois de ter sido oferecida ao PSD, do ex-prefeito Gilberto Kassab, que está dividido entre apoiar PSDB ou PMDB ou lançar candidato próprio. O deputado federal Milton Monti e o médico Cláudio Lottenberg, presidente do Hospital Albert Einstein, são os nomes do PR mais cotados para ocupar a vice de Padilha. O candidato petista desconversou ontem ao ser questionado sobre a formação da chapa. "Isso aí é igual Copa do Mundo. A escalação completa do time só sai uma hora antes do jogo", afirmou. O apoio do PR assegura ao PT, aproximadamente, 1min20s na propaganda eleitoral gratuita. Assim, como as coligações anunciadas, inclusive do PCdoB, Padilha teria cerca de 6min20s no tempo de rádio e TV.

Apesar da aliança na disputa majoritária, os dois partidos não devem se aliar em uma coligação proporcional, como ocorreu em 2010. Nos bastidores, os dirigentes do PR avaliam que o acordo firmado na última eleição beneficiou apenas os petistas. O humorista Tiririca (PR-SP), por exemplo, recebeu 1,3 milhão de votos e ajudou a eleger três candidatos que faziam parte de sua coligação, entre eles, Vanderlei Siraque (PT). A votação expressiva não ajudou a eleger nenhum candidato do PR.

Durante o anúncio de apoio, os dirigentes do PT e do PR procuraram ressaltar a história de alianças entre os dois partidos a partir de 2002, quando José Alencar, morto em 2011, foi escolhido como vice do então candidato à Presidência Luiz Inácio Lula da Silva (PT). À época, o partido chamava-se PL. Lideranças do PR também minimizaram as pesquisas de intenção de voto, que apontam Padilha com 3% e 4% das intenções de voto, e aproveitaram para alfinetar o PSDB. "Tenho certeza que venceremos em São Paulo depois de tanto tempo de PSDB. Vamos quebrar o bico desses tucanos", disse o senador Antonio Carlos Rodrigues (PR), que chegou ao Congresso como suplente Marta Suplicy, hoje ministra da Cultura.

Fonte: Valor

COMENTÁRIOS

CANAÃ TELECOM

TÉCNICO INDUSTRIAL$type=complex$count=8$l=0$cm=0$rm=0$d=0$host=https://www.etormann.tk

Carregar todos os posts Nenhum post encontrado Ver Tudo Mais Responder Cancelar resposta Deletar Por Início Pág. Posts Ver mais Relacionadas Marcador Arquivo BUSCAR Tudo Sua busca não encontrou nada Voltar Domingo Segunda Terça Quarta Quinta Sexta Sábado Dom Seg Ter Qua Qui Sex Sáb Janeiro Fevereiro Março Abril Maio Junho Julho Agosto Setembro Outubro Novembro Dezembro Jan Fev Mar Abr Maio Jun Jul Ago Set Out Nov Dez agora Há 1 minuto Há $$1$$ minutos Há 1 hora Há $$1$$ horas Ontem Há $$1$$ dia Há $$1$$ Semanas Há mais de 5 semanas Seguidores Seguir Este conteúdo está bloqueado Passo 1: Compartilhe em sua rede social Passo 2: Clique no link compartilhado para retornar Copiar todo o código Selecionar todo o código All codes were copied to your clipboard Can not copy the codes / texts, please press [CTRL]+[C] (or CMD+C with Mac) to copy Súmário